TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas De Armazenamento

Trabalho Universitário: Sistemas De Armazenamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  4.737 Palavras (19 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 19

FELIPE DE ALBUQUERQUE

THAYRON CHAGAS CORREA CARNEIRO

MARCIA CRISTINA DE ALMEIDA

SARAH REGINA MENDES

LEANDRO FRANCISCO CAMARGO DE SOUZA SILVA

CAYO SANDER DE SOUZA MUNIZ

FELIPE RODRIGO DA SILVA

DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO

Trabalho semestral apresentado á Faculdade de Tecnologia de Itapetininga, como exigência parcial para obtenção de nota em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, sob a orientação do Prof. Rodrigo.

Itapetininga

Setembro/2013

RESUMO

Este trabalho tem em vista apresentar as várias formas de dispositivos de armazenamento de dados existentes no mercado hoje, exibindo as características periféricas e suas tecnologias gerais, mostrando assim a evolução e sua necessidade de crescimento para os próximos anos. Também tangenciar as funcionalidades de cada item e saber quais são suas utilidades. Buscamos os comparativos de vantagens e desvantagens entre os diferentes formatos.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 6

2. DISPOSITIVOS MAGNÉTICOS 7

2.1 HARD DISK 7

2.2.1 Gravação do Disquete 12

2.3 SUPERDISK 13

2.3.1 Gravação 14

2.4 ZIP DRIVE 14

3. DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS 15

3.1 CARTÕES SD 16

3.2 PEN DRIVE 17

3.2.1 A evolução do Pen Drive 17

3.2.2 A tecnologia do Pen Drive 18

3.2.3 O futuro do Pen Drive 20

4 DISPOSITVOS ÓPTICOS 20

4.1 CD-ROM 20

4.2 CD-RW 21

4.3 DVD-R 21

4.4 BLU-RAY 22

5 FITAS DE BACKUP 25

5.1 DDS OU FITAS DE BACKUP DAT 26

5.2 DLT (Digital Linear Tape) E SDLT (Super DLT) 26

5.3 ULTRIUM LTO (Linear Tape Open) 27

6 NETWORK-ATTACHED STORAGE 28

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS 30

REFERÊNCIAS 31

SITES 31

1. INTRODUÇÃO

Os dispositivos de armazenamento são dispositivos com capacidade para armazenar informações (dados), programas para uma consulta posterior.

Existem três tipos de dispositivos de armazenamento, são eles os: Magnéticos, Eletrônicos e os Ópticos.

Dispositivos Magnéticos: São os mais antigos e mais utilizados atualmente, por permitir uma grande densidade de informações, ou seja, uma grande capacidade de armazenar dados em um pequeno espaço físico.

Dispositivos Ópticos: São utilizados para o armazenamento de informações multimídia, sendo amplamente aplicadas no armazenamento de filmes, músicas. Também são muito utilizados para o armazenamento de programas, sendo especialmente para a instalação do mesmo no computador.

Dispositivos eletrônicos: É o mais recente e é o que mais oferece perspectiva para evolução do desempenho na tarefa de armazenamento por não possuírem artes móveis, apenas circuitos eletrônicos que não precisam se movimentar.

E além dos dispositivos de armazenamento citados neste trabalho temos também o NAS (Network-Attached Storage) que é um dispositivo dedicado ao armazenamento dentro de uma rede que provem acesso heterogêneo aos dados para os clientes desta rede.

2. DISPOSITIVOS MAGNÉTICOS

2.1 HARD DISK

Segundo o Livro "Memórias do Computador" de Vera Dantas/ Sonia Aguiar, um HD é “um sistema de armazenamento de alta capacidade (que permite armazenar arquivos e programas). Ao contrário da memória RAM, os dados gravados não são perdidos quando se desliga o micro, assim, todos os dados e programas ficam gravados no disco rígido.”. O HD é bem diferente do Disquete comum, mesmo sendo uma mídia magnética, ele é composto por vários discos empilhados dentro de uma caixa "blindada", pois qualquer partícula de poeira que entrar pode danificar o HD, já que ele trabalha em alta velocidade.

Os dados do HD são gravados em uma mídia magnética, parecida com um DVD. E essa mídia é muito sensível, se receber muito impactos podem se deslocar e o HD perde a utilidade, quando isso ocorre é praticamente impossível recuperar os dados do HD.

Tendo em vista a evolução dos computadores e a necessidade de armazenamento mais capacitada para o uso diário de usuários comuns da informática, foi percebido que havia uma enorme necessidade de melhorias no uso de mídias de armazenamento.

As necessidades buscadas nessas dessas mídias no mercado fez com que melhorias em suas capacidades de armazenamento, cada vez maiores e seus tamanhos cada vez mais reduzidos.

O HD (Hard Drive) pode ser considerado o tipo de dispositivo de armazenamento mais antigo que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com