TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas De Informação

Ensaios: Sistemas De Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  5.847 Palavras (24 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 24

RESUMO

Com o crescimento cada vez mais significante na área da informação e marketing no mercado, as empresas vêm buscando metas rígidas para a competitividade no mercado. Através da tecnologia da Informação conseguem gerenciar todas as informações geradas pelo seu negócio, melhorias no fluxo de comunicações com os parceiros comerciais, confiabilidade e redução de custos, controlar, organizar, planejar com mais efetividade e com eficiência, etc.

Utilizando as ferramentas da TI, tais como: - os sistemas de informação operacional, gerencial, especialista, estratégico, etc; ou também a ERP (Enterprise Resource Planning), o CRM (Customer Relationship Manager), dependendo da necessidade de cada empresa.

Esse trabalho tem como objetivo demonstrar essas ferramentas disponíveis na TI para que possamos saber aplicar nas empresas sabendo seus objetivos, necessidades e metas de cada uma.

Palavras-chaves: Sistemas de informação. Tipos de sistemas.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 fundamentos da informação 4

2.1 Sistema de Informação Operacional 4

2.2 Sistema de Informação Gerencial 4

2.3 Sistema de Suporte a Decisão 5

2.4 Sistema de Suporte Executivo 6

2.5 Sistema de Informação Estratégica 7

2.6 Sistema de Automação de Escritório 7

2.7 Sistema de Informação Especialista 8

2.8 Sistema de Informação para Operações 10

2.9 ERP Enterprise Resource Planning 11

2.10 CRM Customer Relationship Manager 12

2.11 Cenário nossa Locadora de Livros 13

2.12 Evolução da Computação de 1995 a 2012 14

2.13 Modelos web de Locação de Livros 21

3 CONCLUSÃO 22

4 REFERÊNCIAS 23

1 INTRODUÇÃO

Na atualidade da era da informação, esta sendo cada vez mais exigindo das organizações uma gestão eficiente, a qual conseguiu pela utilização de recursos inteligentes oferecidos pelo sistema de informação e tecnologia de informação.

A tecnologia da informação oferece aprimoramentos tecnológicos e computacionais com objetivo de gerar mais informações, e os sistemas de informação estão cada vez mais usados nas organizações com objetivo de redução de custos, atingir metas, etc.

O desenvolvimento e a evolução das organizações é o fruto do conhecimento em evolução e da informação, seja ela estratégica, seja ela a nível especialista, o que presenciamos é que estamos em um mercado cada vez mais competitivo.

2 FUNDAMENTOS DA INFORMAÇÃO

2.1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO OPERACIONAL

O “SIO” é o sistema responsável pelo processamento das operações e transações rotineiras e cotidianas, auxiliando aos gerentes operacionais em atividades repetitivas do seu dia-a-dia, tendo como controle das transações organizacionais, tais como:

-vendas, contas a receber e pagar, acompanhamento e processamento de pedidos, fluxo de matérias primas, depósitos a vista, folhas de pagamento entre outros. Todas as informações devem ser de fácil acesso, tendo em vista constante atualizações necessárias.

De forma simples, o papel do SIO é processar transações eficientes, controlar processos industriais, apoiar comunicações e colaboração e atualizar bancos dedados da empresa.

2.2 SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

STAIR (1998, p.278), assim define, “o propósito básico de um SIG é ajudar a empresa a alcançar suas metas, fornecendo a seus gerentes detalhes sobre as operações regulares da organização, de forma que possam controlar organizar e planejar com mais efetividade e com maior eficiência”; para BATISTA (2004, p. 22), sistema de informação gerencial:

É o conjunto de tecnologias que disponibilizam os meios necessários à operação do processamento dos dados disponíveis. É um sistema voltado para a coleta, armazenagem, recuperação e processamento de informações usadas ou desejadas por um ou mais executivos no desempenho de suas atividades. É o processo de transformação de dados em informações que são utilizadas na estrutura decisória da empresa proporcionam a sustentação administrativa para aperfeiçoar os resultados esperados.

2.3 SISTEMA DE SUPORTE A DECISÃO

Um “SSD” é um conjunto de pessoas, procedimentos, software, banco de dados e dispositivos utilizados para dar suporte à tomada de decisões específica de um problema.

O SSD obtém e processa dados de fontes diferenciadas: tem capacidade de manipular dados externos em uma organização e integrar esses dados com dados internos. Proporcionando assim flexibilidade de relatórios: assim sendo os gerentes podem obter as informações que desejam, apresentando no formato que compreende as necessidades e preferencias das soluções de problemas; Possuindo orientação tanto textual quanto gráfica: produção de textos, desenhos lineares, tabelas, curvas de tendência, gráficos pizza, etc.

“É um sistema interativo, sob o controle do usuário, que oferecem dados e modelos para dar suporte à discussão e a solução de problemas semi-estruturados”. (Laudon, 1999, p.354).

Componentes de um SSD (adaptado de Laudon, 1999 p.355).

Os SSD dá suporte à tomada de decisões mais complexas a partir da adoção de variados modelos que permitem uma visão mais ampla das informações contidas no seu “BD”. “Os gerentes frequentemente desempenham um papel ativo no desenvolvimento e na implementação do SSD, que opera sobre uma perspectiva gerencial e reconhece os diferentes estilos gerenciais e tipos de decisões exigem sistemas diferentes”. (Stair e Reinolds, 2002, pág.19)

2.4 SISTEMA DE SUPORTE EXECUTIVO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com