TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas De Informação

Artigos Científicos: Sistemas De Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.350 Palavras (6 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 6

Sistemas de Informação

INTRODUÇÃO:

O ciclo de vida natural de um sistema de informação abrange diversos fatores importantes, como:concepção é o nascimento do sistema, também chamado de projeto, após esse nascimento é necessário a montagem do mesmo, que pode ser entendido como execução do objeto que foi pensado. A implantação vem logo em seguida, em forma de teste para uma certeza prévia, ou seja, as implementações poderão ser feitas a partir do sistema ser pensado, construído, testado, pois para designar as devidas funções e correções de erros específicos que poderão ocorrer durante o uso de sistema é necessário tempo e gastos. Futuramente implantado os sistemas poderão passar por fases de mudanças ou da própria correção de erros temporais, a essa fase dá-se o nome de manutenção do sistema, pois o mesmo pode ser atualizado, revisado e corrigido. No decorrer da utilização poderá ser percebido erros cruciais, que poderão trazer prejuízos para a empresa que o adota , ocorrendo então a descontinuidade do sistema, ou seja, uma substituição. Esse processo todo continua até chegar à fase de “maturidade”, que é a utilização plena com satisfação de ambas as partes, cliente e usuário.

Para uma análise completa se faz necessário pensar em uma empresa, dividi-la em estruturas, as mesmas ficarão responsáveis por dar continuidade no crescimento da empresa. A mesma foi particionada da seguinte forma, primeiramente teremos uma análise do sistema operacional, após do sistema gerencial, que irá interceptar, ou ligar, as várias estruturas internas e por último uma análise do sistema estratégico.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO OPERACIONAL - SIO

Conceito:

São os sistemas de informação que monitoram as atividades elementares e transacionais da organização.

Objetivo:

Sendo que seu propósito principal é o de responder a questões de rotina e fluxo de transações, como, por exemplo, vendas, recibos, depósitos de dinheiro, folha etc. Esta inserida dentro desta categoria os sistemas de processamento de transações. Os objetivos específicos do SIO de uma locadora de veículos são:

• Permitir o controle dos cadastros gerais de uma frota de veículos.

• Emitir relatórios analíticos para acompanhamento de toda a frota de veículos.

• Apresentar as reservas da frota de veículos para o dia, bem como as suas manutenções (documentação, limpeza, mecânica, abastecimento, etc).

• Permitir gerar os relatórios diários de reservas e locações efetuadas e também os relatórios de cadastros gerais do sistema com os perfis de usuários, de veículos, de departamentos ede cidades.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL – SIG

Conceito e Objetivo de um sistema de informação gerencial – (SIG):

Responsável por prover a organização das informações que a empresa necessita de forma regular e precisa. Se torna o sistema que transforma dados em informações, com o objetivo de fornecer aos tomadores de decisão da devida organização uma espécie de feedback sobre as ocorrências da empresa, para eles obtenham o conhecimento necessário sobre os ponto importantes de cada área, e com isso, formulando meios para a decisão segura.

Pontos importantes de um sistema de informação gerencial

• Envolvimento adequado da alta e média administração com o sistema.

• Competência por parte das pessoas envolvidas no devido processo.

• Uso de um plano mestre, mais chamado de “MASTER PLAN”.

• Atenção especifica aos objetivos da empresa.

• Habilidade necessária dos executivos na tomada de decisão.

• Apoio global dos vários planejamentos da empresa.

• Dados atualizados.

Intenções do sistema de informações gerenciais:

• Redução dos custos das operações

• Melhoria no acesso à informações, proporcionando relatórios precisos e rápidos.

• Melhoria na produtividade

• Melhoria nos serviços utilizados e prestados.

• Melhoria nas tomadas de decisões

• Fornecimento de melhore projeções dos efeitos das decisões

• Melhoria na estrutura organizacional, para facilitar o fluxo de informações.

Pilares da informação gerencial:

Integridade: A informação deve ser fidedigna, ou seja, de forma que se possa tomar decisões sobre ela com o mínimo de risco.

Disponibilidade: A informação deve estar disponível para quem irá utilizá-la, na hora adequada.

Conhecimento: Informação utilizada de forma a auxiliar no processo decisório e nas mudanças da empresa.

Abaixo encontra-se um fluxograma de um sistema de informações gerenciais:

Pensando num sistema de informação gerencial para uma locadora de veículos, obtemos a seguinte conclusão, ao observarmos que os gastos feitos para conseguirorganizare sustentar a locadora influencia diretamente nos valores de locação do veículo. Os pontos mais influenciáveis são:

Pesquisa de mercado: A avaliação de um determinado território e o que nele poderá ser benéfico para o crescimento e sustentação da locadora. Baseados em opiniões, pesquisas de campo dentre outros, para saber se seria apropriada a devida localidade.

Localização da locadora: Com a intenção de garantir a obtençãodo público alvo, a localização se torna um importante fator para o contato com cliente de diversos perfis.

Atendimento ao cliente:Conhecimento é a ferramenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com