TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais

Tese: Sistemas Operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Tese  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

CLARETIANO

REDE DE EDUCAÇÃO

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

BRENDA PEREIRA BARROS

PALMAS

MARÇO DE 2014

BRENDA PEREIRA BARROS

ATIVIDADE NO PORTFÓLIO

Trabalho apresentado à disciplina de Sistemas De Informação – Prof. Ms. Luís Fernando Da Silva do curso Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

PALMAS

MARÇO DE 2014

TÍTULO DO PROJETO

Técnicas administrativo-jurídicas aplicáveis à gestão pública: novos paradigmas

1. DESCRIÇÃO DO PROJETO:

A falta de planejamento estratégico no setor público; a inabilidade para elaboração das peças orçamentárias ou inadequada implementação da programação previamente elaborada; a falta de coordenação entre os responsáveis pelo funcionamento operacional da máquina pública, dentre inúmeros outros fatores, implicam em desperdício de recursos e déficits orçamentários.

Assim, o setor público reclama melhor capacitação de seus gestores, que com a aquisição de conhecimentos acerca das teorias administrativo – jurídicas, poderão tomar decisões de maneira planejada, estratégica implicando na aplicação dos recursos públicos com mais eficiência e qualidade.

Neste sentido, o Projeto proposto tem por objetivo refletir sobre as técnicas administrativo jurídicas aplicáveis à gestão pública na contemporaneidade e até que ponto a tomada de decisões do gestor leva em consideração a alternativa que melhor atende as expectativas da sociedade, e assegura a transparência e a participação popular, sobretudo durante o processo de elaboração e discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentários e orçamentos.

2. PÚBLICO ALVO:

Alunos dos cursos de Graduação- EaD

3. OBJETIVO

Refletir sobre as técnicas administrativo- jurídicas aplicáveis à gestão pública na contemporaneidade.

4. METODOLOGIA

Foi realizada entrevista com o Vice- Prefeito e Secretário de Desenvolvimento Econômico da cidade de Paraíso do Tocantins, o Sr. Ary de Araújo Arraes.

Modelo de Gestão

O modelo de gestão combina, de forma integrada, a gestão da estratégia, a gestão de processos e a gestão de conhecimento, o que permite o alinhamento de esforços para o alcance da visão de futuro, compartilhando a estratégia para todos os níveis da organização. Tem como premissas o conceito de participação cidadã (Governança Solidária Local), a estruturação da organização por eixos de atuação (Visão Sistêmica), e a contínua avaliação de resultados. Tendo como princípio da Eficiência nos serviços públicos.

2ª Tomada de decisões

PERSPECTIVA DE FOCO DE ATUAÇÃO:

Garantir uma comunicação eficaz com a sociedade

Estimular a participação popular no governo reforçando o Orçamento Participativo e Fóruns de Debate. Prover a população com informações para a tomada de decisão, efetiva participação e co-responsabilidade nas ações que afetam sua comunidade.

Planejar e executar ações territorialmente

Fortalecer o “Poder Local”, promovendo a associação de esforços dos diversos agentes locais existentes no âmbito de um bairro, unidade de planejamento ou região do Orçamento Participativo, buscando identificar e solucionar os problemas que mais afligem a comunidade local. O objetivo é que o planejamento, acompanhamento e avaliação das políticas públicas passe a ser feito pela comunidade local.

Mobilizar o Capital Social

Articular junto à sociedade com fins de mobilizar e potencializar o capital social local. O capital social é um bem coletivo que garante o respeito de normas de confiança mútua e de comportamento social, ou seja, o capital humano, tecnológico, de matérias e conhecimento pertencente a uma coletividade ou a uma comunidade.

Instrumentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com