TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais

Trabalho Escolar: Sistemas Operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  1.574 Palavras (7 Páginas)  •  1.864 Visualizações

Página 1 de 7

1.1 Sistemas Operacionais para Servidores:

Um ponto interessante é observar os Sistemas Operacionais operando em servidores e a necessidade de um sistema rústico e robusto para desenvolver tarefas de gerenciamento. Como aspecto físico os servidores são totalmente diferentes de desktops, foram desenvolvidos com a finalidade de fornecer produtos e transmitir informações a outros computadores que estiverem conectados por ele. Há vários tipos de servidores como os servidores de Banco de Dados, Servidores de Arquivos, Servidores de Impressão, etc. Servidores normalmente possuem mais poder de processamento devido à quantidade de processadores, ou no núcleo presente na sua arquitetura física, sendo assim, tendo a facilidade de executar mais tarefas e com maior velocidade. Um exemplo seria Coprecessador intel xeon phi 5110p com 60 núcleos/1,053 ghz/240 Threads.

Existe uma diversidade de Sistemas Operacionais para servidores, entre eles estão o Windows desenvolvido pela Microsoft e o Linux desenvolvido pela Unix. O Windows Server 2012, o mais recente Sistema Operacional para servidores feito pela Microsoft tem como característica a grande possibilidade de criação de uma “infraestrutura por nuvens”, que teoricamente tem acesso publico e acesso pago, pode-se acessar a nuvem de onde estiver, você paga somente o recurso que usa. Há também o Dynamic access control, que pode aplicar dados em servidores de arquivo, controlar informações e gerenciar e auditar usuários. Plataforma de Servidores Web, muito utilizado para hospedagem e tem um rápido escalonamento, que não apresenta uma sobrecarga de gerenciamento.

A outra família de Sistemas Operacionais para servidores é baseada no núcleo Linux. As mais famosas distribuições são o Mandrive Enterprise Server 5, Ubuntu Server, Debian, Red Hat enterprise 6 linux, CentOs server, entre outros. O mais utilizado entre eles é o CentOs Server. Assim como o Windows, possui atualização de segurança, algo muito parecido com o seu opositor o Windows Server, a infraestrutura por nuvens e assimilação de Dados. Uma característica forte do Linux é a utilização ou não da interface gráfica, gerando um melhor desempenho e segurança para gerenciamento do servidor.

Windows e Linux, ambos os sistemas operacionais desenvolvidos para serem servidores e transmitir informações e softwares para outros conectados na sua rede, além de fazer todos os requisitos necessários para o bom funcionamento de um servidor, apresentam software que auxiliam o redirecionamento e na administração de servidor. Atualmente 80% dos hostings utilizam Linux como Sistema Operacional de servidor Web.

O sistema Linux é Multiplataforma e funciona no maior numero de arquitetura computacional.

Devido a sua capacidade de funcionar por anos sem falhar, é muito raro que o Linux de uma parada de sistema. Ele lida com um grande número de processos simultâneos de um forma muito melhor que o Windows. Outra qualidade é a segurança, tanto como Desktop como Servidor, o Linux é o sistema baseado no Unix, um sistema projetado do zero, que foi feita para um Sistema Operacional multiusuário, sendo assim apenas o Administrador e o Usuário tem privilégios administrativos, isso ajuda a manter o sistema de forma modular com o funcionamento correto. Internamente no Windows, o usuário pode ocultar alguma informação do Administrador, no Linux o Administrador tem a visão completa dos usuários. O Windows, por sua demanda, faz com que os computadores sempre tenham que estar atualizados em hardware outro lado, devido a sua leveza e flexibilidade, o Linux funciona admiravelmente em qualquer computador, independente da arquitetura e da configuração e pode ser facilmente reconfigurado para incluir serviços necessários a demanda da empresa. O custo Linux é zero, ou seja, é um sistema operacional gratuito e o usuário pode comprar os serviços corporativos e dar suporte ao sistema, isso o torna mais acessível financeiramente comparado com softwares proprietários, que exigem a compra de suas licenças.

Desse modo, para montar um servidor que suporte a cem desktops; disponibilize material digital; gerencie logins e senhas; gerencie arquivos e pastas e também acessos restritos; sem erros de sistema, o ideal é o Linux.

1.2 Sistemas Operacionais para estações de trabalho:

Para instalar um sistema operacional em uma estação de trabalho é necessário se atentar para algumas características como: estabilidade, segurança, acessibilidade, disponibilidade e praticidade.

O Ubuntu é um sistema operacional de código aberto construído a partir do núcleo Linux, baseado no Debian. Sua proposta é oferecer um sistema que qualquer pessoa possa utilizar sem dificuldades, independentemente de nacionalidade, nível de conhecimento ou limitações financeiras.

A razão da estabilidade do Ubuntu esta na forma como ele foi criado e é mantido. Se qualquer pessoa encontrar um problema de estabilidade numa aplicação, o mesmo pode ser reportado, remetido e distribuído para o sistema Ubuntu. Seu código fonte também é disponível, sendo assim os problemas também podem ser encontrados pelos utilizadores.

No sistema baseado no Linux, problemas relacionados à segurança como hackers e malwares simplesmente não existem e os usuários podem usar seus computadores sem este tipo de preocupação. O Ubuntu tem um sistema de atualização de segurança fácil de usar, o qual alerta o utilizador para novas correções de segurança que estão disponíveis. Os demais problemas são normalmente corrigidos de forma rápida e eficiente através da Comunidade Ubuntu Brasil (fórum de pessoas voluntarias que visam contribuir com o sistema e com seus usuários).

O Ubuntu é livre, nunca será pedido um valor pela instalação e uso, o utilizador pode sempre modificar, editar e distribuir suas aplicações livremente. Além de não ter custo, é um software leve e tolera baixas configurações de hardware, diferentemente das distribuições Windows que requerem custos não acessíveis a algumas classes e precisam de maquinas potentes para funcionamento estável.

Os programas não são feitos mais complexos do que o absolutamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com