TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais

Casos: Sistemas Operacionais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  1.920 Visualizações

Página 1 de 3

Exercício 2

1 - Quais são os principais propósitos de um sistema operacional?

Prover um ambiente para o usuário do computador para executar programas de maneira conveniente e eficiente

Alocar os recursos de um computador de acordo com as necessidades dos processos. A alocação de processos deve ser mais adequada e eficiente possível.

Como controlador de tem duas funções:

Supervisionar a execução dos programas para prevenir erros e uso improprio do computador

Gerenciamento da operação e controle dos dispositivos de E/S

2 - Quais são as principais diferenças entre sistemas operacionais de mainframe e de computadores pessoais?

Geralmente, sistemas operacionais para sistema em batch (em lote) têm requisitos mais simples do que computadores pessoais. Sistema em batch não precisa levar em conta a interação com o usuário tanto quanto em um SO de computador pessoal (PC). Consequentemente, um sistema operacional para PC deve se preocupar com o tempo de resposta para com um usuário interativo. Um sistema puro batch não precisa tratar o tempo compartilhado entre processos, enquanto um SO para PC precisam de mecanismos para lidar com a troca rápida entre diferentes processos.

3 - Liste os 4 (quatro) passos necessários para executar um programa em uma máquina dedicada.

Passo 1: Reservar horário para usar maquina

Passo 2: Carregar programa manualmente em memoria

Passo 3: Carregar endereço inicial de execução no PC e iniciar execução

Passo 4: Controlar a execução do programa a partir da console

4 - Nós estressamos a necessidade do SO fazer uso eficiente do hardware do computador, Quando é apropriado para o Sistema Operacional abandonar este principio e desperdiçar recursos? Por que tal sistema não é realmente esbanjador?

Sistemas monousuários devem maximizar o uso do sistema para o usuário. Uma GUI pode desperdiçar ciclos de CPU, mas deve otimizar a interação do usuário com o sistema.

5 - Qual é a principal dificuldade que um programador deve superar em escrever um sistema operacional para um ambiente real time?

A maior dificuldade é manter a execução do SO dentro das restrições de tempo de um sistema em tempo real. Se o sistema não completa a tarefa dentro de certo tempo, isto pode causar uma pane no sistema todo em execução. Desta forma, os esquemas de escalonamento não devem ter um tempo de resposta que exceda a restrição de tempo do sistema.

6 - Considerando varias definições de sistema operacional. Considere se o sistema operacional deve incluir aplicações do tipo navegadores WEB e programas de e-mail. Argumente se o SO deve possuir ou não deve possuir tais sistemas incorporados?

A favor: Aplicações do tipo navegadores WEB e programas de e-mail são de suma importância para os atuais computadores pessoais. Essa integração trará melhor performance para o resto do SO. Além disso, tais aplicações possuíram a mesma interface do SO.

Contra: O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com