TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Fotovoltaico

Por:   •  16/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 4

1 Introdução

O consumo de energia elétrica deve ser levado em consideração nas despesas das famílias e principalmente das empresas. Atualmente, a energia fornecida pelas concessionárias tem custo elevado, e por isso temos que pensar em formas eficientes de usá-la, aproveitando-a ao máximo. Diante disso surgem as propostas de implantação de ações de Eficiência Energética.

Este trabalho apresentará medidas e propostas para o melhor uso da energia, com o intuito de redução de consumo e também apontará as vantagens da instalação de um Sistema de Energia Solar Fotovoltaica.

O Sistema Fotovoltaico recebe a luz solar e essa luz é convertida em energia, através de semicondutores, abrigados nas células fotovoltaicas. Essas células por sua vez, constituem os módulos fotovoltaicos e um conjunto desses módulos formam um painel fotovoltaico. Esse painel, incidente à luz solar, é capaz de produzir uma corrente de elétrons e a partir daí se obterá energia elétrica fotovoltaica. Essa energia se transforma em energia utilizável, através de um inversor, e pode ser utilizada em casas ou empresas. A energia do inversor, vai para o quadro de energia, e é distribuída para o estabelecimento.

É nesse momento que deixa de utilizar a energia fornecida pela concessionária e utilizamos a energia gerada pelo sistema, trazendo assim a redução real da conta de energia. A energia gerada é utilizada por todos os equipamentos elétricos conectados ao sistema, e a energia que não se utilizou volta para a rede e é devolvida ao consumidor em forma de créditos, para que se utilize em outros momentos.

Esse modelo de geração de energia tem infinitas vantagens, algumas muito pontuais para o estudo, como: Ser uma fonte de energia renovável e inesgotável, reduzir o valor da conta de luz, proteger-se contra os aumentos na conta de energia, instalação simples e rápida, baixa necessidade de manutenção e se tratar de tecnologia de ponta em sustentabilidade.

O Estudo apontado no trabalho será realizado em uma Empresa do setor alimentício, localizada na Cidade de Montes Claros – MG. Está localizada no Norte do estado e tem grande incidência de Sol, matéria prima de extrema importância no sucesso desse projeto. A cidade tem médias altas de temperatura e longos períodos de seca.

Será realizado um estudo de utilização de energia elétrica na empresa, e medidas de Eficiência Energética serão propostas. Com o intuito de redução significativa de consumo de energia elétrica fornecida pela concessionária, será analisado a viabilidade da instalação do Sistema de Energia Solar Fotovoltaica.

O dimensionamento do sistema será baseado no consumo de energia atual da empresa e utilizar dados de irradiação solar do INPE (Instituto Nacional de Pesquisa Espacial). O estudo terá como base análises dos consumos individuais dos equipamentos elétricos, planilhas de consumo mensal, análise dos custos da energia utilizada, e cálculos realizados através de softwares relacionados à proposta.

Com base nos resultados alcançados, as ações apresentadas nesse estudo serão propostas à empresa para serem colocadas em prática.

1.1        Contexto do problema

A geração da energia elétrica tem se tornado um tema cada vez mais importante para o mundo, principalmente para os grandes centros urbanos. Para grandes empresas e indústrias a segurança no abastecimento energético é um fator determinante para a estruturação e funcionamento de suas densas relações econômicas e sociais, com isso a possibilidade de desenvolver e aproveitar uma rede própria de  fornecimento de energia elétrica poderá garantir maior segurança e autonomia com menor dano ambiental e custo baixo.

A energia fotovoltaica surge, assim, não apenas como avanço tecnológico, mas como real possibilidade de suprir parte da demanda de energia elétrica necessária para o consumo.

Estudos realizados apontam que devido aos excelentes resultados na instalação do sistema  fotovoltaico , estes são boa escolha de tecnologia a ser utilizada em regiões de clima quente, sendo bastante útil a empresa objeto de estudo, pois a mesma está localizada na cidade de Montes Claros MG (cidade de clima quente), terá bom aproveitamento pelo fato da empresa ser pequena, pois serão utilizados poucas placas, tornando a implantação com custo baixo, e da empresa possuir muitos equipamentos  elétricos, onde essa energia captada pelas placas fotovoltaicas será distribuída a todos estes equipamentos possibilitando a empresa uma significativa redução na conta de energia elétrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com