TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas De Informação

Artigos Científicos: Sistemas De Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  1.264 Palavras (6 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 6

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia o texto abaixo e responda as questões a seguir. Em sua resposta faça sempre a associação com o contexto apresentado no caso.

Um sistema de processamento de pedidos

Uma empresa processa mais de 10.000 pedidos de clientes por mês, utilizando um estoque classificado em mais de 1.000 artigos de escritório armazenados no depósito da companhia. Cerca de 60 estações de trabalho de PCs, muitas com impressoras, estão instaladas na sua sede e conectadas em uma rede local a vários servidores. Os pedidos são recebidos por telefone ou correio e introduzidos no sistema por atendentes do serviço ao consumidor em computadores em rede, ou são introduzidos diretamente pelos clien¬tes que compraram nos websites de e-commerce desenvolvidos para a empresa. O registro dos pedidos é assistido por telas formatadas que ajudam os operadores a acompanhar os procedimentos de entrada de dados para inserir informações requeridas no sistema, armazenadas em discos magnéticos nos servidores.

À medida que o pedido é introduzido, um servidor confere a disponibilidade dos itens, aloca o estoque e atualiza os bancos de dados de clientes e itens armazenados nos discos magnéticos do computador. Em seguida, ele envia a lista de pedidos para a impressora do depósito onde ela é utilizada pelo pessoal para emitir a nota de envio ao cliente. O presidente da companhia tem um computador em rede em seu escritório, tal como o chefe da contabilidade, o gerente de vendas, o gerente de estoque e outros executivos. Eles utilizam comandos simples de pesquisa de banco de dados para obter respostas e relatórios relativos a ordens de vendas, clientes e estoque e para analisar a demanda de produtos e tendências do atendimento.

Fonte: Adaptado de O´Brien , J.A. Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da Internet. São Paulo: Saraiva, 2004.

1. No caso acima, é apresentado um sistema de processamento de pedidos. Como estudamos, um sistema pode fazer parte de outro e também se subdividir em outros sistemas. Sobre esta ótica responda:

a) O sistema de processamento de pedidos pode ser um sistema de um sistema maior. Em um texto de 8 a 12 linhas, Identifique e descreva qual seria este supersistema, fundamentando-o com passagens do caso. (1,25 ponto)

Um sistema de processamento de pedidos pode sim fazer parte de um sistema maior.

Imagine que um sistema de processamento de pedidos identificado como A, pode ser administrado pela empresa Alfabeto, que, além do sistema A, possui também os sistemas B, C, D, E, ... Z, que estão geográficamente espalhados por uma determinada região, e não necessáriamente processam pedidos de uma mesma linha de produtos. Ainda assim fazem parte do sistema Alfabeto, que por sua vez é controlado pela multinacional Numeral, que é conhecida por atuar globalmente entregando diferentes tipos de serviços, e descentralizam a área de atuação de seus produtos de acordo com as necessidades de cada região (onde atuam os centros de processamento A, B, C, D, ... Z).

b) O sistema de processamento de pedidos pode ser composto por subsistemas. Identifique e explique a partir do caso, em um texto de 8 a 12 linhas, ao menos, três que poderiam ser estes subsistemas. (1,25 ponto)

Como subsistemas deste sistema de processamento de pedidos, de acordo com o texto, podemos identificar os seguintes:

Sistema de atendimento ao cliente: Onde atendentes recebem e tratam os pedidos feitos via telefone ou correio. Também pode ser identificado pela automatização da linha de pedidos, onde clientes conseguem auto atender-se, e através de e-commerce lançam seus pedidos diretamente na linha de requisição de pedidos.

Sistema de controle de estoque: a cada pedido efetuado, a respectiva quantidade deve ser reservada no estoque, evitando que outros clientes interessados no mesmo produto comprem produtos que não poderão ser entregues de imediato.

Sistema de controle de pedidos: cada vez que um cliente (novo ou não) faz um pedido, ele (o pedido) é lançado no cadastro do cliente. Este tipo de informação pode servir como histórico de pedidos do cliente, bem como análise de demanda de produtos.

Sistema de controle financeiro: é onde o responsável pela área contábil da empresa verifica os lucros/prejuízos com a venda de determinados produtos.

Note que toda a informação de nível gerencial, é gerada a partir do sistema de atendimento ao cliente, sendo este o mais importante no processo como um todo.

2. No sistema apresentado no caso, observam-se vários tipos de informação. Identifique e transcreva do caso um tipo de informação para cada um dos tipos a seguir:

a) Operacional (0,5 pontos): O registro dos pedidos é assistido por telas formatadas que ajudam os operadores a acompanhar os procedimentos de entrada de dados para inserir informações requeridas no sistema, armazenadas em discos magnéticos nos servidores.

b) Gerencial (0,5 pontos): "...Eles (gerentes) utilizam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com