TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Informação

Trabalho Escolar: Sistema Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/1/2015  •  1.528 Palavras (7 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 7

CEAD/UFOP – CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Sistemas de informação e comunicação no setor público

EQUIPE:

ALEXSANDER DE ALMEIDA FREITAS

HENRIQUE SILVÉRIO MAFRA

IZAQUEU MACHADO DA SILVA

LILIANA DAMASCENO FERREIRA

CARATINGA

Minas Gerais – Brasil

Março/2014

CEAD/UFOP – CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Sistemas de informação e comunicação no setor público

Trabalho apresentado a professora Biancca Nardelli Schenatz como nota parcial na disciplina Sistemas de informação e comunicação no setor público no Centro de educação à distância CEAD/UFOP no Polo de Caratinga.

CARATINGA

Minas Gerais – Brasil

Março/ 2014

Introdução

A Engenharia de Software é uma área da computação que tem por objetivo garantir organização, produtividade e qualidade no desenvolvimento de sistemas e, para tal, utiliza técnicas e padrões de especificação e manutenção de sistemas. Uma empresa que queira ter sucesso no mercado de desenvolvimento de software precisa adotar um diferencial, tendo em vista que este é um mercado competitivo.

A aplicação de uma abordagem de arquitetura orientada a modelo (MDA) permite dentre outras vantagens à padronização da arquitetura da aplicação, a aplicação e reuso de melhores práticas de programação e a sincronia entre os modelos que documentam o sistema e a execução. A evolução do framework será direcionada no sentido de se obter uma infraestrutura MDA voltada para o desenvolvimento de softwares de governo a ser disponibilizada como software público.

Abordagens baseadas na MDA permitem o desenvolvimento de sistemas através da criação de modelos os quais são refinados a partir de sucessivas transformações realizadas durante o processo de desenvolvimento. Assim, o processo de desenvolvimento de sistemas passa a ser direcionado pela atividade de modelagem e os modelos passam a ser o objetivo do processo (KLEPP; BEST; WARMER, 2003).

O MDArte está disponível no portal do Software Público. compreende um conjunto de cartuchos AndroMDA com diversas soluções de projeto e arquitetura incorporadas nos procedimentos de transformação de modelos seguindo a abordagem MDA, tendo como propósito a criação de um novo referencial de software público, com o uso de tecnologias modernas, redução do custo total dos serviços de tecnologia da informação e da dependência de soluções proprietárias. Estes objetivos serão alcançados através do uso, evolução e disponibilização de uma infraestrutura MDA (Model Driven Architecture) open source.

Sendo um software livre o MDArte conta com ajuda da comunidade para continuar crescendo, agregando funcionalidades e até novas linguagens ao framework. Com isso, o trabalho de desenvolvimento de software torna-se cada vez mais simples e padronizado.

MDArte

O MDArte é baseado na Metodologia MDA, arquitetura dirigida a modelos, e tem como kernel do seu framework a tecnologia aberta AndroMDA. Além disso, está baseado na estrutura MVC (Model View Controller), a qual é plenamente conhecida na área de desenvolvimento de sistemas web, compreende um conjunto de cartuchos AndroMDA com diversas soluções de projeto e arquitetura incorporadas nos procedimentos de transformação de modelos seguindo a abordagem MDA. O MDArte possui um arcabouço de segurança orientado a modelos. O arcabouço contribui para especificação e implementação dos requisitos de segurança durante o processo de desenvolvimento de sistemas simplificando o desenvolvimento.

O framework MDArte possui entre outras qualidades a reusabilidade de códigos, o aumento na produtividade, a aplicação em larga escala, o desenvolvimento de grandes sistemas para web, e principalmente a total integração com modelos. Esta última qualidade deve-se ao fato de que a partir da modelagem do sistema o framework é capaz de interpretar estes modelos e fazer a geração de código automático, facilitando o trabalho de desenvolvimento.

Alguns grandes sistemas já foram desenvolvidos com o MDArte, com destaque para o Portal de Convênios-SICONV, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

O framework MDArte para desenvolvimento de soluções web está disponível no portal do Software Público. A carta que disponibilizou a solução para a sociedade foi assinada pelo secretário de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, e pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra (IM) Divany Gomes Lima, representante da Marinha do Brasil, a qual desenvolveu o MDArte em parceria com a COPPE/UFRJ.

Neste momento, com o lançamento da solução no Portal do Software Público outras instituições, além da COPPE/UFRJ, já se interessaram e poderão contribuir para a evolução do MDArte diretamente na comunidade.

Rogério Santanna destacou que somente métodos novos poderão contribuir para o desenvolvimento do país e que todos eles são baseados em softwares e nas tecnologias da informação.

“Esse é um bem que pode ser utilizado sem que o seu desenvolver perca alguma coisa, pelo contrário, é o compartilhamento que leva à sua melhoria e evolução”.

Ele lembrou que, neste novo ambiente de solidariedade e compartilhamento, o modelo de negócios deixa de ser a venda de licenças, mas passa a ser o da prestação de serviços. De acordo com o secretário, essa é a razão para o sucesso do Portal do Software Público Brasileiro, que conta atualmente com mais de 46 mil usuários nas suas comunidades virtuais de troca e compartilhamento de conhecimento.

O Manual do usuário esta disponível no endereço http://www.softwarepublico.gov.br/dotlrn/clubs/mdarte/xowiki/installEnvironment, e é necessário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com