TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas De Informaão

Exames: Sistemas De Informaão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  1.717 Palavras (7 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 7

DESAFIO

Para administrar uma empresa é essencial estar atualizado de todas as informações, números e valores que trafegam dentro e no meio empresarial. Estas informações, por meio de sistemas gerenciais, trafegam numa velocidade surpreendente, proporcionando agilidade nas tomadas de decisões, mas o tempo perdido para manipulação das informações pode resultar em prejuízos irreparáveis.

Pensando em como obter essas informações, que o Sr. Antônio Carlos Zadabbaxizy da empresa Life TT Easy, fabricante de bicicletas, vem buscando soluções para enfrentar este problema. A Life TT Easy está no mercado há cinco anos e, desde então, vem crescendo de uma forma que o Sr. Antonio já não consegue ter o controle de todas as informações e em curto período de tempo. A empresa cresceu significativamente em reflexo à preocupação da população com a qualidade de vida.

Sua intenção é contratar uma empresa para integrar novos módulos ao seu sistema ERP (Enterprise Resource Planning), em que consiga controlar seu fluxo de caixa junto ao setor de cobrança, monitorar e controlar as vendas e seus representantes junto ao setor de assistência técnica. E ainda, poder coletar opiniões de seus clientes, uma vez que a Life TT Easy atende todo território nacional. Tudo isso, para que o Sr. Antônio tenha o controle e uma assertividade maior nas tomadas de decisões. Seu desejo também é integrar as tabelas de preços, de impostos, de produtos e mapear as regiões de seus clientes para reduzir custo e aumentar a rapidez nas entregas. Seu filho Antonio Junior acha interessante também, a criação de um e-commerce (comércio eletrônico) como opção de vendas, uma vez que em algumas regiões o representante não chega.

Sobre todos os pontos levantados para o melhoramento do sistema de informação, o Sr. Antonio está preocupado com a mão de obra, o custo benefício e a forma de implantação para o novo projeto de sistema de informação. Por isso, Life TT Easy está procurando a sua empresa para prestar este serviço. Para isso, será necessário mostrar-se competente criando soluções funcionais e eficientes.

Objetivo do Desafio

Elaborar um conjunto de relatórios que demonstrem a viabilidade das soluções para integrar ao sistema ERP da Life TT Easy, fornecendo soluções práticas e eficientes na questão de relatórios de informações de gerenciamento, bem como incluir tabelas e gerenciar as vendas externas. Tudo isso, deverá trazer à empresa um resultado positivo, agregando valor ao seu produto e reduzindo seus custos operacionais.

Passo 2 (Equipe) 

1. Explicar quais atividades são executadas pelo sistema de informação? 

Os sistemas de informação têm por objetivo gerar informações para a tomada de

decisões, os dados são coletados, processados e transformados em informação. STAIR (1998), afirma que: “... sistemas de informação é uma série de elementos ou componentes

inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam

(saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback”.

• Entrada - envolve a captação e reunião de elementos que entram no sistema para

serem processados;

• Processamento - envolve processos de transformação que convertem insumo (entrada)

em produto;

• Saída - envolve a transferência de elementos produzidos por um processo de

transformação até seu destino final.

Com isso, os Sistemas de Informação podem:

Melhorar o fluxo de informações na organização

Integrar todos os departamentos da mesma

Permitir uma melhor aquisição dos dados internos e externos.

Permitir também o melhor uso desses dados.

“Devido a crescente demanda de informações pelos gestores, existe quase uma obrigação de se utilizar sistemas de informações para gerenciar e filtrar os dados recebidos e transformá-los em informações úteis para a organização. [...] A necessidade de que as organizações sejam inteligentes, diante das mudanças constantes da sociedade da informação, faz com que elas também se modifiquem e requeiram planejamento de suas informações auxiliadas pelos recursos da Tecnologia da Informação”.(Rezende 2002)

2. Descrever o que o sistema de informação pode trazer em termos de soluções nos problemas organizacionais das empresas focando a empresa Life TT Easy? 

Tem-se dificuldade em avaliar quantitativamente os benefícios oferecidos por um

sistema de informação gerencial, porém OLIVEIRA (2002) afirma que o sistema de informação gerencial pode, sob determinadas condições, trazer os seguintes benefícios para as

empresas:

• Redução dos custos das operações;

• Melhoria no acesso às informações, proporcionando relatórios mais precisos e

rápidos, com menor esforço;

• Melhoria na produtividade;( Consiga controlar seu fluxo de caixa junto ao setor de cobrança, monitorar e controlar as vendas e seus representantes junto ao setor de assistência técnica. )

• Melhoria nos serviços realizados e oferecidos;( criação de um e-commerce (comércio eletrônico) como opção de vendas )

• Melhoria na tomada de decisões, por meio do fornecimento de informações

mais rápidas e precisas;(O controle e uma assertividade maior nas tomadas de decisões. )

• Estímulo de maior interação dos tomadores de decisão;

• Fornecimento de melhores projeções dos efeitos das decisões;

• Melhoria na estrutura organizacional, para facilitar o fluxo de informações;

• Melhoria na estrutura de poder, proporcionando maior poder para aqueles que

entendem e controlam os sistemas;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com