TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Solar

Trabalho Universitário: Sistema Solar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  2.553 Palavras (11 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 11

Casas populares com energia solar

Por Livia Cunha - 23 de Abril de 2009

Até o final de 2009, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), empresa do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria da Habitação, pretende entregar 15 mil moradias populares com painéis de energia solar para aquecimento de água instalados em todo o Estado. Isso representa 37,5% do total de 40 mil unidades habitacionais (que podem ser casas ou apartamentos) que devem ser entregues até o final de 2009.

No início de março, a empresa abriu processo de licitação para a compra de 15 mil kits de aquecedores solares, que serão instalados em moradias novas, e assinou um protocolo de cooperação com as distribuidoras Bandeirantes e CPFL Energia, que prevê a doação de 10,8 mil aquecedores solares a serem instalados em conjuntos já entregues pela Companhia. A compra desses painéis gerará um custo estimado de aproximadamente R$ 25 milhões para a CDHU.

Os painéis serão utilizados somente para aquecimento da água do chuveiro, mas, ainda assim, a empresa espera que a economia gerada na conta de luz do consumidor final seja de 30%. O kit do sistema de aquecimento solar de água possui dois componentes básicos, o coletor e o reservatório térmico. Os equipamentos adquiridos, que deverão constar na tabela do Inmetro e seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), terão garantia de cinco anos e vida útil de 20 anos.

O objetivo da instalação é, além de reduzir as despesas com energia elétrica, contribuir para a sustentabilidade ambiental. O gestor de eficiência energética da CDHU, Eduardo Baldacci, explicou que, dado a economia proporcionada por essa tecnologia e o grande ganho ambiental que ela traz, esse “é um projeto que tem começo, tem meio e não deve ter fim. O objetivo da CDHU não é só comprar 15 mil aquecedores e ficar nisso”.

Baldacci explicou ainda que, quando os sistemas de aquecimento são instalados nas moradias, eles ensinam como os novos inquilinos devem utilizar os equipamentos para que a economia seja real na conta de energia no final do mês.

Regiões – Para a instalação dos sistemas de aquecimento solar nas unidades habitacionais a serem construídas, a CDHU dividiu o estado de São Paulo em seis lotes. Cada lote deve receber, em média, 2,5 mil painéis solares. As primeiras moradias beneficiadas serão erguidas pelo sistema de autoconstrução da Companhia, no qual os próprios beneficiários constroem suas casas, com apoio da CDHU e das prefeituras. A cidade de Cafelândia, localizada a 442 km da capital, foi a primeira a receber moradias populares com sistemas de aquecimento solar em caráter de teste. Agora, outras cidades serão também beneficiadas.

Sistema de Aquecimento de Água a Energia Solar

Os sistemas de aquecimento solar foram criados para usar o calor do sol para aquecer água que será usada em casas, apartamentos, escritórios ou uso em geral. Uma caldeira convencional ou aquecedor de imersão podem ser utilizados para tornar a água quente, ou para fornecer água quente quando a energia solar não está disponível.

Aquecedor

O aquecimento solar ainda não é amplamente usado no Brasil como deveria, mas anda ficando bem popular devido ao custo baixo e ser uma alternativa limpa de energia. Muitas casas mais modernas já usam o sistema, como exemplo a Reserva do Paiva, em Pernambuco, condomínio de luxo todo usando energia solar. Os custos com energia elétrica no país andam cada vez maiores, e uma forma limpa, barata e simples é uma boa alternativa para aquecimento de água. Em especial nos dias mais frios do ano, quando água quente é necessária em uso constante.

Como Funciona um Sistema de Aquecimento de Água por Energia Solar

Os sistemas de aquecimento solar de água usam em geral painéis solares, chamados coletores de energia, instalados em seu telhado. Estes recolhem o calor do sol e o usam para aquecer a água armazenada em um cilindro de água quente. Como a energia solar está durante apenas algumas horas (mas a maior parte do dia), ele armazena para ser usada a noite. E mesmo que o céu esteja nublado, ainda há raios solares, o que quer dizer que haverá emissão de energia elétrica.

Uma caldeira ou aquecedor de imersão podem ser utilizados como um apoio para aquecer a água ainda mais e fazer o liquido atingir a temperatura desejada.

Há Dois Tipos de Painéis de Aquecimento Solar de Água

• Tubos de vácuo

• Colectores planos, que podem ser fixados nas telhas ou integrados no telhado.

Painéis solares maiores também podem ser organizadas para oferecer alguma contribuição para o aquecimento da sua casa também ou serem convertidos em energia elétrica para uso geral no imóvel. No entanto, a quantidade de calor fornecida é geralmente muito pequena e não é considerado um sistema viável como única fonte de energia da casa.

Manutenção de um Sistema de Aquecimento de Água Solar

Os custos de manutenção para os sistemas de aquecimento solar de água são geralmente muito baixos. Os sistemas de aquecimento solar de água modernos vêm com uma garantia de cinco anos ou dez até, e exigem pouca manutenção no dia a dia ou nenhum se forem suados de forma correta e bem conservados. Uma vez instalado, a empresa que o instalar deve deixar os detalhes por escrito de qualquer tipo de manutenção necessária ao longo do tempo, garantindo que tudo está funcionando corretamente.

Talvez a coisa mais importante que você pode fazer no uso contínuo do equipamento é verificar por si mesmo ao longo do tempo se há algum vazamento. Se houver algum vazamento de anti congelante (em caso de equipamento voltado para cidades que nevam), este terá um cheiro forte. Se você notar isso, deve contactar o seu instalador.

Em geral, você deve manter um olho em seu sistema para verificar se ele está fazendo o que foi projetado para fazer. Se você não está recebendo água quente ou a tubagem solar está bem ou mediamente fria (quando a bomba estiver funcionando) em dias quentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com