TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais

Trabalho Escolar: Sistemas Operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  2.104 Palavras (9 Páginas)  •  878 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

Os sistemas operacionais (OS, na sigla em inglês e SO, em português) são os softwares básicos de um computador. São eles que regulam as trocas de informação entre os componentes internos do computador, como a placa de vídeo, a memória RAM e o processador, os periféricos (impressoras, câmeras digitais) e os outros programas que rodam sobre o SO, chamados de aplicativos.

O SO de um computador pode ser comparado com os alicerces de uma construção: não determinam o uso final do produto, mas condicionam uma série de características, possibilidades e limitações. Entre as características mais marcantes de um sistema operacional está a interface com o usuário.

Atualmente vem crescendo o número de aplicativos baseados na Web juntamente com SO online que são muito úteis devido ao fato de que eles podem ser utilizados a partir de qualquer computador sem ter que baixar ou instalar nada. Desde o lançamento do Google Chrome OS , temos visto um monte de soluções de computação em nuvem que vêm e vão.

Computação em nuvem (cloud computing) é um conjunto de serviços acessíveis pela internet que visam fornecer os mesmos serviços de um sistema operacional, ou parte deles. Esta tecnologia consiste em compartilhar ferramentas computacionais pela interligação dos sistemas na internet ao invés de ter essas ferramentas localmente (mesmo nos servidores internos), tendo-se assim acesso remoto, de qualquer lugar, por isso a alusão à nuvem.

Serviços como o Dropbox , iDriveSync oferecem uma quantidade razoável de armazenamento on-line , enquanto o Windows Live SkyDrive tem como objetivo criar um disco rígido online com 25 GB de espaço de armazenamento online gratuito.

Mas, na realidade, é mais do que o armazenamento que se precisa para trabalhos diários de computação. Com a crescente evolução da internet, podemos hoje em dia estar acessando uma grande quantidade de conteúdo graças as conexões de banda larga facilitando assim a criação do conceito de Sistemas Operacionais Online, cujo qual oferece todas as funções básicas de um Sistema Operacional comum, bastando apenas estar conectado a rede.

Objetivo

Este trabalho tem como objetivo apresentar aos usuários os alguns sistemas operacionais online existentes no mercado, seus benefícios e praticidades de acesso e armazenamento de dados. Neste trabalho também iremos abordar sobre virtualização que consiste em simular dois sistemas operacionais distintos em uma única máquina dividindo os recursos de um hardware.

Sobre o Glide OS

Glide OS 4.0 é uma solução gratuita de computação em nuvem, que oferece uma ampla gama de aplicações baseadas na web. Glide OS oferece compatibilidade multi-plataforma para Windows, Mac OS X, Linux, Solaris, Android, BlackBerry, iPad, iPhone, iPod, Palm Pre, Symbian e usuários do Windows Mobile com base em Identificação Automática de Dispositivos e arquivo de transcodificação.

A melhor parte sobre Glide OS é que é completamente livre de anúncios, portanto, você não tem que ver um monte de anúncios em banners flutuantes nas barras laterais, a fim de usar um sistema operacional livre online. Você pode configurar várias contas de usuário (máximo de 6) e associá-los com a sua conta Glide OS, da mesma maneira que você criar contas de usuário no Windows.

O plano gratuito do Glide OS permite que você use 30 GB de armazenamento on-line, enquanto os planos premium oferece uma bolada de 250 GB de armazenamento on-line por US $ 50 por ano.

Configurando Glide OS

1. Obter uma conta gratuita Glide OS é bastante fácil, basta ir até a página de inscrição e inserir o seu endereço de e-mail que você deseja associar a sua conta do Glide OS. Enquanto se inscrever, você pode escolher ou ignorar a opção de receber uma conta de e-mail gratuito em you@glidefree.com, como mostrado abaixo:

Depois de ter introduzido com sucesso todos os detalhes, você receberá um e-mail da equipe Glide com um nome de usuário e senha.

2. Vá para a página de login GLIDE OS e acesse sua conta Glide OS com o nome de usuário e a senha recebida em sua conta de e-mail.

3. Depois de entrar, você verá uma área de trabalho on-line com um monte de aplicativos e configurações que precisa ser configurado. Vamos discutir os mais importantes, passo a passo.

Definindo as configurações do Glide OS e Configuração de contas de usuário

Clique no link "Settings" na barra de tarefas Glide OS para abrir o painel de preferências, onde você pode configurar diferentes contas de usuário para seus amigos ou membros da família, criar perfis ou fazer o seu perfil público Glide OS.

A partir da guia de armazenamento em "Settings -> General", você será capaz de ver a quantidade de espaço on-line disponível em sua conta Glide OS. A guia de informações do usuário permite que você insira seus dados básicos de identificação, como nome, endereço, país e endereço de e-mail associado à sua conta Glide. O painel "Change Password" permite que você altere a senha da sua conta.

Em seguida vá para o painel "Profile settings" e aqui onde você pode fazer upload de uma imagem para associar o seu perfil e optar por tornar o seu perfil Glide OS "public" ou "private" .

Alterar o seu perfil para "public", não significa que o sistema operacional está aberto para ser usado por todos. O que isto significa é que outros usuários Glide seria capaz de encontrá-lo procurando por seu nome de usuário. Se você quiser manter tudo privado, ignore este passo.

Adicionando mais contas de usuário

Para associar mais usuários em sua conta Glide OS, vá em "Settings -> Users" e digite as credenciais na forma de inscrição, conforme mostrado abaixo:

Os usuários receberão um e-mail convite para se juntar ao Glide, onde poderá fazer o login com a mesma conta Glide OS usando seu próprio nome de usuário e senha.

Você pode escolher diferentes direitos de acesso para diferentes contas de usuário por exemplo, permissão para entrar ou gerenciar outros usuários do OS. Uma conta de usuário também pode ser escolhido como uma conta de "Criança", com acesso limitado.

Por que não configurar uma nova conta Glide para outros usuários?

É verdade, você pode configurar uma nova conta Glide OS para cada um dos membros de sua família em vez de criar contas de usuário na mesma conta OS Glide. Mas acho que a partir da perspectiva do sistema operacional - você instalar várias versões do sistema operacional no mesmo computador para usuários diferentes?

Usando uma única conta Glide OS irá garantir que todos os usuários possam acessar os arquivos, pastas e aplicativos no mesmo OS Glide, enquanto diferentes contas Glide irá criar um sistema operacional diferente, que será incontrolável em um ponto posterior do tempo. Seus usuários não serão capazes de acessar os arquivos, filmes, fotos armazenadas em sua conta Glide OS, o que frustra todo o propósito de usar um sistema operacional online.

Esta é a primeira parte de usar Glide OS - um sistema de operação em linha. A próxima parte inclui muito mais funções, por exemplo

⦁ Sincronizar os arquivos do seu desktop para Glide OS

⦁ Gerenciando arquivos e pastas

⦁ Usando aplicativos Glide - edição de fotos, processamento de texto, e-mails, reuniões e mais

⦁ Personalização da área de trabalho Glide

Como funciona o aplicativo?

Glide OS 4.0 é uma solução gratuita de computação em nuvem, que oferece uma ampla gama de aplicações baseadas na web. Com a ajuda do Flash, o aplicativo roda bem com todas as suas funções nativa. Glide OS oferece compatibilidade multi-plataforma para Windows, Mac OS X, Linux, Solaris, Android, BlackBerry, iPad, iPhone, iPod, Palm Pre, Symbian e usuários do Windows Mobile com base em Identificação Automática de Dispositivos e arquivo de transcodificação.

Que tipo de funcionalidades são implementadas?

O Glide também oferece um aplicativo de e-mail que utiliza tanto o padrão POP quanto o IMAP, e possui uma ferramenta de buscas da Ask.com integrada. Além disso, também oferece um editor de fotos e um tocador de músicas. Sua calculadora não permite o uso do teclado, o editor de texto é semelhante do Windows porem só permite arquivos em HTML. O pacote de produtividade, incluindo e-mail, processador de texto e outros aplicativos também pode ser conectado a partir do novo serviço de rede social chamado Glide Engage.

É possível instalar novos aplicativos?

No Glide OS não é possível a instalação de novos aplicativos.

Comparando com um SO tradicional, quais as vantagens e desvantagens que o

SO online apresenta.

Vantagens

10GB de armazenagem gratuita; contas com múltiplos usuários; aplicativos móveis; grande variedade de aplicativos; boa ferramenta de busca; e um bom sistema de armazenagem.

Desvantagem

Uma das desvantagens é que ele não tem navegador próprio na versão gratuita. O Glide Portal não é eficiente; não tem mensageiro instantâneo; não possui visualização em tela cheia; e não permite mudar a ferramenta de busca.

EyeOS

Estrutura do sistema

O sistema é claramente dividido entre os componentes executados em JavaScript e os que funcionam em PHP, já que, afinal, eyeOS é um aplicativo web.

Os aplicativos dividem-se em duas partes: a que se executa no sistema do cliente (navegador web) e a parte interpretada pelo PHP (servidor web). O lado do cliente é utilizado para desenhar a interface de usuário mediante JavaScript, e quando se leva a cabo uma operação (por exemplo, ler a base de dados), a parte interpretada pelo PHP é executada mediante uma solicitação AJAX (xmlhttprequest).

O EyeOS é um sistema operacional open source, de licença GPL (General Public License), ou seja, qualquer um pode acessar e usufruir de um sistema via web sem custo algum, basta um navegador e um computador com acesso a internet.

Como ele é?

Facílimo de usar, o sistema só exige um cadastro simples (contendo uma identidade pessoal e uma senha de acesso) para que você saia usando seus recursos livremente, com controle total ao seu novo ambiente de trabalho, que permite fazer uploads/downloads a qualquer momento e até definir seu próprio papel de parede com alguma das imagens carregadas no sistema.

Entre os programas disponíveis no eyeOS, você pode acessar algumas das utilidades mais básicas para o dia a dia, que incluem: calculadora, bloco de notas, agenda, processador de textos, leitor de RSS, entre outros. Se você é programador ou um usuário mais avançado, também tem a chance de criar as suas próprias utilidades, para depois adicionar ao serviço e, assim, possuir um sistema ainda mais personalizado.

Como funciona o aplicativo?

O EyeOS é open source, escrito em PHP e seu desktop usufrui das funcionalidades do AJAX e JavaScript. Como eyeOS é Cloud Computing, o sistema fica ainda mais utilizável, já que as aplicações e dados podem ficar na “grande nuvem” e só serem baixados quando o sistema necessitar utilizá-los. Além disso, como essas aplicações serão “executadas” em um navegador web, o tipo de plataforma não será um problema.

Que tipo de funcionalidades são implementadas?

O EyeOS disponibiliza ao usuário uma série de aplicativos: suíte office, browser, jogos, calendário, agenda, leitor PDF, etc. Além disso, é possível salvar e compartilhar seus arquivos, músicas e vídeos, utilizando a opção “Places” no gerenciador de arquivos do sistema. A interface é intuitiva, agradável e leve.

É possível instalar novos aplicativos?

Para instalar novos aplicativos é preciso ter acesso administrativo ao servidor do eyeOS, mas isso pode ser feito pela interface do desktop.

Comparando com um SO tradicional, quais as vantagens e desvantagens que o

SO online apresenta.

Vantagem

Privacidade, acesso aos seus arquivos em qualquer lugar com internet e capacidade de colaboração em tempo real com outros usuários. Ele é licenciado pela AGPLv3, o que o posiciona bem alto na lista de serviços web que protegem a liberdade do software.

Desvantagens

Trabalho de configuração necessária quando se fala em dar suporte a um grupo grande de usuários. Os aplicativos padrão do eyeOS não oferecem uma experiência poderosa o suficiente para que se diga que seu processo de implantação mais simples torna o trabalho do administrador mais fácil do que ao configurar individualmente outras ferramentas de compartilhamento de arquivos e colaboração de código aberto.

CONCLUSÃO

Sistemas operacionais online tem o seu lado positivo e o seu lado negativo, as vantagens do sistema online é a praticidade de acessar seus arquivos em qualquer computador conectado na internet, podemos acessar assim arquivos do nosso trabalho dentro de nossa casa, ou fazer um trabalho em casa e acessá-lo na sala de aula ou no ambiente de trabalho.

A desvantagem porém é vulnerabilidade de nossos arquivos pessoais ficarem armazenados em um ambiente virtual, apesar da garantia de segurança que os provedores oferecem, mas se até no nosso computador pessoal no nosso lar corremos o risco de uma invasão de um spyware e outros vírus, fica difícil acreditar que nossos dados estão realmente seguros, já imaginou perder aquelas fotos da viagem ou do nascimento do filho, quem sabe um dia me acostumo, mas ainda prefiro o velho e bom HD para armazenar minhas lembranças e arquivos.

Virtualização

Bibliografia

http://www.maketecheasier.com/glide-os-online-operating-system-1/

http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/s/glide-os.html

http://tetera.com.br/tecnologia/glide-os/

http://www.eyeos.com/pt-br/technology-2/revisao-tecnica

http://www.conteudogratuito.net/eyeos-sistema-operacional-cloud-computing/

...

Baixar como  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »