TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas De Informaçao

Trabalho Universitário: Sistemas De Informaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  1.316 Palavras (6 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 6

Trabalho de Sistemas de Informação

Parte I

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir.

• Levantar dados e empreender uma abordagem sistêmica no trato dos problemas de distribuição da informação.

• Abstrair, representar, organizar e viabilizar soluções de software para diferentes domínios de aplicação.

• Tomar decisões e saber implementá-las.

Produção Acadêmica

Relatórios parciais elaborados no final de cada etapa.

Participação

Esta atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos deverão:

• Organizar-se, previamente, em equipes de até 6 participantes.

• Entregar seus nomes, matrícula e e-mails ao professor da disciplina. Observar, no decorrer das etapas, as indicações: Aluno e Equipe.

Padronização

O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padrão:

• Em papel branco, formato A4.

• Com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm.

• Fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta.

• Espaçamento de 1,5 entre linhas.

• Se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas.

Com capa, contendo:

 Nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina.

 Nome e Matrícula de cada participante.

 Título da atividade.

 Nome do professor da disciplina.

 Cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

DESAFIO

Devido ao crescimento no mercado calçadista, a empresa ERXZZ, que atua há cinco anos nesta área, está passando por mudanças ocasionadas pela sua expansão. Com o objetivo de aumentar sua produtividade e qualidade, contratou um grupo de novos profissionais e pretende aproveitar o momento para reformular seu sistema de informação adotando novas tecnologias que possibilitam trabalhar com o grande aumento no volume de dados.

A empresa possui uma carteira de clientes volumosa e diversificada e um número de fornecedores reduzido. O relacionamento com os clientes é intenso e se inicia com a equipe

de vendas que obtém o recebimento dos pedidos dos clientes e a verificação de sua aceitação referente ao preço e prazos estabelecidos. Uma segunda equipe de profissionais é responsável por conferir os pedidos, verificar a disponibilidade no estoque e fazer a solicitação aos fornecedores, caso os itens solicitados não estejam armazenados. A relação entre a entrada de pedidos e a solicitação de material aos fornecedores é um fator de problemas na organização. Muitas vezes ocorre de solicitar itens existentes no estoque aos fornecedores, ou então efetuar uma duplicação da venda, gerando um volume irreal ao final de cada dia. Além disto, todo o processo é realizado de forma manual, o que torna o processo lento.

Torna-se evidente que, com a estratégia de crescimento da empresa, será necessário desenvolver um sistema de informação que integre o setor de vendas, controle de estoque e pedidos aos fornecedores otimizando os recursos e aumentando a satisfação dos clientes.

A equipe de Tecnologia da Informação (TI) da empresa ERXZZ foi chamada para uma reunião e o desafio de propor a solução deste problema foi lançado à equipe.

Objetivo do Desafio

Elaborar a proposta de um sistema de informação que integre o setor de vendas, controle de estoque e pedidos aos fornecedores de uma empresa.

ETAPA 1 (tempo para realização: 4 horas)

Aula tema: Conceito de sistemas: Modelando um sistema. Importância das informações para as organizações. As relações entre sistema e ambiente.

Esta atividade é importante para que você compreenda os conceitos sobre o valor da informação para uma organização e os diferentes níveis hierárquicos da informação.

Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

Escolher a sua equipe de trabalho e entregue ao seu professor os nomes, matrícula e e-mail dos alunos. A equipe deve ser composta por, no máximo, 6 alunos.

Passo 2 (Aluno)

Ler o artigo: Delineando o valor do Sistema de Informação de uma Organização. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n1/v29n1a2.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2012. Focalizar sua leitura na importância da informação dentro das organizações.

Passo 3 (Equipe)

Reunir em equipe e verificar quais informações são importantes no caso citado como desafio. Citar 3 informações necessárias para a empresa que estão disponíveis de forma correta e dentro do tempo esperado, e outras três que não estão nestas condições. Justificar sua resposta.

Passo 4 (Equipe)

Produzir um texto que apresente as informações levantadas no Passo 3, que reúna as principais ideias e justificativas da equipe. Entregar o texto ao professor da disciplina um relatório

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com