TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas De Informação Na Administração

Casos: Sistemas De Informação Na Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  1.950 Palavras (8 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 8

A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA

GESTÃO DE EMPRESAS

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 – IMPORTANCIA DA INFORMAÇÃO COMO VANTAGENS COMPETITIVAS 5

3 – TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO COMO ESTRATÉGICA EMPRESARIAL 8

4 – TECNOLOGIA NA TOMADA DE DECISÕES 10

5 - CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 16

1 – INTRODUÇÃO

A informação é tudo na administração de uma organização. Mas para uma boa informação e necessário existir um conjunto de características para que esse fundamental instrumento de trabalho realmente atenda as necessidades dos gestores, como agilidade e confiabilidade. Entender como os Sistemas de Informação funcional são fundamentais para uma empresa colocar em prática aquilo que realmente precisa de um sistema.

Sistemas de Informação é a expressão utilizada para descrever um sistema automatizado ou manual, que envolve pessoas, máquinas, e métodos para organizar, coletar, processar e distribuir dados para os usuários do sistema envolvido. Um Sistema de Informação poder ser usado então para prover informação, qualquer que seja o uso feito dessa informação.

Para Matsuda (2007), Sistemas de Informação são processos administrativos que envolvem processos menores que interagem entre si. O sistema é dividido em subsistemas que podem ser: produção/serviço, venda, distribuição, materiais, financeiro, recursos humanos e outros, dependendo do tipo de empresa. O departamento de informática da empresa cruza esses subsistemas, o que leva a uma abordagem sistemática integrativa, envolvendo questões de planejamento estratégico da empresa.

A crescente competitividade do ambiente de negócios está desafiando os gestores da atualidade. A emergência e o fortalecimento da economia global; a transformação da sociedade industrial em uma sociedade baseada na informação e no conhecimento; a transformação dos negócios e muitos outros fatores estão exigindo mudanças no modo de gerir as organizações, tornando a informação uma ferramenta fundamental não só para o crescimento

mas para a sobrevivência das empresas.

2 – IMPORTANCIA DA INFORMAÇÃO COMO VANTAGENS COMPETITIVAS

Wikipédia (2007), ainda define que em um Sistema de Informação, várias partes trabalham juntas visando um objetivo comum. Esse objetivo é o fluxo mais confiável e menos burocrático das informações. As principais vantagens são: acesso rápido a informações; integridade e veracidade da informação; garantia de segurança de acesso a informação. Acesso à informação de boa qualidade são essenciais para uma boa tomada de decisão.

Ainda segundo Wikipédia (2007), os sistemas de informação surgiram antes mesmo da informática. Antes dos computadores, as organizações se baseavam basicamente em técnicas de arquivamento e recuperação de informação. Existia a figura do “arquivado”, a pessoa responsável em organizar os dados.

Esse método exigia um grande esforço para manter os dados atualizados e também para acessá-los. As informações em papel não possibilitavam o cruzamento de informações e analise de dados. Por exemplo, a atualização do inventário de estoque exigia um grande numero de pessoas, o que aumentava a probabilidade de erros. Com o advento da informática todo o processo foi informatizado com o surgimento dos Sistemas Operacionais ou Orientado à Operação.

3 – TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO COMO ESTRATÉGICA EMPRESARIAL

As decisões estratégicas são aquelas relacionadas ao ajustamento entre a empresa e seu ecossistema, e suas escolhas do composto de produtos e mercados. ANSOFF (1977:1-4) enfatiza que as decisões estratégicas asseguram a escolha adequada e a capacidade da empresa para conquistar uma parte do mercado em condições de desenvolvimento. Elas tratam das relações da empresa com o ambiente, abordando os problemas externos e o equilíbrio entre a empresa e o seu ambiente. A decisão estratégica que envolve a utilização da tecnologia de informação, desta forma, abrange a escolha de um composto de produtos e/ou atividades a serem produzidas ou executadas pela empresa e dos mercados onde serão comercializados.

A aplicação da TI orientada de forma estratégica pode ser implantada em todos os níveis da organização, dos níveis mais operacionais aos níveis de tomadores de decisões, como reforçam PORTER e MILLAR (1985). A TI não pertence somente aos manipuladores de processo eletrônico, mais também aos executivos que podem vir a tirar vantagens da mesma. Os executivos, porém, já reconhecem sua importância, mas têm bastante dificuldade do uso estratégico da tecnologia. Observa-se que cada vez mais seu uso está sendo incentivado, tendo em vista que para uma empresa obter sucesso nas suas decisões estratégicas precisa saber gerenciar a informação.

A introdução da TI na empresa tem causado mudanças consideráveis, não somente na produção, mas também na parte de vendas, pós-venda, nas decisões estratégicas, nos recursos humanos e também na maneira de adquirir um bem. Nos processos de venda, quando a empresa investe em equipamentos para facilitar à coleta de informações necessárias à empresa. Na parte de pós-venda, quando usada de modo a diagnosticar com mais agilidade o que deseja o cliente, melhor localizar clientes de grande porte ou no controle de compras dos clientes ou mesmo melhorar seu atendimento. O uso da tecnologia nos recursos humanos parece não se adequar, mas isso é um engano, pois com toda a equipe informatizada, facilita para a empresa uma futura auditoria.

O grande impasse para que a tecnologia seja usada como estratégia nas empresas são os gerentes, visto que eles não conseguem introduzir a tecnologia no processo de tomada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com