TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas De Informação

Artigo: Sistemas De Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

A aprendizagem e a inovação são uma das temáticas de maior relevo actualmente, devido a vários factores: estudos que têm sido efectuados ao nível das Learning Organizations, importância conscientemente crescente que vem sendo dada à formação profissional e ao investimento intelectual, cultural e financeiro que, ainda tímido, já começa a emergir no enorme horizonte de importância que tem a inovação e o desenvolvimento. Todos estes factores são cruciais ao nível da sobrevivência da organização e ao valor acrescentado que ela produz e liberta para si e para o mercado.

Um capítulo sobre a negociação e a mediação permite trazer para o campo da reflexão e discussão um tema que tem tido abordagens muito diversificadas como é o conflito. A posição assumida vai no sentido de aproveitar o conflito como um acontecimento da organização e, como tal, não deve ser encarado como uma ameaça mas sim como algo que deve e merece ser adequadamente gerido e dessa forma constituir uma oportunidade de desenvolvimento e crescimento individual, grupal e organizacional.

Também é dado relevo aos processos de negociação e mediação enquanto transversais a todas as áreas da organização e com implicações muito significativas e directas na gestão das pessoas e, mais especificamente, na gestão de comportamentos racionais e emocionais que compõem as diversas realidades organizacionais.

Por fim, aborda-se um tema que actualmente, por razões muito diversas, surge como um dos mais mediatizados e popularizados no comportamento organizacional: o trabalho em equipa. Não devendo ser a panaceia que resolve todos os males da organização, o trabalho em equipa pressupõe a assumpção de vários comportamentos organizacionais que efectivamente o favoreçam, favoreçam o seu surgimento nas organizações e que destas duas formas o mesmo possa ser de facto uma vantagem competitiva para as organizações.

Muitos outros temas poderiam ser abordados como, por exemplo: empenhamento, motivação, stresse, justiça, tomada de decisão, cultura, tecnologia, mudança, produtividade, poder, ética, etc., mas variadas razões conduziram a ter de se efectuar opções consonantes com o originalmente definido.

A riqueza do comportamento organizacional também se afirma pela multiplicidade de áreas que abarca e pela dimensão que as mesmas assumem ou podem assumir. Por tudo isto esperamos ter colocado neste “produto”, aqui designado por comportamento organizacional, um pouco mais à vista o iceberg, tendo a clara noção do imenso que continua submerso mas disponível para outros e novos desafios.

Desfrute dos temas. Mais do que a correcta resolução dos exercícios ou a consciência da matéria sabida é que a mesma seja para si, um ponto de partida para novas reflexões, novas abordagens, novas questões e dúvidas e vontade de querer ir sempre um pouco mai

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com