TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Botoeiras de Emergência Microcontrolado

Artigo: Sistema de Botoeiras de Emergência Microcontrolado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2012  •  2.954 Palavras (12 Páginas)  •  1.128 Visualizações

Página 1 de 12

Sistema de Botoeiras de Emergência Microcontrolado

Anhanguera Educacional S.A.

Correspondência/Contato

Alameda Maria Tereza, 2000

Valinhos, São Paulo - 13.278-181

rc.ipade@unianhanguera.edu.br

pic.ipade@unianhanguera.edu.br

Coordenação

Instituto de Pesquisas Aplicadas e Desenvolvimento Educacional - IPADE

Publicação: dd de mmm de 2009

Alunos Autores:

Gabriel Cedran Santos

Weslley Candido Lima

Orientadora:

Profa. Ms. Janaine Cristiane de Souza Arantes

Colaborador:

Prof. Esp. Ivair Teixeira

Curso: Ciência da Computação

Faculdade Anhanguera de Valinhos

Anhanguera Educacional S.A.

Trabalho a ser apresentado no 9º Congresso Nacional de Iniciação Científica – CONIC – SEMESP 2009.

resumo

Este trabalho apresenta um sistema de segurança industrial microcontrolado, que a partir de conjuntos de botoeiras de emergências, cada qual com cinco botões relacionados a um tipo diferente de evento, reduz o tempo de tratamento de acidentes na empresa. Esse tempo é primordial quando relacionado com acidentes pessoais, pois pode significar a vida de uma pessoa. Seu objetivo consiste em criar uma rede de conexão tolerante a falhas para monitorar essas botoeiras. Na etapa de desenvolvimento, foi realizada a definição do alarme e a construção dos módulos do sistema com a utilização da metodologia de Engenharia de Software, denominada Prototipação. Como resultados, foram elaborados a central microcontrolada e os conjuntos remotos de botoeiras, que constituem o hardware necessário para a implementação da parte lógica. A interface gráfica apresenta uma forma clara e eficiente de visualizar os eventos ocorridos com informações que permitem um atendimento mais eficiente por parte dos brigadistas da empresa.

Palavras-Chave: Microcontrolador, Segurança Industrial, Brigada de Emergência.

1. INTRODUÇÃO

As normas vigentes (CORPO DE BOMBEIROS, 2008) exigem que as empresas de médio e grande porte tenham uma central de brigada de emergência e funcionários treinados para atender os diversos tipos de ocorrência. Dentre eles, pode-se citar: incêndio, vazamento químico, vazamento radioativo, vazamento de gás e acidentes que envolvem pessoas.

Sempre que uma botoeira de emergência é acionada em um determinado setor, soa um alarme e os brigadistas dirigem-se até o local do evento para tomar as medidas cabíveis. No entanto, até o momento da chegada ao local, não é possível determinar o tipo de ocorrência.

Este projeto visa adicionar ao sistema existente a funcionalidade de detectar no momento do alarme o tipo de ocorrência a ser tratado, a fim de prover um atendimento mais eficiente e rápido. Nos casos em que a ocorrência envolve pessoas, essa funcionalidade pode salvar vidas. Para tal, utiliza-se um conjunto de microcontroladores PIC (Peripheral Interface Controller) (PEREIRA, 2002) conectados em rede para possibilitar o tratamento correto aos eventos.

Atualmente, várias aplicações utilizam microcontroladores, tais como: Abastecimento de Estoque por Robô Microcontrolado (MAGALHÃES e ARANTES, 2008), que consiste em um protótipo motorizado capaz de movimentar-se e armazenar itens em um almoxarifado, de acordo com instruções pré-programadas e informações do ambiente; Robô Móvel Controlado Remotamente via Web (BIANCHINI, MENESES e MARCHI, 2007), que apresenta um protótipo de robô controlado por radiofrequência com uma câmera para exploração de ambientes hostis; Frequencímetro Digital com a Utilização de Microcontrolador PIC (TEIXEIRA, ARANTES e MACEDO, 2007), que mostra a construção de um frequencímetro de baixo custo, portátil e consumo irrisório.

2. OBJETIVO

O objetivo geral deste trabalho é desenvolver um protótipo de sistema de segurança industrial com gerenciamento de botoeiras de emergência microcontrolado.

O objetivo específico é implementar um protótipo que consiste em uma rede de conexão entre uma central e quatro conjuntos de cinco botoeiras em campo. Cada botoeira é associada a um evento específico e deve receber um tratamento diferenciado. O sistema permite detectar qual botoeira foi acionada em um determinado momento e deve prover toda segurança necessária para esse tipo de aplicação que não pode ter falhas.

3. metodologia

Inicialmente, foi realizada a definição do alarme, que contém um computador, uma central microcontrolada e quatro conjuntos remotos de botoeiras, cada qual composto por um microcontolador e cinco botoeiras de emergência.

Para o desenvolvimento do projeto proposto, foi realizada a montagem de um protótipo em laboratório com a utilização da metodologia de Engenharia de Software denominada Prototipação.

Na primeira etapa, foram construídas a central microcontrolada e apenas um conjunto remoto de botoeiras, conectados entre si para o teste de identificação da botoeira pressionada. Cada botoeira aciona um LED (Light Emitting Diode) diferente na central de alarme.

Na segunda etapa, foi realizada a expansão do sistema, que continha quatro conjuntos de botoeiras conectados em rede.

Na terceira etapa, foi adicionado um microcomputador à central microcontrolada, que servia como interface do sistema.

Na etapa final, foi realizado os testes de validação do sistema. Esses testes serviram para verificar se a interface apresenta corretamente o conjunto e o botão pressionado, além de possíveis falhas de comunicação na rede.

4. DESENVOLVIMENTO

Para o desenvolvimento do projeto, é necessário entender as normas de segurança das indústrias relacionadas com os sistemas de alarme e as funcionalidades dos microcontroladores PIC.

4.1. Segurança Industrial

Segurança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com