TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Php

Exames: Sistema Php. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2013  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade de Tecnologia de Alagoas.

José Gilmar Silva de Lima

Mestre: Áurea Andrade

Disciplina: Empreendedorismo

MACEÓ AL

Fevereiro 2012

Resenha Crítica Empreendedorismo no Brasil - Relatório Executivo - Global Entrepreneurship Monitor - GEM .

EMPREENDEDORISMO NO BRASIL

RELATÓRIO EXECUTIVO GEM 2010

O GEM trata-se de uma pesquisa Global, a qual mede e compara os níveis de Empreendedorismo entres diversos países do mundo, inclusive com participação do Brasil, Tal pesquisa iniciou-se em 1999 com apenas 10 países, expandindo-se para 59 Economias em 2010.

Para facilitar a pesquisa os países são divididos em três categorias, segundo a fase de desenvolvimento econômico: (1) Baseadas na extração e comercialização de recursos minerais, ou Seja, países impulsionados por fatores; (2) Norteadas para eficiência e Produção Industrial em escala, doravante denominado impulsionados pela eficiência; (3) Impulsionadas Pela inovação ou impulsionadas por ela.

TEA

A taxa de Empreendedorismo em estágio inicial trata-se de pessoas em faixa etárias de 18 a 24 anos envolvidas em atividade novas ou nascentes com menos de 42 meses de atividade. No Brasil em 2010 a TEA foi de 17,50 % sendo a maior desde que a pesquisa GEM foi realizada, representando assim 21,1 Milhões de Brasileiros à frente de atividades Empreendedoras, ficando apenas para a china com 14,4 representando 131,7 milhões de adultos em atividade Empreendedora no País, seguida pela Argentina com 14,2 %.

GÊNERO

A mulher Brasileira está entre as que mais Empreendem no mundo perdendo apenas para Gana, pesquisa realizada entre os 59 países participantes da pesquisa em 2010. No Brasil há um constante equilíbrio entre os Gêneros devido à constante oscilação entre homes e mulheres, quando analisado seus perfis.

FAIXA ETÁRIA

Segundo a pesquisa temos três faixas etárias de idade na população empreendedora agrupadas segundo o nível de desenvolvimento dos países através de 03 economias: (1) 25 a 34 Anos representando a maior taxa de empreendedorismo; (2) 35 a 44 sendo intermediaria; (03) 45 a 54 anos sendo a mais baixa. O Brasil e a Rússia são os únicos países do G20 que a faixa etária dos 18 aos 24 anos é mais empreendedora do que os de 35 a 44 Anos, e se comparando aos Grupos impulsionados pela eficiência cuja taxa é de 9,4, o Brasil destaca-se eficientemente com taxa 85 % mais alta.

EMPREENDORISMO NO BRASIL EM 2010

A faixa etária dos 18 aos 24 Anos tem como atividade destaque a construção civil seguido apenas pelo comercio com 33 % de preferência na atividade econômica.

Na faixa etária dos 25 aos 34 anos o Comercio continua forte segui apenas pela indústria de transformação, alojamentos, alimentação e industrial de transformação.

Nos Empreendedores entre 55 e 64 anos temos as atividades de alojamento e alimentação com 36 %, seguido pelas atividades de comercio varejista e atividades imobiliárias voltadas para acessórias e consultorias às Empresas.

Há tendência de crescimento dos setores de serviços e indústria de transformação, alem de manutenção de atividades comerciais existentes, aumentando assim a participação nas riquezas do Brasil.

ATITUDES EMPREENDEDORAS

• Percepção de Oportunidades e capacidades

• Medo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com