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Sistema Multiagente

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Por:   •  21/8/2013  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  362 Visualizações

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Exemplo de sistemas

• Formigueiro - Sistema Multiagentes Reativo

– O mais importante é o problema;

– O problema é resolvidos por nós individuais que interagem

entre si;

– Existe um grande número de nós;

– Os nós são normalmente são idênticos e possuem

conhecimento limitado;

– Cada nós não tem consciência do problema geral;

– Os nós ‘cooperam’ entre si;

– A solução ‘surge’ através das interações entre os nós.

1

Exemplo de sistemas

• Time de Futebol - Sistema Multiagentes Cognitivo Cooperativo

– Cada jogador possui um conhecimento individual e limitado;

– Cada jogador não pode resolver o problema sozinho;

– Cada jogador pode ter características diferentes dos demais;

– Cada jogador age de forma autônoma e assíncrona;

– Existe um objetivo global que é de conhecimento de todos os

indivíduos;

– Este objetivo global está acima dos objetivos individuais de cada

agente;

– Não existe um controle global;

– A junção das capacidades individuais resolve o problema.

2

Exemplo de sistemas

• Negociação trabalhista - Sistema Multiagentes

Cognitivo Não-Cooperativo

– Os objetivos de cada parte são usualmente contrapostos;

– A informação de cada parte é incompleta;

– Existe um objetivo global desejado, mas que não é mais

importante que os objetivos individuais;

– Cada parte procura convencer seu oponente para que ele

ceda (ocorre um processo de negociação);

– Não da para ter certeza sobre o que a outra parte vai fazer;

– Não existe um controle centralizado do processo;

3

Jogos dos 8 Números

• Objetivo: Colocar as letras em ordem alfabética no menor tempo

possível

• Este problema é np-completo

5

H E A

B F D

C G

Jogos dos 8 Números

• Considerando cada agente como uma peça, temos que:

– Cada agente tem como objetivo ir para a sua posição;

– Cada agente sabe a sua posição atual e pode estar ou não ativo;

– Apenas um agente está ativo de cada vez (A, em seguida B, etc.)

– Cada agente pode:

• ‘Atacar’ um outro agente;

• Fugir quando for atacado;

• A fuga só pode ocorrer quando o agente não estiver bloqueado;

• Percorrer o caminho padrão, mesmo estando em sua posição.

6

Jogos dos 8 Números

• O protocolo de comunicação é:

–Ataque: ataque (atacante(...),

posição_atacado(...))

–Fuga: Fugir (posição_fuga(...))

–Bloqueado: Block (atacante(...))

–PercorrerCaminhoPadrão();

7

Jogos dos 8 Números

8

E B C

A H

F D G

Bloqueado

Ativo

Jogos dos 8 Números

9

E B C

A H

F D G

Bloqueado

Ativo

Jogos dos 8 Números

10

B C

E A H

F D G

Ativo

Jogos dos 8 Números

11

B C H

A G

E F D

Ativo

Jogos

...

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