TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Microprocessados Memoria Rom E Ram

Artigos Científicos: Sistemas Microprocessados Memoria Rom E Ram. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  2.056 Palavras (9 Páginas)  •  1.069 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

Qual a diferença entre memória Rom e memória Ram nesse relatório será traçado um parâmetro entre as duas memorias e mostrado suas principais diferenças .Primeiramente memória Rom é uma memoria somente para leitura , e memoria Ram memória de leitura e gravação.

Memórias

A memória pode ser entendida como uma seqüência de células nas quais se pode armazenar um valor correspondente a um dado Como as células estão ordenadas, atribui-se a elas um número correspondente a sua posição na seqüência, contando a partir do zero. Este número denomina-se endereço

Cada célula de memória é caracterizada pelo seu endereço e seu conteúdo. Uma célula de memória armazena um único valor (conteúdo), que pode ser um número ou um caractere (letra). Eventualmente, quando for necessário armazenar um número relativamente grande, com muitos dígitos, poderá surgir a necessidade de se utilizar mais de uma célula consecutiva da memória.

Ao se falar em memória temos alguns parâmetros para se deixar bem claro como:

-CAPACIDADE :quantidade de informação que pode ser armazenada na memoria tendo como medida o byte, e tendo seus multiplicadores sendo kb (kilobyte) , MB(Megabyte),GB(gigabyte) ou TB(terabyte).

-VOLATILIDADE: Podem ser do tipo volátil ou não-volátil. A memória não-volátil mantêm a informação armazenada quando a energia elétrica é desligada.

Através das portas lógicas podemos fabricar memórias. As memórias podem ser estáticas (SRAM) ou dinâmicas (DRAM). As memórias estáticas (SRAM) mantêm o dado armazenado enquanto seus “flip-flops” estiverem alimentados. As dinâmicas (DRAM) também dependem da alimentação, mas, além disso, precisam de um “pulso” de tensão de tempos em tempos para restaurar os dados (pulso de refresh).

As memórias dinâmicas (DRAM) necessitam de correntes elétricas baixíssimas, gastando menos energia e, portanto, gerando menos calor. Podem por isso, ser mais compactadas e também, mais baratas.

As memórias estáticas (SRAM) são mais rápidas, porém mais caras. Não necessitam do pulso de refresh.

As memoria podem ser divididas em duas grande categorias ROM e RAM, nos computadores encontram-se as duas e estas são divididas em varias categorias.

Memória ROM

Rom significa read only memory , em sua tradução memória apenas para leitura , ou seja ,não permitindo a realização de escritas.

Apresentam as seguintes características :

Memoria Rom

Faz leituras

Memoria que apenas se consegue ler não conseguindo alterar dados

Não Faz escritas

Não perde dados ao ser desligada

-Memória não-volátil: memória onde são gravados programas e dados e se mantem gravados na memória mesmo esta não estando alimentada por energia, ou seja , caso seja desligado da energia não perdera seu conteúdo.

Tipos de memoria ROM:

Mask-ROM: tipo bastante comum, é a mais simples pois trata-se de uma ROM que é impressa em um chip e que não esta passível de qualquer tipo de alteração.

PROM: memoria que é vendida virgem não possuindo assim dados ou programas gravados, e o programa e gravado usando um gravador apropriado. Sendo que não e possível reprogramar as informações nesta contidas.

EPROM: este tipo de memoria possui a característica de poder ser regravável .Pois seus dados podem ser completamente apagados mas somente com a utilização de um equipamento que emite luz ultra violeta, e os dados devem ser completamente apagados para que se possa regravar.

EEPROM: mais utilizada pela indústria atualmente. Seu principio é de permitir que as informações do chip sejam alteradas, como da EPROM , mas com a vantagem de dispensar o uso da luz ultra violeta. Este tipo de Rom pode ter seu conteúdo modificado eletricamente, mesmo quando já estiver funcionando em um circuito elétrico.

Sigla

PROM Programable Read Only Memory(memória programável somente de leitura) gravada pelo usuário uma única vez

EPROM Erasable Programable Read Only Memory(memória programável e apagável somente de leitura) Pode ser gravada ou regravada por meio de um equipamento que fornece as voltagens adequadas em cada pino. Para apagar os dados nela contidos, basta iluminar o chipcom raios ultravioleta. Isto pode ser feito através de uma pequena janela de cristal presente no circuito integrado.

EEPROM Electrically Erasable Programable Read Only Memory(memória programável e apagável eletronicamente somente de leitura Pode ser gravada, apagada ou regravada utilizando um equipamento que fornece as voltagens adequadas em cada pino.

Aplicações:

A memoria ROM esta presente em qualquer dispositivo digital.

Satélites, controles remotos, impressoras, celulares, todos os aparelhos digitais comportam uma memoria ROM para suas tarefas básicas.

A memoria ROM do micro é responsável pela BIOS sistema que e responsável por acionar todos os seus componentes e também pelo auto teste responsável por todos os testes na memoria. Ou seja e na memoria Rom que tudo se inicia quando liga-se qualquer aparelho.

Encapsulamentos de ROMs

Quase sempre você irá encontrar ROMs fabricadas com encapsulamento DIP cerâmico ou plástico. O encapsulamento DIP (dual in-line package) cerâmico é mais utilizado pelas ROMs do tipo EPROM (ou UV-EPROM). Essas ROMs possuem uma janela de vidro, através da qual os dados podem ser apagados através de raios ultra-violeta. Depois de apagadas, podem ser novamente gravadas. Em uso normal esta janela deve permanecer tampada por uma etiqueta. Portanto nunca retire a etiqueta da ROM expondo sua janela de vidro, pois ela pode ser apagada por exposição prolongada à luz natural. Podemos ainda encontrar ROMs com outros encapsulamentos diferentes do DIP. Um encapsulamento relativamente fácil de encontrar é o PLCC (plastic leadless chipcarrier).

funcionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com