TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Distribuídos

Resenha: Sistemas Distribuídos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  Resenha  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

Um sistema distribuído é uma coleção de computadores autônomos conectados por uma rede de comunicação que é percebida pelos usuários como um único computador que provê um serviço ou resolve um problema. É um software que utiliza vários computadores para executar as suas tarefas. Esses computadores conectados por meio de uma rede podem estar separados por qualquer distância, interligados em continentes separados, no mesmo prédio ou na mesma sala. Eles se comunicam e coordenam através do envio de mensagens.

O sistema distribuído surgiu para resolver alguns problemas que eram encontrados em outros tipos de sistema. São eles: concorrência - em uma rede de computadores, a execução concorrente de programas é a norma. Enquanto cada um executa suas tarefas em cada computador, em determinados momentos há o compartilhamento de recursos como páginas web ou arquivos, quando necessário. A capacidade do sistema de manipular recursos compartilhados pode ser ampliada pela adição de mais recursos (por exemplo, computadores) na rede; inexistência de relógio global - quando os programas precisam cooperar, eles coordenam suas ações trocando mensagens. A coordenação frequentemente depende de uma noção compartilhada do tempo em que as ações dos programas ocorrem. Entretanto, verifica-se que existem limites para a precisão com a qual os computadores podem sincronizar seus relógios em uma rede. Não existe uma noção global única do tempo correto. Essa é uma consequência direta do fato de que a única comunicação se dá por meio do envio de mensagens em uma rede e falhas independentes - todos os sistemas de computador podem falhar e é de responsabilidade dos projetistas de sistema pensar nas consequências das possíveis falhas. Nos sistemas distribuídos, as falhas são diferentes. Falhas na rede resultam no isolamento dos computadores que estão conectados a ela, mas isso não significa que eles param de funcionar. Cada componente do sistema pode falhar independentemente, deixando os outros ainda em funcionamento.

As vantagens de utilizar sistemas distribuídos são: compartilhamento de recursos - permite o compartilhamento de recursos pela rede como impressoras, softwares, processamento, discos, entre outros; concorrência - possibilidade de ter vários processos ao mesmo tempo em diferentes computadores; tolerância a defeitos - pode suportar até algumas determinadas falhas de software ou de hardware; escalabilidade - possibilidade de aumentar a capacidade do sistema seja de recursos físicos (hardware) como virtuais (softwares) para atender novas demandas e abertura - utilização de equipamentos e softwares de diferentes fabricantes em conjunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com