TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas De Apoio à Decisão

Monografias: Sistemas De Apoio à Decisão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 3

1. Qual o papel dos sistemas de informação na resolução de problemas organizacionais?

R: Desenvolver softwares de Apoio à Decisão dos quais ajudam as empresas nas suas tomadas de decisões com uma solução rápida, simples e segura.

2. Quais conhecimentos em sistemas de informação são essenciais para todas as áreas de negócios?

R: Conhecimento das regras de negócio, se o software se adequa a esta regra e achar um enlace entre elas.

3. O que são processos de negócios? Que papel desempenham nas organizações?

R: Processos de negócios é a rotina que uma empresa tem que faz com que se organize e tenha o controle dessas rotinas, por exemplo, controle de estoque, entrada e saída de mercadorias, horário dos funcionários, etc.

4. Identifique e descreva os diferentes níveis de uma empresa e suas necessidades de informação.

R: Nível Estratégico (nível de topo)- São tomadas decisões estratégicas; são complexas e exigem informação bastante variada e ao nível das relações da organização/meio envolvente, não se exige muita especificidade. Estão incluídas nela a definição dos objectivos e a elaboração de políticas gerais da organização. A informação provém de fontes externas à organização e também dos outros níveis hierárquicos.

Nível Táctico (nível intermédio)- Onde têm lugar as decisões tácticas e que exigem informação pormenorizada, com alguma triagem, havendo responsabilidades na interpretação da informação, que provém de fontes internas e sendo obtida com alguma frequência.

Nível Operacional (nível de base)- Aqui são tomadas as pequenas decisões ou as decisões operacionais. Decisões para problemas bem definidos cuja resolução é, muitas vezes, baseada em dados factuais programáveis e através da aplicação de rotinas informáticas. São necessárias informações pormenorizadas e bem definidas, provenientes essencialmente do sistema interno, com vista a acções imediatas.

5. Quais são as características dos SIGs? Em que eles diferem dos SPTs? E dos SAEs?

R: SIG (Sistemas de Informação Gerencial)

É um sistema de informações gerenciais, de nível tático, que irá processar e transformar dados em informações, que serão darão suporte ao processo decisório da empresa. O SIG é projetado para oferecer informações seguras ao executivo. Entre os benefícios do SIG, destacam-se: Melhoria na produtividade setorial e global, melhoria nos serviços realizados e oferecidos, melhoria na tomada de decisão, promove maior interação entre os tomadores de decisão, fornece melhores projeções dos efeitos das decisões, melhorias na estrutura organizacional, redução do grau de centralização de decisões na empresa, entre outras.

SPTs - Sistemas de processamento de transações, somente realiza e registra transações.

A diferença entre os SIGs e os SPTs é que o primeiro trabalha a nível tático das organizações, trabalham a nível gerencial e o segundo dão suporte aos sistemas de transações.

Automação de escritório (AE) é um conceito que envolve o uso de equipamentos de informática e softwares para criar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com