TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas De Informação De Markwting

Exames: Sistemas De Informação De Markwting. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  2.641 Palavras (11 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................2

2 CONCEITO DE MARKETING..................................................................3

3 ADMISTRAÇÃO DE MARKETING...........................................................5

4 PLANEJAMENTO E CONTROLE EM MARKETING...............................6

5 A IMPORTANCIA DO PLANEJAMENTO E CONTROLE EM MKT.........9

6 O SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING – S.I.M....................10

7 BENEFÍCIOS DO S.I.M. PARA SUA EMPRESA...................................12

8 O S.I.M. NA ERA VIRTUAL....................................................................13

9 MODELOS DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING...........14

9.1 O MODELO SIM DE KOTLER............................................................15

9.2 O MODELO SIM DE MINCIOTTI........................................................16

9.3 O MODELO SIM DE MATTAR E SANTOS........................................17

Conclusão..................................................................................................19

Bibliografia.................................................................................................20

1. INTRODUÇÃO

Toda empresa para se manter competitiva em um ambiente de mercado de constantes mudanças deve dispor de um rico fluxo de informações para os gestores de marketing.

Desenvolver um Sistema de Informação de Marketing consiste na organização de pessoas, processos de coleta de dados, classificações, avaliações, análises e distribuição de informações de maneira oportuna e precisa para tomadas de decisão. O desenvolvimento deste sistema, não implica, necessariamente, na necessidade de aquisição ou desenvolvimento de softwares específicos para processar os dados coletados por ele, mas buscar utilizar recursos disponíveis na empresa para minimizar consideravelmente a necessidade de altos investimentos.

Vamos procurar destacar a importância crescente da informação para decisões e controle em marketing.

2. CONCEITO DE MARKETING

Marketing é o processo usado para determinar que produtos ou serviços possam interessar aos consumidores, assim como a estratégia que será utilizada nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes.

As atividades de um gestor de marketing abrangem um leque muito amplo de atividades, desde o estudo de mercado, a definição de uma estratégia, publicidade, vendas, fidelizando clientes utilizando as ferramentas de marketing.

O conceito contemporâneo de marketing engloba a construção de um satisfatório relacionamento em longo prazo do tipo ganha-ganha no qual indivíduos e grupos obtém aquilo que desejam e necessitam. O marketing se originou para atender as necessidades de mercado, mas não está limitado aos bens de consumo. É também amplamente usado para vender ideias e programas sociais. Técnicas de marketing são aplicadas em todos os sistemas políticos e em muitos aspectos da vida.

Os primeiros estudos sobre o marketing surgiram nos anos 40 com os trabalhos como o de Walter Scott, sobre a aplicação da psicologia na propaganda e o de William J. Reilly sobre as leis de gravitação do varejo. A questão crucial era se as teorias de mercado podiam ou não se desenvolver. Outros autores afirmavam que nunca seria possível desenvolver uma teoria mercadológica, pois consideravam esta extremamente subjetiva, quase uma forma de arte, por outro lado outros começavam a admitir que existia uma potencialidade para a teoria mercadológica se tornar uma ciência.

Em 1954, pelas mãos de Peter Drucker ao lançar seu livro “A prática da administração”, o marketing é colocado como uma força poderosa a ser considerada pelos administradores.

Antigamente o marketing ocupava apenas um lugar modesto no organograma da empresa, ou de um serviço comercial, composto por alguns vendedores e empregados e muita vez estava subordinada ao diretor de produção ou um diretor administrativo, mas aos poucos, essa função foi-se alargando progressivamente e colocada no mesmo plano das outras direções de produção, financeira e de recursos humanos.

Atualmente, pode-se ver a mesma empresa praticando diferentes filosofias do marketing em um mesmo mercado: orientação para produção, produto, venda, cliente e sociedade. O marketing atualmente é marcado pela inserção da rede mundial de computadores e um novo comportamento de compra on-line, porém não há pesquisas ou publicações a respeito de uma tendência principal, como o marketing de busca.

.

3. ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING

O exercício da administração de marketing compreende a tomada de decisões nas quatro funções: planejamento, organização, direção e controle.

PLANEJAMENTO

• diagnóstico;

• soluções alternativas;

• projeções de cada solução;

• seleção de alternativas.

ORGANIZAÇÃO

• definir as atividades;

• agrupar as atividades;

• designar as atividades a grupos responsáveis;

• ligar os grupos tanto horizontal como verticalmente através das relações de autoridade e sistema de informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com