TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais

Artigo: Sistemas Operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório 04: Instalação e Configuração de Domínio, Usuários, Arquivos:

Para os usuários de computadores de mesa, significa poder adicionar diversos recursos: uma nova atualização de segurança, patch do sistema, novo aplicativo ou até mesmo um novo sistema operacional sem ter de comprar um novo computador .Quando você entende o funcionamento de um sistema operacional e sabe como configurá-lo, você pode fazer muitas mudanças no comportamento dele. Isto funciona tanto para o telefone celular quanto para o computador.

O objetivo de um sistema operacional é organizar e controlar o hardware e o software para que o dispositivo funcione de maneira flexível e previsível, para que seus usuários possam desfrutar o Maximo de seus arquivos contidos no computador.

Sistema de Arquivos:

A instalação escolhida pela equipe foi do sistemas operacional da Microsoft ,o Windows, então citamos os sistemas de arquivos utilizados, como:

NTFS:é um sitema de arquivos amplamente utilizado nos sistemas operacionais da Microsoft, que deu as caras no Windows NT, sistemas operacional para uso em servidores cuja primeira versão foi lançada em 1993, e uma de suas principais características são o quesito em recuperação, como um desligamento repentino do computador, o NTFS é capaz de reverter os dados ácondição anterior ao incidente, Isso é possível, em parte, porque, durante o processo de boot, o sistema operacional consulta um arquivo de log que registra todas as operações efetuadas e entra em ação ao identificar nele os pontos problemáticos.

Instalação de DNS:

DNS é a sigla para Domain Name Server que significa Servidor de Nomes de Domínio. Basicamente ele transforma um “nome” de domínio (por exemplo dicasemgeral.com), num endereço IP que é o endereço REAL do domínio (por exemplo 187.17.123.241). Esses servidores possuem então uma série de tabelas, ligando “nomes de domínios” a “endereços IP”. Quando um nome não é encontrado ali, ele pergunta para um “outro” servidor se ele sabe o endereço, recebe a informação e atualiza sua própria tabela para novos acessos. Este é o funcionamento “básico” de como funciona “nomes de domínios” na internet.

PASSOS PARA INSTALAÇÃO:

1. Abra o Server Manager

Start\Administrative Tools\Server Manager

2. Em Roles Summary clique em Add Roles e na janela que se abre clique OK.

Se desejar marque a opção "Skip this page by default" .

3. Na lista de Server Roles, selecione DNS Server e clique Next.

4. Na janela seguinte, temos uma introdução do que é o DNS e informações adicionais, Clique Next.

5.Nesta janela é aconfirmação da instalação do serviço e mensagens sobre a possivel necessidade de reiniciar o computador, Clique Next

6.Ao termino da Instalação é mostrado o resultado informando que a instalação foi bem sucedida. Clique em Close.

Configurações

Existe 2 maneiras para configurar: ou configura no seu roteador, ou então na sua própria placa de rede. Como existem centenas de roteadores diferentes, e cada um com telas diferentes, como configurar o servidor DNS direto na máquina, pois basicamente significa como configurar no seu Windows ou Mac.

PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO:

1.Clique em Star\Administrative Tools\DNS ou simplesmente clique "Start" e digite DNS.

2. Clique com o lado direito sobre Forward Lookup Zone e selecione no menu suspenso "New Zone"

3. Na janela New Zone clique Next.

4. Na janela Zone Type (tipo de zona) iremos criar uma zona primaria.

Existem 4 tipos de zona.

Zona Primaria (o nome já diz tudo, deve ser a primeira zona a ser criada e quando ainda não existe dominio, ela não pode ser integrada e armazena seus dados em um arquivo de texto .DNS)

Zona Secundaria (Só pode existir se haver uma primaria. Esta será uma copia somente leitura da zona primaria)

Zona tipo Stub (Um tipo de zona que armazena apenas registros NS (Name Server), SOA (start of authority) e alguns A (glue host) - esta zona não é autoritativa.

Zona Integrada ao Active Directory (Quando existe um controlador de dominio, podemos integrar a zona, assim os dados serão armazenados no proprio Active Directory e replicados pelo dominio se configurado.)

Selecione

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com