TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Produção Enxuta

Por:   •  18/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 4

...............................................................................................................................

ENGENHARIA industrial mecânica – n2eppcpa

Aula Atividade

Gestão da Tecnologia

...............................................................................................................................

Guarulhos

 2016

Aula Atividade

Gestão da Tecnologia

Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia de Produção ara a disciplina  de Gestão da Tecnologia

Profº Antonio Carlos Neto de Jesus

Guarulhos

2016

Relacionamento entre desperdícios e técnicas a serem adotadas em um Sistema de Produção Enxuta.

 

Resumo.

Todo processo produtivo possui desperdícios. As etapas percorridas pela matéria prima até chegar no produto final possuem determinados graus de desperdício que, se não for analisado corretamente, podem trazer perdas de dinheiro não detectadas pelo processo produtivo. Aqui serão apresentados os tipos de desperdício e a relação que as ferramentas utilizadas para evitá-las possuem dentro de um processo produtivo.

 Análise.

O texto fala da vantagem competitiva das empresas japonesas adquirida através de uma ferramenta de gestão chamada Just-In-Time. É uma técnica de gestão que visa produzir de forma precisa, eliminando toda e qualquer perda, seja em relação a matéria-prima, tempo, energia, entre outros. Na prática o just-in-time visa aumentar a lucratividade, identificando e eliminando toda perda e qualquer atividade que não agrega valor ao produto final.

O desperdício é toda atividade que absorve recursos inerentes ao processo produtivo e que não possui valor agredado. São estes:

Superprodução: Pode ocorrer de duas formas, por produzir demasiadamente ou produzir antecipadamente. Geralmente ocorre quando o processo produtivo possui restrições como tempo elevado de preparação de equipamentos, falta de confiabilidade e de disponibilidade do parque produtivo, falta de alinhamento entre demanda e produção.

Espera: Ocorre por quebras de equipamentos, aguardo do término de produção de outro tipo de lote, troca de ferrramentas, aguardo de materiais essenciais para o processo de produção de determinado lote.

Transporte: Considera-se uma perda, pois sua execução não agrega valor. Este tipo de desperdício deve ser encarado como uma prioridade por se tratar de uma ocupação de 45% do tempo total de produção.

Processamento: É qualquer processo que não agrega valor ao produto. Este processo inadequado pode originar-se de uma instrução de trabalho complexa, especificação de qualidade excessiva ou requisitos próprios de clientes que não estão definidos no processo de produção.

Movimentação: Esta perda caracteriza-se pela perda de tempo de produção por movimentos inadequados ou desnecessários que são executados pelo operador ou pela máquina.

Defeitos: É produzir produtos que possuam algum defeito que  comprometa sua aplicação e que esteja fora da especificação de qualidade.

Estoque: É a perda de investimento e espaço por estocar matéria-prima, material em processamento e produto acabado. Apesar de ser uma vantagem na relação entre processos para diminuir movimentação e custos de transporte, o estoque em muitas empresas é visto como um mal necessário.

Produção puxada, nivelada e sistema Kanban

O sistema just-in-time possui dois elementos que combinados diminuem a superprodução. A produção puxada visa produzir somente o que o cliente quer, ou seja, não há previsão de vendas, apenas a demanda que o cliente solicita. Já a produção nivelada visa controlar os pedidos e o tempo utilizado para produzir, a fim de manter-se um fluxo contínuo de produção sem excessos ou perdas de tempo e matéria prima. O Kanban é utilizado pela Toyota como um sistema de sinalização entre cliente e fornecedor, na prática o sistema sinaliza o fornecedor qual produto está em falta no estoque do cliente. Desta forma o fornecedor produz apenas o necessário para manter o estoque do cliente em dia, reduzindo custos de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (83.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com