TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Operacional Ios

Artigo: Sistema Operacional Ios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  3.119 Palavras (13 Páginas)  •  824 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

Sumário

1 Introdução 2

2 Surgimento e evolução do iOS 2

2.1 iPhone OS 1 3

2.2 iPhone OS 2 3

2.3 iPhone OS 3 3

2.4 iOS 4 3

2.5 iOS 5 3

2.6 iOS 6 3

2.7 iOS 7 4

3 Arquitetura 4

4 Vantagens e desvantagens do iOS 5

4.1 Vantagens 5

4.2 Desvantagens 6

5 Utilizações 6

6 Threads 7

7 Gerenciamento de Memória 7

8 Desenvolvimento 7

9 Sistema de Arquivos 8

10 Escalonamento 8

11 Comparativo entre Android, IOS e Windows Phone 9

11.1 Android 9

11.2 iOS 9

11.3 Windows Phone 10

12 Ameaças para iOS 11

13 Falhas do iOS 11

13.1 Tela Azul no iPhone 11

13.2 Caracteres Árabes 12

14 Conclusão 13

15 Referências Bibliográficas 14

1 Introdução

O IOS é um sistema operacional criado pela Apple e lançado em junho de 2007, que originalmente foi desenvolvido somente para o Iphone, chamado anteriormente de Iphone OS, este sistema atualmente roda em outros produtos Apple como: iPhone, iPod Touch e iPad.

Neste trabalho serão abordados alguns temas sobre sua plataforma, como a história do IOS com suas evoluções, sua arquitetura, algumas vantagem e desvantagens de sua utilização, comparativo com outros sistemas operacionais que estão no mercando competindo com ele, veremos também como funciona o seu gerenciamento de arquivos, threads e sistema de arquivos.

2 Surgimento e evolução do iOS

O iOS é um sistema operacional móvel da Apple, antes era chamado de iPhone OS, desenvolvido inicialmente para os iPhones, hoje é usado nos iPads, iPods e Apple TV. Ele surgiu após o fracasso da parceria da Apple com a Motorola, em 2007 foi anunciado pelo Steve Jobs, com o conceito de ser um sistema operacional móvel revolucionário.

Em seu desenvolvimento a equipe responsável foi dividida em duas, uma criou o hardware com uma tela touch screen. A outra desenvolveu o software derivado do Mac OS, baseado na linguagem UNIX. O iOS é um sistema proprietário, rodando assim apenas no hardware da Apple.

O nome de iPhone OS durou por 3 anos, do lançamento até 2010 quando foi lançada a versão iOS 4.0. Atualmente os aparelhos móveis da Apple utilizam a versão iOS 7.

2.1 iPhone OS 1

A primeira versão do iPhone OS surgiu em junho de 2007 junto com o primeiro iPhone, tinha poucos aplicativos como por exemplo o navegador safari mobile e suporte a Multi Touch. Três meses depois a Apple lançou uma atualização para a versão 1.1 e definiu que continuamente lançaria novas versões de seu sistema.

2.2 iPhone OS 2

Esta versão foi lançada em junho de 2008 juntamente com o iPhone 3G, incluindo diversas novidades como a Apple Store, loja de aplicativos para o sistema operacional.

2.3 iPhone OS 3

O iPhone OS 3 foi lançado em junho de 2009, na mesma data que foi anunciado o iPhone 3GS. Esta versão contou com duas atualizações após o lançamento.

2.4 iOS 4

Em julho de 2010 o iPhone OS passava a se chamar iOS. Integrado ao iPhone 4 este novo sistema integrava recursos de multitarefas, Wifi, corretor ortográfico entre outras funcionalidades.

O sistema também possuía uma grande falha conhecida como “antenagate”, pois quando o usuário segurava seu iPhone cobrindo certa parte do aparelho, o sinal da operadora caía, um mês depois já era lançada uma atualização que resolveria o problema.

2.5 iOS 5

Lançado em 2011 junto com o Mac OS X Lion o iOS 5 era cada vez mais aprimorado e com mais funcionalidades. Foram lançados dezenas de aplicativos novos como o serviço de hospedagem na nuvem iCloud, a rede social Twitter e o navegador Safari.

2.6 iOS 6

O iOS 6 foi disponibilizado para quase toda a linha de produtos da Apple, desde o iPhone 3GS, aos iPas e iPods.

Dentre as diversas funcionalidades agregadas destacam se o serviço de Mapas, integração com o Facebok e o aplicativo FaceTime que permitia ligações pelo 3G e Wifi.

2.7 iOS 7

A última versão do sistema operacional da Apple, o iOS 7, foi apresentada no dia 18 de setembro de 2013, disponível para download no iTunes ou então para download direto no aparelho pela Wifi.

Os aparelhos com compatibilidade ao sistema são iPhone 4, 4S, 5 e os lançamentos iPhone 5S e 5C, também incluem-se nesta lista os iPadsapartir da segunda geração e o iPod de quinta geração.

Um grande recurso disponível no iPhone 5S é o desbloqueio biométrico da tela.

3 Arquitetura

A estrutura do iOS é descrita como um conjunto de quatro camadas, como pode ser visto abaixo. Esse sistema obedece uma hierarquia, de forma que quanto mais abaixo na camada, maior deve ser a dificuldade no desenvolvimento e na compreensão

Core OS: É a camada mais baixa do sistema operacional, mesmo se o aplicativo não utilizar essas tecnologias diretamente, eles são mais propensos a ser utilizado por outras estruturas. E em situações onde o aplicativo precisa explicitamente lidar com a segurança ou a comunicar com um acessório de hardware externo, faz-se uso dos frameworks nesta camada.

Core Services: Esta camada fornece os serviços de sistema fundamentais dos quais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com