TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de reúso de aguas cinzas - Wetland

Por:   •  6/6/2017  •  Artigo  •  5.319 Palavras (22 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 22

IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE REUSO DE ÁGUAS CINZAS EM UMA RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR hipotética na cidade de vitória-es

Daniella Cristina Kattah Stauffer1; Ellen Egidio Hoffman1; Gabriela Pereira Viana1; Andrielly Moutinho Knupp²

  1. Acadêmicas de Engenharia Civil na Faculdade Brasileira – Multivix Vitória.
  2. Mestre em Engenharia Ambiental.

Resumo

Visando realizar um projeto para a diminuição do consumo de água em residências, surge a prática de reutilização de águas cinzas. Águas cinzas são todos os efluentes domésticos excluindo o resíduo sanitário, isto é, expurgos provindos de chuveiros, lavatórios, máquinas de lavar e tanques da área de serviço. Dentro desta perspectiva, este trabalho teve como objetivo apresentar a viabilidade técnica de implantação de um sistema de tratamento de água cinza em uma edificação residencial hipotética na cidade de Vitória-ES. Para isso foi feito a estimava da produção e do consumo de água de reuso (aproximadamente 20m³/mês e 9,70m³/mês respectivamente). Como resultado, obteve-se o sistema de coleta, tratamento e distribuição de água cinza. A coleta do efluente foi feita em todos os pontos geradores de água cinza e distribuída para os pontos onde não aja a necessidade de água potável, como por exemplo, em descargas de bacia sanitária e em torneiras externas objetivando a lavagem de pisos e rega de jardins. A estação de tratamento de água cinza (ETAC) da residência consiste em uma etapa de gradeamento para a remoção de sólidos grosseiros seguido de um reator anaeróbico e um wetland para a remoção de poluentes, e pela desinfecção com cloro para inativação de microrganismos nocivos à saúde humana. O sistema de tratamento foi desenvolvido em função de seu desempenho e facilidades na implantação e operação seguindo os critérios de segurança higiênica, de proteção ambiental e de estética do local a ser implantado.

Palavras-chave: Água cinza; reuso; reator anaeróbio; wetland.

Introdução

A água é um componente imprescindível para a existência da vida no planeta. Ter acesso a água tratada de boa qualidade é considerado um dos pré-requisitos para uma vida saudável. Embora a água existente seja um recurso renovável, em função do seu uso indiscriminado compromete a quantidade de água com qualidade disponível para consumo em diversas localidades. A grande demanda de água associada ao consumo inconsciente, o aumento da poluição dos mananciais e o crescimento desordenado da população, também são fatores que contribuem para este panorama. Nesse contexto, embora o Brasil possua um dos maiores patrimônios hídricos do planeta, é de fundamental importância o desenvolvimento de pesquisas que visem a racionalização do uso da água por meio de técnicas e procedimentos que resultem em conservação, sem que haja comprometimento dos usos fundamentais que mantém as áreas urbanas, ou seja, um equilíbrio entre a oferta e a demanda para garantir a sustentabilidade do desenvolvimento econômico social (GONÇALVES; BAZZARELLA; PETERS; PHILIPPI, 2006).

A prática de reutilização de água surge como uma alternativa para diminuição do consumo, o que implica numa redução da demanda sobre os mananciais de água e minimização da produção de efluentes. Neste contexto, a água é tratada como um recurso e não como um resíduo.

Em se tratando de reuso residencial, destaca-se as águas cinzas, águas provenientes do chuveiro, lavatório, banheira, tanque e máquina de lavar roupas, ou seja, todo o efluente doméstico excluindo o resíduo do vaso sanitário. Alguns autores excluem a contribuição de esgoto da cozinha por possuírem quantidade significativa de compostos como óleo e gorduras (BIRKS e HILLS, 2007). Esta água então, quando tratada pode ser utilizada para fins menos nobres como a rega de jardins, lavação de calçadas e descargas de vaso sanitário.

Para que o sistema de tratamento seja eficiente e garanta uma água tratada pura e saudável para o consumo humano, é necessário que se conheça as principais impurezas presentes na água, levando em consideração os parâmetros físicos, químicos e biológicos. Os parâmetros físicos estão associados a presença de sólidos na água. Os parâmetros químicos relacionados pela presença de matéria orgânica e o biológico é o relativo à presença de organismos patogênicos, causadores de doenças. (GONÇALVES et al., 2006)

Há diversas tecnologias aplicadas no tratamento de águas residuárias, como: filtro anaeróbio (FAn), reator sequencial em batelada (SBR), reator de manta de lodo anaeróbio (UASB), biorreator de membrana (MBR), filtro biológico aerado e wetlands construídos (WC). Neste estudo, a tecnologia utilizada para a estação de tratamento da água cinza (ETAC) da residência é o filtro anaeróbio e wetland construído procedido por uma etapa de desinfecção com pastilha de cloro. (KNUPP, 2013)

De acordo com Chernicharo (2007), “o filtro anaeróbio é uma unidade de contato na qual os esgotos passam através de uma massa de sólidos biológicos contido dentro do reator (...) difundindo-se através das superfícies do biofilme sendo então convertidos em metano e gás carbônico. O efluente é bastante clarificado e apresenta baixa concentração de matéria orgânica. ”

Os wetlands construídos são áreas alagadas artificialmente onde os fatores ambientais são controlados com o intuito de potencializar a função de filtro de água, removendo nutrientes, compostos orgânicos, contaminantes e outros poluentes. Devido ao seu baixo custo de implantação e pequeno impacto ambiental este sistema vem sendo utilizado em residências para o reaproveitamento de águas residuárias. (SALATI, 2003). É composto por macrófitas (plantas aquáticas), meio suporte e microrganismos como componentes no processo de tratamento e podem ser de fluxo horizontal, no qual o efluente flui por todas as camadas do meio suporte, ou vertical, onde o efluente distribui-se sobre a camada suporte penetrando verticalmente no sistema. (GERBER, W.; GERBER, M.; SCHULZ, G., 2003)

Tendo em vista a gestão de uso da água, o presente trabalho tem como objetivo a implantação de um sistema de reuso de águas cinzas em uma residência unifamiliar hipotética na cidade de Vitória-ES.

  1. METODOLOGIA

  1. descrição DA EDIFICAÇÃO

A residência consiste em uma casa hipotética localizada na cidade de Vitória-ES, de alto padrão contendo dois pavimentos e com ocupação estimada em 4 pessoas.

Para o estudo, é relevante citar os ambientes envolvidos no sistema. O pavimento superior é composto por três banheiros, e uma varanda e o pavimento inferior por uma cozinha, uma área de serviço, dois banheiros, varanda com garagem, e por um jardim interno e externo. A figura 1 mostra as plantas baixas de todos os pavimentos da casa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.1 Kb)   pdf (2.3 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com