TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais

Pesquisas Acadêmicas: Sistemas Operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 4

Introduzida para contornar o problema de insuficiência de memória principal, permite o compartilhamento da memória principal e maior utilização dos recursos do sistema operacional. É uma técnica aplicada à gerência de memória para programas que esperam por memória livre para serem executados. Com esta técnica, o sistema escolhe um processo residente, que é transferido da memória principal para a memória secundária, geralmente um disco. Posteriormente, o processo é carregado de volta da memória secundária para a memória principal e pode continuar sua execução como se nada tivesse ocorrido. Assinale a alternativa a seguir que apresenta o nome desta técnica.

Escolha uma:

a. Trashing.

b. Escalonamento.

c. Swapping.

d. Paginação.

e. DMA (Direct Memory Access).

Questão 2

Ainda não respondida

Vale 1,00 ponto(s).

Texto da questão

Como maioria das aplicações na atualidade é concorrente, e os sistemas são multiusuários, buscou-se dividir o código (processo) em partes que trabalhem de forma cooperativa. Processos Independentes, Subprocessos e Threads são maneiras de programar a concorrência dentro de uma aplicação. Um Thread é uma linha de processamento, ou seja, os Threads compartilham o processador da mesma maneira que um processo, mas possuem mesmo contexto de software e mesmo espaço de endereçamento. Um Thread pode ser definido como uma sub-rotina de um programa que pode ser executada de forma assíncrona, concorrente ao programa chamador. Assinale a alternativa a seguir que apresenta vantagens na utilização de Threads.

Figura – Processo multithread (MACHADO, MAIA, 2007, p. 81)

Escolha uma:

a. Nenhuma das alternativas.

b. Possibilita a execução de mais de um processo ao mesmo tempo, mesmo em um sistema com um único processador, e com um único núcleo.

c. Possibilidade de minimizar a alocação de recursos do sistema, além de diminuir o overhead da troca e eliminação de processos.

d. Um Thread compartilha apenas o contexto de software, porém isto já faz grande diferença no desempenho do sistema computacional para a execução de processos.

e. Maneira mais simples de programar a concorrência em sistemas multiprogramáveis. Não existe vínculo do processo criado com o seu criador, possuindo contexto de hardware, contexto de software e espaço de endereçamento próprio.

Questão 3

Ainda não respondida

Vale 1,00 ponto(s).

Texto da questão

Enunciado Um processo é formado por três partes: Contexto de Hardware; Contexto de Software e Espaço de Endereçamento. Sobre o Contexto de Hardware, é CORRETO afirmar:

Escolha uma:

a. É um local onde são especificados limites e características dos recursos que podem ser alocados pelo processo (número máximo de arquivos abertos, prioridade de execução e tamanho do buffer de E/S).

b. Armazena o conteúdo dos registradores gerais da UCP (Unidade Central de Processamento) e os registradores específicos. Quando o programa está em execução o seu Contexto de Hardware está armazenado nos registradores do processador, e, quando perde a utilização da UCP, as informações são salvas no Contexto de Hardware do processo.

c. Nenhuma das alternativas.

d. É a área de memória pertencente ao processo onde instruções e dados do programa são armazenados para execução.

e. É uma Sub-rotina de um programa que pode ser executada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com