TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Comparativa entre sistema fotovoltaico integrado ao telhado verde

Por:   •  26/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 3

Análise comparativa entre sistema fotovoltaico integrado ao telhado verde (FITV) e o sistema de placas fotovoltaico-térmico (PVT) com relação a vantagem econômica na produção de energia elétrica.

Problema

Qual entre os sistemas FITV e PVT é economicamente mais vantajoso na produção de energia elétrica através da radiação solar?

Objetivo Geral

Determinar qual sistema (FITV ou PVT) é economicamente mais vantajoso na produção de energia elétrica através das placas fotovoltaicas.

Objetivos específicos

  • Descrever os componentes e o processo de funcionamento dos sistemas FITV e PVT.
  • Determinar os custos necessários para manter cada um dos sistemas.
  • Determinar o tempo necessário para recuperação do dinheiro investido.
  • Analisar os índices que influenciam na produção de energia elétrica por meio dos painéis fotovoltaicos.
  • Determinar as vantagens dos sistemas FITV E PVT.

Obs: os objetivos específicos não estão adequados. O último é já o geral. O primeiro não está específico, além de introduzir dois objetivos em um. O verbo expor não é adequado. Não é isso que você fará. Melhor colocar Determinar

Justificativa

 A produção de energia elétrica por meio dos painéis fotovoltaicos já desperta o interesse pelo projeto uma vez que é uma energia limpa e renovável e a medida do passar dos anos seu mercado tem-se desenvolvido mais, tornando-se cada vez melhor em relação a diversidade das opções de placas fotovoltaicas e tipo de sistemas produtivo de energia. Essa tecnologia tem atendido a necessidade de clientes que moram em regiões em que não há rede elétrica ou que o fornecimento é intermitente, além de clientes que apenas se preocupam com o meio ambiente, já que a energia proveniente não produz rejeitos e evita a emissão de gases que contribuem para o efeito estufa. Existem também outras vantagens como a independência ou a redução dela em relação ao abastecimento de energia elétrica por parte das concessionárias, pois em época de secas a tarifa de energia tem subido muito por conta do uso de usinas termelétricas para suprir a demanda, para mais a produção excedente pode ser trocada por créditos na concessionaria quando o sistema de produção de energia solar adquirido estiver ligado à rede de distribuição. A placa fotovoltaica tem um conjunto de fatores que influenciam na produção de energia e uma delas, a temperatura, está diretamente atrelada à tensão da placa fotovoltaica, já que são inversamente proporcionais, ou seja, quanto maior a temperatura na placa menor a tensão produzida, e por consequência menor rendimento na produção de energia. Os dois sistemas citados nesta pesquisa buscam atenuar o efeito da alta temperatura sobre a placa ao mesmo tempo trazendo outros benefícios, como por exemplo a redução do uso do ar-condicionado no ambiente em que o sistema FITV está presente, pois através da evapotranspiração o ambiente torna-se mais arejado, ou a redução de gastos com aquecimento de agua para uso geral através do sistema PVT. Portanto os dois sistemas são ótimos para a redução de gastos de energia elétrica e no caso do sistema PVT até com combustíveis fósseis (GLP). De início o sistema PVT e FITV tem custos altos para a sua implantação, só após um longo tempo é que se tem um retorno financeiro, fora os custos para a manutenção. Logo através desta pesquisa será determinado o melhor sistema com relação ao aspecto financeiro tornando esta pesquisa uma fonte de orientação na tomada de decisão da aquisição entre sistema PVT e FITV.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (81.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com