TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas De Informações Gerênciais

Monografias: Sistemas De Informações Gerênciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  1.767 Palavras (8 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

BAURU/SP

NOVEMBRO/2014

Tutor presencial:

Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior Tecnologia em Processos Gerenciais da Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial da Disciplina de Sistema de Informações Gerenciais para a obtenção de nota.

.

BAURU/SP

NOVEMBRO/2014

1- INTRODUÇAO

Um dos maiores desafios dos sistemas de informações é assegurar de forma confiável a qualidade e a agilidade que é vital para as empresas e seus gestores.

A TI (tecnologia da Informação) vem alterando o mundo dos negócios constantemente e de forma irreversível. A implantação desta importante ferramenta, sistematicamente em meados da década de 50 ocasionou mudanças incrivelmente bruscas nos cenários das organizações como um todo.

2 – DESENVOLVIMENTO

Sem dúvida a tecnologia vem contribuindo radicalmente, gerando grandes mudanças em nossa saciedade, encurtando distâncias e permitindo que outros mecanismos assumam e executem funções altamente complexas reduzindo assim, tempo e esforços humanos em sua execução.

Por meio da informação os gestores conseguem identificar tanto as oportunidades quanto a ameaças que as situações oferecem às empresas. O sistema de informação gerencial vem a ser um fiel aliado do gestor no processo de tomada de decisão.

2.1. As diferenças entre os sistemas de informações Gerenciais

A TI vem alterando o mundo dos negócios constantemente e de forma irreversível. A implantação desta importante ferramenta, sistematicamente em meados da década de 50 ocasionou mudanças incrivelmente bruscas nos cenários das organizações como um todo.

O atual cenário exige gestores altamente munidos de dedicação e empenho para fazer com que as informações cheguem no tempo certo às pessoas certas. A revolução recente da TI vem suplantando o conceito tradicional de utilização da informação operacionalmente, para transformá-la em ferramenta auxiliar à tomada de decisões estratégicas, verdadeira tarefa da alta gerência.

São inúmeras as facilidades que estes sistemas podem nos oferecer para executar funções em nossas rotinas empresariais.

Uma delas é a sua aplicação para a tomada de decisões e a solução de problemas relacionados com a vantagem competitiva das empresas. Desta maneira estes sistemas concentram-se na garantia da prosperidade da empresa bem como a sua sobrevivência no mercado. O Objetivo destes mecanismos é oferecer condições para competir no mercado de igual para igual com seus concorrentes ou substitutos em geral.

O MRP II- Material Requirements Planning (Planejamento das Necessidades de Materiais) é outra importante ferramenta utilizada nas empresas fabricantes, pois se constitui num método para o planejamento e controle eficaz, totalmente integrado trabalhando de cima para baixo e com possibilidade de feedback de baixo para cima. O sistema oferece uma coordenação entre marketing, finanças e produção.

O MRP II como um sistema que melhora o desempenho de entrega sincronizada, reduz o Lead times de obtenção, minimiza diversos custos, auxilia na rápida Solução de problemas e ainda oferece melhores condições para o estabelecimento de prioridades na organização.

A utilização da TI permite uma relação mais estreita entre empresa e fornecedores, na medida em que qualquer pedido ou sugestão da parte da empresa é possível de ser atendida ou apenas testada pelos fornecedores, assim permitindo uma modificação na maneira de pensar e de agir dos produtores e consumidores.

A TI proporciona às organizações, profissionais, usuários e a sociedade maior capacidade para ampliar, adquirir, manipular e comunicar informações referentes aos negócios, vida profissional e pessoal de todos. Permite ultrapassar todo um conjunto de barreiras na medida em que existe uma nova maneira de pensar, pois em tempo real é possível às empresas agirem e reagirem rapidamente aos clientes, mercados e concorrência.

Os principais tipos de sistemas que atendem diversos níveis organizacionais são:

• Sistemas do nível operacional, que dão suporte a gerentes operacionais em transações como, vendas, contas, depósitos, fluxo de matéria prima, entre outros.

• Sistemas do nível de conhecimento envolvem as estações de trabalho e automação de escritório a fim de controlar o fluxo de documentos.

• Sistemas do Nível Gerencial atendem atividades de monitoração, controle, tomadas de decisões e procedimentos administrativos dos gerentes médios.

• Sistema de nível estratégico, que ajudam a gerencia sênior a enfrentar questões e tendências, tanto no ambiente externo como interno da empresa.

Vários modelos podem ser utilizados nos mais variados setores das empresas sendo que dentre os quais podemos citar os Sistemas de Processamento de Transações (SPTs), Sistemas de Apoio a Decisão (SAD) e os Sistemas de Apoio ao Executivo (SAEs), os quais em sua maioria são possuidores de imenso número de informações que por sua vez devem ser muito bem administradas para garantir a sua segurança e melhor utilização. A informação é o motor que move os gestores.

A informação possui extrema importância no apoio às estratégias e processos de tomada de decisões, bem como no controle das operações empresariais. Sua administração consiste inicialmente em identificar as necessidades e requisitos da informação, coleta de dados, classificação, tratamento e armazenamento dos mesmos. Desta maneira são desenvolvidos produtos e serviços de informação que são disseminados estrategicamente na organização. Portanto, a Tecnologia da Informação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com