TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais

Trabalho Universitário: Sistemas Operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/12/2013  •  2.190 Palavras (9 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 9

1 Definição:

O Android, na verdade, é um sistema operacional para aparelhos móveis como celulares (nesse caso, smartphones) e tablets. Por exemplo, no computador usa-se Windows, que é um sistema operacional, porém, para computadores. Ele roda sobre o Linux que é um software livre. Esse sistema permite que desenvolvedores usem a linguagem de programação Java, controlando o dispositivo via bibliotecas desenvolvidas pelo Google. Existem, atualmente, mais de 100 mil aplicações disponíveis para Android que possui 12 milhões de linhas de código – sendo eles em Java, XML, C e C++. O Android é o maior concorrente do iPhone e diversas marcar utilizam o sistema em seus aparelhos, como a Samsung, Motorola e Sony Ericsson.

2 História:

Em 2007, começaram a circular rumores de que o Google iria lançar um smartphone para competir com o iPhone da Apple. Executivos do Google diziam que a companhia não estava interessada em construir hardware. Mas alguns jornalista Sda Web e blogueiros ainda não estavam convencidos. No começo de 2008, ficou claro que os executivos do Google tinham sido francos o tempo todo - o Google não estava entrando no jogo de handsets. Mas, sim, no negócio de software para handset com o sistema operacional móvel chamado Android.

Ao contrário do iPhone, que tem seu próprio sistema operacional exclusivo para o hardware do iPhone, a abordagem do Google foi criar um sistema operacional que poderia funcionar em telefones feitos por diferentes fabricantes. E mais: nenhum provedor de serviço único teria direitos exclusivos de usar a plataforma Android. Em relação a isso, o Android se junta a outros sistemas operacionais móveis, como o Symbian e o Windows Mobile.

O primeiro telefone Google foi o G1, um handset fabricado por uma empresa baseada em Taiwan chamada High Tech Computer Corporation (HTC). O primeiro provedor de serviço a suportar o Android nos EUA foi a T-Mobile. Como o sistema operacional estreou nos Estados Unidos, outros fabricantes de handset anunciaram planos para desenvolver seus próprios telefones com Android.

Um fator importante que posiciona o Android distante da maioria dos sistemas operacionais móveis é que ele está baseado em uma plataforma de código aberto como já foi citado. Isso 09significa que o Google permite a qualquer um olhar e modificar a maior parte do código fonte do Android. Idealmente, isso significaria que se um desenvolvedor sentisse que o Android precisasse de um recurso ou capacidade específica, ele ou ela poderia construi-la e incorporá-la ao sistema operacional. O software evoluiria constantemente.

Inicialmente, a plataforma Android não suportava muitos dos recursos dos outros sistemas operacionais para smartphones. Por exemplo, o Android não oferecia suporte ao Microsoft Exchange. Muitas companhias usam o Microsoft Exchange como plataforma de e-mail e aplicações de agenda. Mas por causa da natureza open source do Android e do suporte do Google a desenvolvedores terceiros, não demorou muito tempo para a companhia oferecer uma aplicação que sincronizasse as funções do Exchange com o telefone. A plataforma Android pode ter de correr atrás dos outros sistemas operacionais do mercado, mas ela tem a capacidade de ir muito mais além.

T-Mobile G1 Google Android Phone

3 A história por trás do logotipo do Android

Poucos sabem mas o mascote do Android, o robozinho verde, é uma criação da designer Irina Blok. De acordo com o New York Times, ela trabalhou no Google durante o ano de 2007, ano que o Google tinha planos adiantados para estrear sua plataforma móvel e precisava de um símbolo para identificá-la junto aos consumidores. “Blok e seus colegas foram orientados a criar um olhar para o software – algo que os consumidores poderiam identificar facilmente. O logotipo deveria envolver um robô e assim ela estudou brinquedos de ficção científica e filmes de espaço – qualquer coisa que pudesse ajudá-la a criar um personagem. No final, ela se inspirou-se em pictogramas do homem universal e uma mulher, que muitas vezes aparecem nas portas de banheiros. Ela então desenhou um robô despido com um torso separado e uma cabeça com antenas”, diz a publicação.

Em seu site oficial, Blok complementa que o robozinho verde era parte da campanha de lançamento no qual iria funcionar como o código aberto da plataforma, permitindo que a comunidade de desenvolvedores pudessem estabelecer a identidade para o novo produto e gerar entusiasmo entre os engenheiros.

“Inicialmente, o logotipo foi feito para comunidade de desenvolvedores, mas rapidamente ganhou a atenção dos consumidores com milhões de pessoas criando suas próprias versões do logotipo a cada dia”, disse ela. “Nós decidimos que seria um logotipo de colaboração que todos no mundo poderia personalizar. Isso foi muito ousado”. Blok atualmente trabalha na Edmodo, uma rede social para alunos e professores, e diz que o logotipo pode ser comparado a criação de um filho: “Você dá a vida para essa pessoa, e então eles têm uma vida própria.”

4 Características:

Handset Layouts: esta plataforma adapta-se “ao grande”, VGA, bibliotecas de gráficos 2D e 3D, e layouts de smartphones tradicionais.

Conectividade: o Android suporta tecnologias Bluetooth, GSM/EDGE, IDEN, CDMA, etc..

Mensagens: suporta tal como os outros dispositivos, SMS e MMS.

Browser: o browser do Android é baseado num sistema open source Webkit.

Suporte Java: as aplicações desta plataforma são feitos em Java.

Suporte Media: o Android suporta MPEG-4, MP3, MIDI, WAV, JPG, PNG, etc..

Suporte de Hardware: o Android câmeras de vídeo/ fotográficas, ecrãs sensíveis ao toque, GPS, acelerómetros, giroscópios, sensores de pressão, termómetros, etc..

Market: é uma loja de aplicações que podem ser descarregadas diretamente para o dispositivo e instaladas, sem ser preciso a utilização de um computador. Existem aplicações pagas, mas também gratuitas, maioritariamente.

Multi-Touch: o Android tem suporte Multi-Touch, na maioria dos dispositivos que suportam Android.

Multitarefa: é uma das aplicações disponíveis.

5 Versões:

Diagrama

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com