TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais

Casos: Sistemas Operacionais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 3

1) Qual o conceito de Tempo de Resposta de um sistema? Por que os sistemas que processam em tempo real exigem atenção especial para o tempo de resposta?

R: É o intervalo entre a chegada ao sistema e a sua execução ou tempo que a informação leva para ser processada pelo sistema.

2) Como funciona o processamento do tipo Time Sharing?

R: O Time Sharing é o tipo de processamento onde se alterna entre diferentes processos de forma que o usuário tenha a impressão de que todos os processos estão sendo executados simultaneamente, permitindo a interação simultânea com múltiplos processos em execução.

3) Qual a finalidade e a importância do escalonador de tarefas no sistema operacional?

R: FINALIDADE_ Consiste em selecionar uma tarefa, de um conjunto de tarefas aptas para execução, que será a próxima a ser executada pela CPU.

IMPORTANCIA: Evitar que a CPU fique muito tempo sem executar alguma tarefa; procurar maximizar o numero de tarefas processadas por unidade de tempo; minimizar o tempo de resposta para usuários interativos; minimizar a sobrecarga, favorecer processos, que tenham comportamento adequado poderiam receber um serviço de melhor qualidade; balancear o uso de recursos, o escalonador deverá manter todos os recursos ocupados, ou seja, processos que usam recursos sub-utilizados deveriam ser favorecidos.

4) Explique o mecanismo de funcionamento das interrupções.

R: Uma interrupção é sempre gerada por algum evento externo ao programa e, nesse caso, independe da instrução que está sendo executada. Um exemplo de interrupção ocorre quando um dispositivo avisa ao processador que alguma operação de E/S está completa. Nesse caso, o processador deve interromper o programa para tratar o término da operação.

4) Quando a memória RAM de um PC não é suficiente para executar todos os processos que o usuário necessita, o que o Sistema Operacional pode fazer?

R: Quando existem processos demais para quantidade de memória. O Sistema Operacional gerencia as trocas de dados entre a memória e o HD quando não existe espaço de endereçamento suficiente para todos os processos.

6) Quais as responsabilidades do gerenciador de processos? Quais as responsabilidades do gerenciador de entrada e saída?

R: Todas as atividades feitas no computador, desde ligar,escrever até o seu desligamento envolve processos simples e complexos,ou seja,programas e aplicativos são utilizados para que você possa utilizar seu "pc".O gerenciamento e a listagem de cada um desses processos,com ênfase na prioridade de execução,memória consumida,etc..é essencial para o bom funcionamento da máquina.Assim,vários programas podem ser executados ao mesmo tempo,sem que ocorra falhas entre eles.Cabe ao seu sistema operacional controlar dispositivos de entrada e saída(periféricos), como mouse,teclado,impressora,câmera,microfone...A ideia do gerenciador,neste caso,é permitir uma rápida comunicação entre o seu sistema e esses dispositivos,agilizando e organizando a entrada e saída de dados.

Responsabilidades de E/S: Na conclusão do último capítulo é indicado que as operações de E/S representam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com