TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Da Garantia Da Qualidade

Artigo: Sistemas Da Garantia Da Qualidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 4

Leia atentamente o Estudo de Caso do Grupo Gerdau e responda:

a). Quais foram as diferentes eras da qualidade visitadas pela Gerdau ao longo do período descrito?

Controle Estatístico da Qualidade;

Gestão da Qualidade Total;

Garantia da Qualidade.

A Gerdau sempre em busca da qualidade de seu produto passou pela era do Controle estatístico de qualidade, em seguida veio à era da Gestão da qualidade total, e por fim entra na era da Garantia da qualidade.

b). Quais são as principais características do modelo de gestão da qualidade atual da Gerdau?

A Gerdau utiliza diversas Ferramentas de Gestão em seus processos. A área de Tecnologia de Gestão da Gerdau é responsável pela implementação e pelo gerenciamento dos conceitos, métodos e ferramentas de Gestão, criando processos padronizados e de alta qualidade.

Conheça mais sobre as Ferramentas de Gestão utilizadas pela Empresa:

Gestão de Rotina

5S , Análise da Causa Fundamental – 5 Porquês, Auditoria de padrões, Avaliação de processos, CEP – Controle Estatístico do Processo, Kanban , Mapa de processo, Método de Cumbuca, Padronização, Tratamento de Falhas, Troca Rápida de Ferramentas.

Gestão de Melhorias e Inovação

5W1H, 7 Ferramentas da Qualidade , 7 Ferramentas do Planejamento , Análise do Fluxo de Valor, Benchmarking, Brainstorming , FMEA, Gerenciamento de Projetos, GSP – Grupo de Solução de Problemas, MASP, Plano de Ação Anual, QFD, Seis Sigma.

O Gerdau Business System - GBS é o sistema de gestão da Gerdau que, definido em conjunto com as operações de negócios, consolida e transfere as melhores práticas, através de processos padronizados. Desta forma, potencializa os resultados globais e assegura a Gerdau como uma empresa integrada e competitiva.

1. Quais são as principais características das eras da qualidade? Escolha uma organização que você conhece bem e classifique em qual das eras ela melhor se caracteriza.

Inspeção: Verificar problema a ser resolvido, uniformidade do produto e instrução de medição.

Controle estatístico da Qualidade: Controlar a qualidade com ferramentas e técnicas estatísticas.

Garantia da qualidade: Coordenação dos processos de padronização com ferramentas de melhoria continua.

2. Quais os aspectos da qualidade enfatizados por Deming e Juran e em que aspectos eles divergem?

Deming (Mann, Nancy. Deming - As Chaves da Excelência. São Paulo, Makron Books, 1992), considerado o “pai da qualidade”, apresenta a seguinte definição: “É o controle da variação do processo e sentir orgulho do trabalho”.

Para Juran (Juran, J.M. Planejando para a qualidade. São Paulo: Pioneira, 1990), um dos principais teóricos do assunto, define qualidade como: “Satisfação do cliente e ausência de defeitos”.

3. O que é TQC? Faça uma pesquisa na Internet e identifique empresas que adotam este modelo.

TQC, Total Quality Control (Controle de Qualidade total), O primeiro conceito relacionado à qualidade referia-se ao enquadramento dos produtos/serviços dentro de suas especificações técnicas. Ou seja, qualidade era igual à ausência de defeitos no produto final, o que, por sua vez, era verificado na medida exata da intensidade de inspeções realizadas. Mais tarde, o “controle estatístico do processo” permitiu a extensão do conceito de qualidade ao processo, passando o controle da qualidade, a englobar também as condiçõesem que o produto é produzido. Entretanto, o conceito de qualidade ainda passaria por mais algumas mudanças incorporando o conceito de “custo da qualidade”, e depois de, “defeitos-zero”, chegando enfim, a englobar a satisfação ou superação das expectativas de todos os interessados.

As empresas de Guarulhos que trabalham com TQC são:

• CRW Plásticos;

• Dixie Toga;

• Estampotec;

• Braspar parafusos.

4. O que é ISO 9000? Cite nomes de empresas certificadas na cidade de Guarulhos.

A ISO (instituto internacional de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com