TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Operacionais, Comparativo

Trabalho Escolar: Sistema Operacionais, Comparativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  1.445 Palavras (6 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 6

Android será mais utilizado que Windows, prevêem analistas.

Quando falamos em sistemas operacionais, remetemos logo a algo que facilitará o uso de algum dispositivo ou equipamento. A diversidade de fabricantes e versões é cada vez maior, porém alguns se destacam pelo uso freqüente no nosso dia-a-dia, que são os direcionados para os computadores pessoais e dispositivos móveis.

Sistemas operacionais móveis ganham a cada dia mais espaço no mercado devido à crescente modernização dos aparelhos celular, smartphones e computadores portáteis, atendendo cada vez mais precisamente a necessidade de seus respectivos usuários.

Atualmente cerca de 608 milhões de dispositivos utilizam o Android, sistema móvel da gingante da web Google, contra 1,5 bilhão de instalações do Windows. Segundo pesquisas, o Android deixará para trás os outros sistemas como Windows e iOS nos próximos anos. Dados apontam que ele deverá dominar a maioria dos dispositivos até o ano de 2016.

Conforme o Net Market Share, embora os números apontem o iOS como sistema operacional móvel mais popular no mundo, contando com 63,48% de participação no mercado, contra apenas 22,10% do sistema do Google, as estimativas ainda apostam na popularização do Android.

O sistema da Google tem sua alta visível pela maioria no mercado pelo fato de ser um sistema mais acessível ao público em geral, tendo diversas vantagens sobre os sistemas concorrentes. Vantagens estas apontadas por Steve Wozniak, um dos fundadores da Apple, em entrevista ao Daily Beast, site americano. Segundo ele, os smartphones Android têm um GPS mais eficiente e uma melhor gestão da autonomia. Wozniak ainda salienta que o seu iPhone não faz tudo o que o seu Android é capaz de fazer, mas recomenda o iPhone a utilizadores do sistema Mac e a todos os que tenham medo ou que não queiram lidar com a complexidade do Android

Para desenvolvedores de aplicações e usuários, a grande vantagem do Android em relação ao SO da Aplle, é a gratuidade na disponibilização de boa parte das aplicações e a diversidade das mesmas.

Já para os fabricantes de dispositivos, deve-se ao fato de não haver a necessidade de desenvolvimento de um SO próprio, apenas realizando parcerias comerciais com a Google, para uso do Android, deixando o próprio consumidor mais satisfeito com o seu produto que atende ao padrão de uso que tem dominado o mercado.

Pode-se concluir que o Android será sim num futuro breve, a grande força em sistema operacional móvel do mercado, ganhando cada vez mais espaço e destaque em meio aos seus concorrentes. Dessa forma, gera grandes expectativas acerca do futuro promissor que representa.

Visão Geral do Sistema GNU

Quando falamos em software livre geralmente muitos pensam em gratuidade. Porém essa ideia de liberdade vai além de questões de preço, para entender o conceito desses softwares precisamos pensar em uma questão de liberdade de expressão, liberdade de adaptar à sua maneira e distribuir livremente.

O GNU é o nome sistema operacional livre desenvolvido pelo Projeto GNU que tem compatibilidade com Unix, mesmo que seu nome seja um acrônimo recursivo de GNU is Not Unix (GNU não é Unix). O projeto GNU visava trazer de volta a ideia de cooperação entre desenvolvedores, que o faziam com frequência, removendo assim os obstáculos impostos pelos donos de sistemas proprietários.

A decisão de criar um sistema compatível com o Unix é dada pelo fato do mesmo já possuir um modelo testado, aprovado por usuáios e portável, além dessa compatibilidade facilitar a migração de usuários do atual Unix para o GNU.

Os sistemas da família Unix Incluem um Kernel (gerenciador de recursos do sistema que permite que programas façam uso deles), compiladores, editores, formatadores de texto, clientes de e-mail, interface gráfica, bibliotecas, jogos e muito mais. Assim sendo, escrever um sistema operacional inteiro é muito trabalhoso.

O sistema GNU começou a ser escrito em janeiro de 1984, e a Free Software Foundation deu-se em 1985, inicialmente com intuito de angariar fundos para ajudar a desenvolver o sistema.

Por volta de 1990 O sistema GNU estava quase pronto, restando apenas o Kernel. O grupo de Richard Stallman, idealizador do sistema GNU, estava desenvolvendo um núcleo Chamado Hurd para seu sistema. No entanto, em 1991, um jovem finlandês chamado Linus Torvalds havia criado um kernel que poderia usar as peças do GNU. Esse sistema é conhecido como Linux, contração de Linus com Unix.

A junção do Linux com o quase completo GNU resultou em um sistema operacional livre completo: o GNU/Linux, embora a maioria se refira ao sistema apenas como Linux. E estima-se que, hoje em dia, milhões de pessoas usem sistemas GNU/Linux principalmente através de distribuições do sistema.

Atualmente o projeto GNU visa fornecer mais softwares, o que quer que os usuários desejem ter. Softwares como ambientes gráficos para usuários que não são especialistas em computadores, como o GNOME, para ajudar os iniciantes à utilizar o sistema, jogos e outros programas recreativos.

Não existem limites para o quão longe os softwares podem ir, e o objetivo do GNU é exatamente prover softwares livres para que todos seus usuários possam fazer o que desejam em seus computadores por meio de software livre.

Windows, Mac ou Linux: veja as vantagens e falhas de cada um deles

Trazendo uma série de vantagens, preferências, falhas e peculiaridades,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com