TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Gestão da Informação

Tese: Sistema de Gestão da Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Tese  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

ANHANGUERA EDUCACIONAL

UNIA

ATPS

TECNOLOGIA DE GESTÃO

Sistema de Informações Gerenciais – SIG

Por meio de decisões e ações de seus gestores, as organizações, em constante mutação, notam a necessidade de realizar reestruturações, reorganização de processos, flexibilização de ações, adaptações e modificações de ordem política, social e econômica, para continuarem presentes e crescentes no mercado de negócios.

Desta forma, ao se observar a aceitação da informação como ferramenta de valor, da mesma forma que outros recursos da organização, essa visão pode gerar impactos organizacionais.

A gestão da informação é um conjunto estruturado de atividades que incluem a maneira como uma empresa obtém, distribui e usa informação e conhecimento.

As organizações destinam parte do orçamento para compra e melhoria dos elementos tecnológicos. Como os SI são compostos por elementos que interagem em um ambiente composto por diferentes necessidades, pode-se sugerir que o investimento seja direcionado aos diversos componentes de forma a atender essas necessidades.

Os SI atuais desempenham um papel vital no sucesso empresarial, pois fornecem a estrutura de que uma empresa necessita para operações eficientes, administração eficaz e vantagem competitiva. As funções empresariais estão relacionadas com as atividades especializadas das organizações e podemos citar vendas, marketing, produção, contabilidade e recursos humanos. Também é usado como fonte de informação para o desenvolvimento; criação de produtos e serviços exclusivos; e planejamentos estratégicos.

Dentro dos SI destacam-se algumas ferramentas que são os sistemas de gestão empresarial. Esses sistemas, baseados no conhecimento gerado pela empresa, apóiam a criação, organização e disseminação de conhecimento dentro dela. À medida que o conhecimento se torna um patrimônio essencial e estratégico, o sucesso da empresa depende da capacidade dela de produzir; reunir; armazenar e disseminar o conhecimento, tornando-se mais eficaz e eficiente na utilização dos recursos.

Para qualquer tomada de decisão, deve-se considerar a quantidade de informações e dados a disposição do administrador. Para resolver tal problema, é necessário utilizar as ferramentas de SIG em uma hierarquia capaz de diferenciar as necessidades dentro das diversas situações da organização.

O acesso as informações varia de acordo com a hierarquia da empresa, ou seja, os três níveis (Operacional, Tático e Estratégico) têm diferentes influências sobre as informações e no processo de tomada de decisão.

Balanced Scorecard – BSC

A BSC pode ser usada por qualquer organização; desde públicas, privadas e até ONGs, pois permite uma visão balanceada e integrada da organização. Para que todas as organizações desenvolvam essa ferramenta de maneira correta, faz-se necessário o envolvimento da alta administração no momento da construção dos indicadores empresariais.

O Balanced Scorecard reflete o equilíbrio entre objetivos de curto e longo prazo, entre medidas financeiras e não financeiras, entre interna e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com