TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que Significa o Sistema de Produção Enxuta

Por:   •  24/6/2022  •  Dissertação  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 3

3. O que significa o Sistema de Produção Enxuta?

O sistema de produção enxuta é um modelo de produção que visa a melhoria contínua dos processos, qualidade na entrega, entregar o que o cliente realmente deseja, prezando pela qualidade e prazo, para criar valor para o cliente. Ou seja, tem como base a eliminação sustentável dos desperdícios de produção, de material esperando no processo, de transporte, de qualquer desperdício de tempo, de energia, de matéria-prima, de forma a otimizar a utilização dos recursos. E para conseguir essa condição de excelência, é de extrema importância que haja a implantação de algumas ferramentas e sistemas de melhoramento da produção e/ou ambiente de produção, tais como sistema Just in Time, 5S, Seis Sigma, Pokayokes, Kanbans, Kaizens, TPM (Manutenção Produtiva Total), Benchmarking, TQC (Controle da Qualidade Total), entre muitas outras.

Quando ele é implementado de maneira correta, esse sistema de produção oferece diversas vantagens para as empresas, desde a fabricação até a entrega do produto para o cliente, com por exemplo: redução de perdas na fabricação; redução de custos; padronização de processos; mais eficiência na produção; maior qualidade na entrega do produto; vantagem competitiva; satisfação do cliente; maior lucratividade.

4. Por que precisamos medir o trabalho humano?

A medição de trabalho é um dos conceitos mais importantes para avaliar os desempenhos dos colaboradores, pois, sabendo exatamente o que se pode esperar de cada um deles, é possível mensurar se estão próximos ou abaixo desse padrão esperado. Então, trata-se de uma importante ferramenta para que gestores possam definir modelos de produção, avaliar a eficácia de colaboradores, fornecer dados para levantamento dos custos de fabricação e dar informações para o planejamento da capacidade de geração de valor da empresa, pois, toda empresa busca meios para atingir melhores resultados. Por isso, ter controle sobre a produtividade dos colaboradores é fundamental para o crescimento. Dessa forma, o resultado da medição de trabalho para a empresa vem em forma de dados valiosos sobre o que seus funcionários são capazes. Como isso está diretamente relacionado ao sucesso do negócio, as informações são válidas para a definição de um planejamento de longo prazo.

Saber a produtividade dos colaboradores proporciona muitas vantagens para a empresa, como:

  • uso consciente dos recursos para atingir o nível de qualidade desejado;
  • redução dos custos de operação;
  • expansão no mercado e aumento do número de colaboradores;
  • diferencial competitivo.

Na verdade, essa variável está relacionada a boa utilização dos recursos disponíveis na empresa, entre eles, a mão de obra. Caso o resultado seja positivo, então, podemos dizer que o negócio é produtivo.

entender a importância da produtividade no trabalho e de ter controle sobre o que seus colaboradores estão produzindo

a medição de trabalho é fundamental para que todos os setores da empresa estabeleçam processos eficientes, para que as demandas sejam atendidas dentro de um período de tempo considerado ideal. a medição do trabalho também é importante no que diz respeito à avaliação do desempenho dos colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (70.6 Kb)   docx (561.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com