TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas De Informação Geranciais

Exames: Sistemas De Informação Geranciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  5.544 Palavras (23 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 23

Etapa 1

Passo 2

• Entrada

• Processamento

• Saída

• Armazenamento

• Controle

Entrada de Recursos de Dados

• Os dados sobre transações comerciais e outros eventos devem ser capturados e preparados para processamento pela atividade de entrada. A entrada normalmente assume a forma de atividades de registro de dados como gravar e editar.

• Uma vez registrados, os dados podem ser transferidos para uma mídia que pode ser lida por máquina, como um disco magnético, por exemplo, até serem requisitados para processamento.

Transformando os Dados em Informação – Processamento

• Os dados normalmente são submetidos a atividades de processamento como cálculo, comparação, separação, classificação e resumo. Estas atividades organizam, analisam e manipulam dados, convertendo-os assim em informação para os usuários finais.

• A informação é transmitida de várias formas aos usuários finais e colocada à disposição deles na atividade de saída. A meta dos SI é a produção deprodutos de informação adequados aos usuários finais.

Saída de Produtos da Informação

• A informação é transmitida em várias formas para os usuários finais e colocadas à disposição destes na atividade de saída. A meta dos SI é a produção deprodutos de informação apropriados para os usuários finais.

Armazenamento de Recursos de Dados

É um componente básico dos SI. É a atividade na qual os dados e informações são retidos de uma maneira organizada para uso posterior.

Controle de Desempenho do Sistema

Uma importante atividade do sistema de informação é o controle de seu desempenho.

• Um sistema de informação deve produzir feedback sobre sua atividades de entrada, processamento, saída e armazenamento.

• O feedback deve ser monitorado e avaliado para determinar se o sistema está atendendo os padrões de desempenho estabelecidos.

• O feedback é utilizado para fazer ajustes nas atividades do sistema para a correção de defeitos.

Passo 3

Nos dias de hoje, o conhecimento sobre sistema de informação é um diferencial para alavancar carreiras dentro das Empresas pois é o coração dos negócios, é a base de organização e integração entre os vários setores que compõem as grandes e médias empresas do mercado.

O que é um sistema de informação?

• Um conjunto de componentes inter-relacionados

que coleta (ou recupera), processa, armazena e

distribui informações destinadas a apoiar a tomada

de decisões, o controle em uma organização.

• Também podem apoiar a análise de objetos e

problemas complexos (assim como a construção

de soluções).

1 INTRODUÇÃO

Verifica-se que as empresas de hoje precisam estar centradas em suas informações de modo que estas venham a auxiliar o executivo na tomada de decisão. Para que a empresa obtenha uma melhor organização em suas tarefas, o gestor necessita implantar um S.I.G.

O presente artigo visa mostrar a importância dos sistemas de informações para as empresas, seus benefícios, como surgiu, e também considerando seus subsistemas que são partes integrantes e interdependentes de um Sistema de Informação Gerencial - S.I.G. que será também conceituado no presente trabalho.

Nessa perspectiva, foi feita uma pesquisa bibliográfica para definir melhor todo o processo do sistema de informação e como funciona, pois é de suma importância para as empresas executarem suas atividades.

2 SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS

O S.I.G. é um conjunto de pessoas e softwares, organizados que fornecem e auxiliam informações às tarefas executadas pelos diretores da empresa. Com base nesse conceito:

um Sistema de Informações Gerencial (SIG) abrange uma coleção organizada de pessoas, procedimentos, software, banco de dados e dispositivos que fornecem informação rotineira aos gerentes e aos tomadores de decisão. O foco de um SIG é, principalmente, a eficiência operacional. Marketing, produção, finanças e outras áreas funcionais recebem suporte dos sistemas de informação gerencial e estão ligados através de um banco de dados comum. (STAIR e REYNOLDS, 2002, p. 18 apud MIRANDA, on-line, p. 3).

Observa-se a grande eficiência de que quando a empresa implanta um sistema de informação, ela contribui com todos os setores em que estes recebem informações através de um banco de dados onde ficam armazenadas as informações e são processadas e geradas assim que necessário, sendo o foco principal de um S.I.G. a eficiência operacional em estar auxiliando todos os departamentos da organização.

O S.I.G. teve seu surgimento no século XX após a Segunda Guerra Mundial, que desencadeou outros tipos de sistemas na sociedade.

Segundo BIO (2008, p. 19-20):

os conceitos e aplicações agregativas e de sistemas desenvolveram-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com