TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais

Exames: Sistemas Operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  1.862 Palavras (8 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário

1 – Sistemas Operacionais, Definições e Funções ....................................................................3

1.1 – Tipos de Sistemas Operacionais........................................................................................3

2 – Mercado dos Sistemas Operacionais....................................................................................5

2.1 - Mercado dos Sistemas Operacionais em Tablets e Mobiles..............................................8

3 - O Profissional “Administrador de Sistemas”.......................................................................9

4 - Sistemas Operacionais Online.............................................................................................10

4.1 – Tipos de Sistemas Operacionais Online...........................................................................10

5 – Conclusão ...........................................................................................................................11

6 – Referencias Bibliográficas..................................................................................................11

1 - Sistemas Operacionais – Definição e funções

Em uma breve definição, podemos dizer que o sistema operacional gerencia os recursos de hardware e software do sistema. Esses recursos incluem memória, processador, HD, placa de rede, entre outros dispositivos.

Ele é o intermediário entre componentes físicos do computador (o hardware) e as aplicações, além de fornecer uma interface entre o computador e o usuário.

O gerenciamento desses recursos é de extrema importância porque, quando o computador está sendo utilizado, diversas aplicações exigem, simultaneamente, a dedicação da CPU (processador) e necessitam de memória e grande capacidade de banda para Entrada/Saída.

O Sistema Operacional fará esse gerenciamento, garantindo assim que todas as aplicações recebam os recursos necessários para serem executadas, e limitando a capacidade do sistema para o bem do usuário e das outras aplicações. Assim, nenhuma aplicação será prejudicada em sua execução.

Mesmo um computador particular sendo único, o Sistema Operacional garante que as aplicações vão continuar rodando quando o Hardware for melhorado ou quando ocorrer uma atualização. Isso porque o Sistema Operacional é o encarregado de gerenciar o hardware e distribuir seus recursos.

Esse é um desafio dos desenvolvedores: manter o S.O. flexível e capaz de rodar hardwares de diversos fabricantes.

1.2 - Tipos de Sistemas Operacionais

Existem dois tipos de sistemas operacionais: monoprogramável/monotarefa e multiprogramável/multitarefa.

Os Sistemas Monoprogramáveis foram o 1º tipo de Sistema Operacional. Eles executam apenas uma tarefa por vez, toda sua arquitetura é voltada exclusivamente para o programa em execução. Para a execução de outra aplicação, é necessário o término da aplicação que estava sendo executada.

Esses sistemas são de fácil implementação se comparados aos multitarefas, e neles não há o compartilhamento de recursos, como memória, processador, dispositivos de entrada e saída.

Já os Sistemas Multiprogramáveis podem executar diversos programas simultaneamente, pois compartilha os recursos. O sistema vai se encarregar de gerenciar e distribuir esses recursos entre as aplicações. São sistemas de difícil implementação.

Podem ser classificados de duas maneiras: quanto ao número de usuários e quanto às suas características de funcionamento.

Em relação ao número de usuários, os sistemas podem ser monousuário ou multiusuário.

O sistema monousuário é aquele onde há apenas um usuário interagindo com o sistema. Temos como exemplo o Windows 95, Windows 98 e Windows ME.

O sistema multiusuário é interativo e permitem que diversos usuários conectem-se ao sistema simultaneamente.

Quanto ao seu funcionamento, podem ser sistemas Batch, de Tempo Compartilhado ou de Tempo Real.

Sistemas Batch foram os primeiros sistemas implementados. Também eram conhecidos como “Jobs”, eram submetidos para execução por meio de cartões perfurados e eram armazenados em disco ou fita. Depois, segundo a disponibilidade de espaço na memória principal, eles eram executados, produzindo uma saída, também em disco ou fita. Esses sistemas não exigem interação entre o usuário e a aplicação.

Os sistemas de Tempo Compartilhado dividem o tempo do processador em intervalos e permitem que vários programas sejam executados. Caso uma fatia de tempo não seja suficiente, a aplicação é interrompida e substituída por outra, enquanto fica aguardando uma nova fatia de tempo.

Os Sistemas de Tempo Real são semelhantes aos de Tempo Compartilhado, porém os tempos de processamento devem estar dentro de limites e a aplicação não pode ser interrompida. Não há a ideia de fatia de tempo, a aplicação utiliza o processador pelo tempo necessário ou até aparecer uma aplicação de maior prioridade, que é definida pela própria aplicação, e não pelo Sistema Operacional.

2 - O Mercado dos Sistemas Operacionais

Neste tópico iremos abordar como está o Mercado de Sistemas Operacionais, levando em conta os números apenas para computadores (Desktops, notebooks, netbooks).

Ano de 2012

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com