TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Distribuídos

Artigo: Sistemas Distribuídos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  649 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

2 CONCEITOS FUNDAMENTAIS 6

3 OBJETIVOS DE UM SISTEMA DISTRIBUÍDO 7

4 VANTAGENS E DESVANTAGENS DE UM SISTEMA DISTRIBUÍDO 8

5 EXEMPLOS DE SISTEMAS DISTRIBUIDOS 10

6 CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre Sistemas distribuídos. Mais concretamente a sua definição, características básicas, objetivos, vantagens e desvantagens.

É objetivo deste trabalho a melhor compreensão de um sistema distribuído e as razões para qual ele é usado.

2 CONCEITOS FUNDAMENTAIS

O que é um Sistema Distribuído?

Um sistema distribuído é uma coleção de computadores autônomos conectados por uma rede de comunicação. Quando dizemos que os computadores são autônomos excluímos aqueles sistemas onde, entre dois registradores, existe uma clara relação mestre-escravo.

Qual a diferença entre um Sistema Distribuído e uma Rede de Computadores?

Num sistema distribuído, a existência de vários computadores autônomos não é visível para o seu usuário. Todo o sistema comporta-se como um único e grande computador virtual. Não é possível para o usuário decidir em qual máquina um determinado processo deverá ser executado ou decicidir em qual disco um determinado arquivo será gravado. Numa rede de computadores todas estas decisões devem ser explicitamente tomadas pelos seus usuários.

Conclui-se que a principal diferença entre um sistema distribuído e uma rede de computadores situa-se pricipalmente no software e não no hardware.

Sistemas Distribuídos Homogêneos e Heterogêneos:

Sistemas distribuídos homogêneos são aqueles onde todas as plataformas, hardware e sistema operacional, ligadas à rede são iguais. Nos sistemas distribuídos heterogêneos podem haver diferentes plataformas conectadas à rede.

3 OBJETIVOS DE UM SISTEMA DISTRIBUÍDO

O principal objetivo de um sistema distribuído é facilitar aos usuários, e às aplicações, o acesso a recursos remotos e seu compartilhamento de maneira controlada e eficiente. Os recursos podem ser muito abrangentes, mas entre os exemplos típicos estão impressoras, computadores, facilidades de armazenamento, dados, páginas da web e redes, só para citar alguns. Há muitas razões para querer compartilhar recursos, e uma razão óbvia é a economia.

Por exemplo, é mais barato permitir que uma impressora seja compartilhada por diversos usuários em um pequeno escritório do que ter que comprar e manter uma impressora direcionada a cada usuário. Do mesmo modo, em termos econômicos, faz sentido compartilhar recursos de alto custo como supercomputadores, sistemas de armazenamento de alto desempenho, imagesetters e outros periféricos caros.

Geralmente, os sistemas distribuídos são concebidos com o objetivo de permitir que vários usuários trabalhem em conjunto para a resolução de um problema (computação cooperativa) ou para se conseguir mais eficiência na solução de um único problema através da utilização do poder de processamento dos vários computadores conectados à rede (processamento distribuído).

4 VANTAGENS E DESVANTAGENS DE UM SISTEMA DISTRIBUÍDO

Vantagens dos Sistemas Distribuídos sobre os MainFrames?

Economia: os microprocessadores conectados a rede que forma o sistema distribuído apresentam uma relação custo/benefício melhor a oferecida pelos mainframes.

Velocidade: um sistema distribuído pode apresentar um poder de processamento agregado muito maior do que qualquer mainframe.

Confiabilidade: se um computador da rede falhar, não significa que todo o sistema irá falhar.

Crescimento Incremental: o poder computacional do sistema pode crescer em doses homeopáticas.

Vantagens dos Sistemas Distribuídos sobre os Sistemas Centralizados?

Compartilhamento de Dados: vários usuários podem fazer acesso a dados armazenados em um único computador da rede e de maneira concorrente, evitando que esses dados precisem ser replicados e portanto economizando capacidade de armazenamento.

Compartilhamento de Dispositivos: vários usuários podem compartilhar recursos da rede, tais como, impressoras ou equipamentos de custo elevado.

Comunicação: torna mais simples a comunicação entre os usuários do sistema, por exemplo, através de um serviço de correio eletrônico.

Escalabilidade: possibilidade de melhorar o desempenho do sistema somente adicionando-se mais equipamento de hardware.

Desvantagens dos Sistemas Distribuídos?

Software: até o presente momento não há muita disponibilidade de softwares para sistemas distribuídos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com