TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O APROVEITAMENTO DE ÁGUA CINZA PARA USO NÃO-POTÁVEL EM RESIDÊNCIAS

Por:   •  15/2/2018  •  Seminário  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão

Programa de pós-graduação em Modelagem e Otimização

_______________________________________________________________

APROVEITAMENTO DE ÁGUA CINZA PARA USO NÃO-POTÁVEL EM RESIDÊNCIAS

_______________________________________________________________

Doscente: Rafael de Paiva Moura

Orientador: Heber Martins de Paula

  1. Questão

Quais as possíveis utilizações para as águas cinzas, advindas de residências, após estas passarem por tratamentos químicos e/ou biológicos?

  1. Importância do tema

O reuso de águas cinza apresenta-se como uma alternativa de ampliação de oferta de água que pode contribuir para a conservação dos recursos hídricos perante a escassez da água, não apenas pela qualidade, mas também pela quantidade (LEITE e MORUZZI, 2016)

  1. Evidências

3.1 Cores das águas

A caracterização dos diferentes tipos de águas residuárias é importante para os projetos de reuso. Bazzarella elucida que quanto mais informações se adquira sobre o efluente a ser tratado, melhor se poderá caracterizá-lo e, assim, escolher o tratamento mais adequado, atendendo aos requisitos de qualidade exigidos para o reuso que se deseja.

Partindo desse pressuposto, entende-se por água cinza (greywater) como sendo as águas servidas, excluindo o efluente dos vasos sanitários (OTTERPOHL, 2001). Ou seja, é a água residuária advinda do uso de chuveiros, máquinas de lavar roupas, dentre outros.

  1. Tipos de reuso

Os reúsos podem ser classificados segundo Mancuso e Santos (2003) em potável e não-potável. Bazzarella (2005) divide o reuso potável em direto e indireto. O direto se dá quando o esgoto é recuperado por meio de tratamento avançado e reutilizado diretamente no sistema como água potável e o indireto ocorre quando o esgoto, após o tratamento, é disposto nas coleções de águas superficiais ou subterrâneas para diluição purificação natural e subsequente captação, tratamento e finalmente utilizado como água potável.

Quando ao uso não-potável, ele pode ser: para fins agrícolas, domésticos, industriais, recreacionais, dentre outros. O reuso de águas cinzas é do tipo não-potável, devido aos constituintes químicos que compõem essas águas.

  1. Método e Lógica

Para realização da pesquisa será realizado o levantamento bibliográfico necessário acerca do tema, para que o autor possa discorrer com propriedade sobre os temas pertinentes à pesquisa.

Em seguida, espera-se realizar análises e caracterizações de diversas amostras de águas cinzas, a fim de realizar o levantamento dos principais constituintes deste tipo de água, bem como propor o tratamento mais adequado e a finalidade da água após a realização do tratamento escolhido.

Finalmente, espera-se propor um sistema de tratamento para as águas cinzas. Sistema este que seja eficiente do ponto de vista técnico e econômico, levando em considerações aspectos construtivos e financeiros para instalação.

  1. Referências

BAZZARELLA, B. B. Caracterização e aproveitamento de água cinza para uso não-potável em edificações. Pós-graduação em Engenharia Ambiental. Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória – ES, 2005.

MANCUSO, P. C. S.; SANTOS, H. F. Reúso de água. Barueri-SP: Manole, 2003.

OTTERPOHL, R.; GROTTKER, M.; LANGE, J. Sutainable water and waste
management in urban areas. Water Science Technologies. V. 35, N. 9, p. 121-133,
1997.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (127.8 Kb)   docx (947.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com