TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Fotovoltaíco

Monografias: Sistema Fotovoltaíco. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  1.062 Palavras (5 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 5

VIABILIDADE DA GERAÇÃO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA EM EDIFICAÇÕES HABITACIONAIS COM SISTEMAS CONECTADOS À REDE DE DISTRIBUIÇÃO NO MUNICÍPIO DE PALMAS-TO

Palmas/TO

04/2014

Marcelo Paulino Galhardo

VIABILIDADE DA GERAÇÃO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA EM EDIFICAÇÕES HABITACIONAIS COM SISTEMAS CONECTADOS À REDE DE DISTRIBUIÇÃO NO MUNICÍPIO DE PALMAS-TO

Projeto apresentado como requisito parcial da disciplina Instrumentalização Científica do curso de Engenharia Civil, orientado pela Professora Conceição.

Palmas/TO

04/2014

Sumário

• INTRODUÇÃO

A radiação solar representa uma fonte praticamente inesgotável de energia. Anualmente, o planeta Terra recebe cerca de 1,5 x 1018 kWh de energia solar, o que representa mais de 10.000 vezes o consumo mundial de energia no mesmo período.

Este fato indica que a energia solar tem grande potencial de exploração, sendo que, uma das possíveis formas de aproveitamento dessa energia é a conversão em eletricidade, que ocorre através de dispositivos fotovoltaicos (PRADO JÚNIOR, 2004).

Somando-se a isso, a energia gerada por hidroelétricas gera um alto custo de instalação, pois alaga uma enorme área, isso é, faz necessário a desapropriação de muitas famílias e animais que se localizam nas proximidades. As plantas que ficam submersas pela água, além de morrerem produzem um gás no processo de decomposição que favorece no aumento do efeito estufa.

No entanto o sistema fotovoltaico ainda é pouco utilizado devido a o seu alto custo de implantação.

Nesse tipo de dispositivo não são utilizados elementos para armazenamento da energia. Basicamente, a edificação funciona como micro-geradora, e todo excedente de energia produzida é depositada na rede da concessionária, sendo o pagamento feito através de descontos na conta de energia elétrica. Com isso a concessionária repassa a energia produzida pelo sistema integrado a outros consumidores reutilizando a mesma, isso faz com que diminua o consumo da energia produzida pelas hidroelétricas.

• OBJETIVOS

• Objetivos Gerais

- Verificar a viabilidade econômica do sistema de geração fotovoltaica conectado à rede de distribuição em unidades habitacionais para diversas faixas de consumo.

• Objetivos Específicos

- Obter o custo de implantação do sistema conectado à rede para diversas faixas de consumo;

- Verificar a redução do consumo da consumo previsto e seu impacto financeiro;

- Estimar o tempo médio de retorno da implantação do sistema solar fotovoltaico para diversas faixas de consumo.

• Justificativa

No Tocantins, a energia elétrica é uma das mais caras do Brasil. Somando-se a esse fato, devido à sua localização, temos um grande nível de radiação solar. Sabe-se também que, geralmente, o sistema se paga em um intervalo de 10 a 20 anos, e que a partir disso, a energia gerada passa a ser considerada como ganho financeiro. Apesar dessa realidade, a energia solar ainda é pouco utilizada, principalmente devido ao seu alto custo de implantação.

Por isso, torna-se interessante determinar o tempo de retorno financeiro da implantação desse tipo de sistema, a fim de se comprovar a sua economicidadee incentivar o aproveitamento do potencial energético que o Sol tem a fornecer.

• Problema

Em quanto tempo, a partir da implantação, tem-se o retorno financeiro no sistema de geração fotovoltaica em unidades habitacionais, no Município de Palmas – TO?

• Hipótese

Diante das possibilidades, levantou-se as seguintes hipóteses:

- A utilização do sistema é inviável economicamente para uso residencial, pois durante a sua vida útil não obtém-se retorno financeiro;

- Tem-se retorno dentro da vida útil do sistema apenas em casos de alto consumo energético (trifásicos);

- O retorno econômico para unidades habitacionais com médios e altos consumos se da a partir da metade da vida útil do sistema.

• REVISÃO DE LITERATURA

• Energia Solar

• Módulos Fotovoltaicos

São os elementos que convertem a energia solar em eletricidade. Atualmente, as células fotovoltaicas tem eficiência próxima a 20% e são produzidas em silício. Elas podem ser classificadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com