TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais

Trabalho Universitário: Sistemas Operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  3.278 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL –

ULBRA CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE SANTARÉM –

CEULS CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL

Computação Aplicada Prof. MSc. Clayton Santos

LISTA DE EXERCÍCIOS 1. VISÃO GERAL

1.1 Como seria um computador sem um sistema operacional? Quais suas duas principais funções?

Seria complicado e lento. Primeiro porque um programador teria que desenvolver o programa em linguagem de máquina, ele teria que desempenhar o papel de SO e também porque a interface não seria nada amigável, dificultando assim a interpretação dos leigos.

As duas principais funções são:

- Ele gerencia todos os componentes do sistema (processadores, memória...) de maneira otimizada e oferece uma interface amigável ao usuário.

- Atua como intermediário entre o usuário e o hardware do computador (o usuário pode executar programas), usar o hardware de forma eficiente.

1.2 Quais as principais dificuldades que um programador teria no desenvolvimento de uma aplicação em um ambiente sem um sistema operacional?

A maior dificuldade que o programador teria seria em programar em linguagem de máquina, já que o hardware não possui ambiente programável. O programador teria que programar todo os componentes de hardware: vídeo, teclado, mouse, placa de rede, disco rígido. Cada tarefa que a aplicação fosse fazer teria que ser detalhada num nível muito baixo para que o computador funcione.

1.3 Explique o conceito de máquina virtual. Qual a grande vantagem em utilizar este conceito?

Na ciência da computação, máquina virtual é o nome dado a uma máquina, implementada através de software, que executa programas como um computador real. Máquinas virtuais são extremamente úteis no dia-a-dia, pois permitem ao usuário rodar outros sistemas operacionais dentro de uma janela, tendo acesso a todos os softwares que precisa.

1.4 Defina o conceito de máquinas de camadas.

Sistemas computacional visto somente do ponto de vista do HARDWARE, conjunto de circuitos eletrônicos, placas, cabos, e fontes de alimentação, tem pouca utilidade Através do software que os serviços são oferecidos aos usurários, como armazenamento de dados em discos, impressão de relatórios, geração de gráficos, acesso a internet entre outras funções.

1.5 Quais os tipos de sistemas operacionais existentes?

Sistemas monoprogramáveis ou monotarefa,

sistemas multiprogramáveis ou multitarefa e

sistemas com múltiplos processadores.

1.6 Apresente as características de sistemas multiprogramáveis e sistemas monoprogramáveis.

Os programas monoprogramáveis, podem fazer apenas uma aplicação por vez, perdendo-se tempo na sua utilização. Os Multiprogramaveis, podem ser feitas varias aplicações ao mesmo tempo, obtendo-se mais agilidade e rapidez, podendo usar vários programas de uma só vez.

1.7 O que caracteriza o processamento batch? Quais aplicações podem ser processadas neste tipo de ambiente?

Caracteriza ‐ se por um processamento de dados que ocorre através de um lote de tarefas enfileiradas, de modo que o sistema operacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com