TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema gerenciador de banco de dados

Resenha: Sistema gerenciador de banco de dados. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  Resenha  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 2

Todo sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) aplica em seu funcionamento o conceito denominado ACID, um acrônimo que representa

as quatro propriedades fundamentais. Todas as propriedades devem ser aplicadas em sua plenitude, senão o SGBD não poderá ser considerado um sistema de verdade. Todo sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) aplica em seu funcionamento o conceito denominado ACID, que representa a inicial de quatro propriedades fundamentais: atomicidade, consistência, isolamento e durabilidade.

Atomicidade: é tudo ou nada, a propriedade de atomicidade garante que as transações sejam atômicas (indivisíveis). A transação será executada totalmente ou não. Exemplo: em uma transferência de valores entre contas bancárias, é necessário que da conta de origem seja retirado um valor x e na conta de destino seja somado o mesmo valor x. As duas operações devem ser completadas sem que qualquer erro aconteça, caso contrário, todas as alterações feitas nessa operação de transferência devem ser desfeitas.

Consistência: a propriedade de consistência garante que o banco de dados passará de uma forma consistente para outra forma consistente.

Isolamento: cada um por si, a propriedade de isolamento garante que a transação não será interferida por nenhuma outra transação concorrente. O resultado de uma transação executada concorrentemente a outra deve ser o mesmo que o de sua execução de forma isolada. Operações exteriores a uma dada transação jamais verão esta transação em estados intermediários. Ao fazer insert, update ou delete, enquanto a transação estiver em andamento todos os dados da tabela serão alocados para aquela transação, portanto a transação x só poderá ser executada após a conclusão da transação y.

Durabilidade:

fez está feito, a propriedade de durabilidade garante que o que foi salvo não será perdido.

As propriedades ACID são fundamentais nos banco de dados, sejam os relacionais ou orientado a documentos. Atualmente os sistemas de informação suportam vários usuários. O banco de dados tem que garantir a confiabilidade nas transações. Uma transação é um programa em execução que forma uma unidade lógica de processamento no banco de dados. Uma transação engloba operações de inserção, exclusão, alteração e recuperação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com