TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Informação

Seminário: Sistema de Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  Seminário  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

Defina o que é Sistema da Informação.

Resposta: Sistema de Informação é a expressão utilizada para descrever um Sistema seja ele automatizado (que pode ser denominado como Sistema de Informação Computadorizado), ou seja manual, que abrange pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário e/ou cliente.

Explique a importância dos sistemas de informação para as organizações.

Resposta: As grandes corporações começam a dar uma ênfase nos sistema de informações, que são ferramentas emergentes no mercado que transformam os dados armazenados nos bancos de dados, em informações para a tomada de decisão da diretoria. O que é uma estratégia para alavancar os negócios.

Quais são os objetivos organizacionais ? como os SI viabilizam o comprimento destes objetivos?

Resposta:

Os SI podem fazer com que essas organizações consigam alcançar importantes objetivos organizacionais, sendo eles:

• Excelência Operacional. Os administradores podem utilizar a tecnologia da informação para aumentar a eficiência das operações, conseguindo maior produtividade e lucratividade.

• Novos Produtos, serviços e modelos de negócio. A tecnologia da informação traz a oportunidade de criar por meio dela novidades para os consumidores. Nos últimos anos temos presenciado o aparecimento de novas empresas, que exploram as facilidades da internet para criar, divulgar e comercializar produtos e serviços.

• Relacionamento mais estreito com clientes e fornecedores. Empresas usam sistemas de CRM para conhecerem melhor os seus clientes e personalizarem seus produtos e serviços de modo que eles atendam as suas preferências ou para criarem perfis e direcionarem melhor as suas ofertas de venda.

• Melhor tomada de decisões. Os SI permitem com que os administradores tenham a informação certa no momento certo, ajudam também a registrar dados que permitem a verificação de tendências e padrões, ajudando-os a tomarem decisões mais corretas.

• Vantagem competitiva. A tecnologia da informação permite com que as organizações melhorem seus processos fazendo com que tenha um diferencial perante aos seus concorrentes, que pode ser uma entrega mais rápida, um produto mais barato ou de mais qualidade.

• Sobrevivência. As exigências do mercado ou governamentais podem fazer com que o uso de SI passe de uma opção para uma obrigação. A não adequação a essas normas pode fazer com que essas empresas deixem de existir.

Explique as dificuldades/barreiras à implatancao de um SI.

Resposta:

Há várias barreiras na implantação de um SI. Essas barreiras têm origem em diversos fatores, destacados por inúmeros trabalhos na literatura. Segundo Pedro (2007), os fatores associados a falhas de comunicação, gerenciamento, recursos e aspectos políticos e técnicos devem ser considerados. Para Oza et al. (2004) as diferenças culturais têm um efeito importante no relacionamento das partes envolvidas em projeto ou prestação de serviço de TI. Elas podem ser entendidas como abrangendo: cultura de trabalho,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com