TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais

Artigo: Sistemas Operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  3.737 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÕES S.O AULA 02

1 – Quais são as unidades funcionais de um sistema operacional?

R: As principais unidades de um sistema computacional são: Processadores, Memórias, Registradores, Barramentos, Monitores de Vídeo, Mouse, Discos Magnéticos e outros dispositivos físicos.

2 – Quais os componentes de um processador e quais são suas funções?

R: Os componentes de um processador são: UC (Unidade Controle) e a ULA (Unidade Lógica e Aritmética) e os Registradores. A UC é responsável pelo gerenciamento das atividades do processador, a ULA realiza todas as operações lógicas e aritméticas e os Registradores são dispositivos internos do processador que armazenam dados temporariamente.

3 – Como a memória principal de um computador é organizada?

R: É organizada através de unidades de acesso chamadas células, e cada uma dessas células é composta por um determinado número de bits. Nos dias atuais, normalmente encontramos computadores com células compostas utilizando o byte.

4 – Descreva os ciclos de leitura e gravação da memória principal.

R: No ciclo de leitura, a UCP armazena no MAR, o endereço que deve ser lido pela célula gerando um sinal de controle direto para a memória principal, sinalizando que uma operação de leitura tem que ser realizada. O conteúdo das células são identificadas pelo endereço contido no MAR, fazendo a transferência para o MBR.

Já o ciclo de gravação, faz a UCP armazenar no MAR, o endereço da célula que será gravada e armazena no MBR. A UCP emite um sinal de controle para a memória principal, sinalizando que uma operação de gravação deve ser realizada e a informação contida no MBR é transferida para a célula de memória endereçada pelo MAR.

5 - Qual o número máximo de células endereçadas em arquiteturas com MAR de 16, 32 e 64 bits?

R: MAR 16 bits = 216

MAR 32 bits = 232

MAR 64 bits = 264

6. O que são memórias voláteis e não voláteis?

R: Memórias voláteis são as que requerem energia para manter a informação armazenada, como por exemplo, o HD. Já as memórias não volateis são aquelas que guardam todas as informações mesmo quando não estiverem a receber alimentação, como o disco rígido por exemplo.

7. Conceitue memória cache e apresente as principais vantagens no seu uso?

R: Cache é um dispositivo de acesso rápido, interno a um sistema, que serve de intermediário entre um operador de um processo e o dispositivo de armazenamento, no qual esse operador acede. A vantagem principal na utilização de uma cache consiste em evitar o acesso ao dispositivo de armazenamento que pode ser demorado, armazenando os dados em meios de acesso mais rápidos.

8 – Qual a importância do principio da localidade na eficiência da memória cache?

R: Com o princípio da localidade é garantido que após a transferência de um bloco da memória principal para a memória cache, haja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com