TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais

Ensaios: Sistemas Operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  237 Palavras (1 Páginas)  •  296 Visualizações

É um programa de controle do computador. O Sistema Operacional é responsável por alocar recursos de hardware e escalonar tarefas. Ele também deve prover uma interface para o usuário - ele fornece ao usuário uma maneira de acesso aos recursos do computador. Sobell.

Um Sistema Operacional pode ser definido como um gerenciador dos recursos que compõem o computador (processador, memória, I/O, arquivos, etc). Os problemas centrais que o Sistema Operacional deve resolver são o compar-tilhamento ordenado, a proteção dos recursos a serem usados pelas aplicações do usuário e o interfaceamento entre este e a máquina.” Stemmer.

Caracterizam por possui duas ou mais UCPs interligadas, trabalhando em conjunto;

Fortemente Acoplado

dois ou mais processadores compartilhando uma única memória e controlados por apenas um único SO

Fracamente Acoplado

Dois ou mais sistemas de computação interligados, sendo que cada sistema possui o seu próprio SO

Formado por um conjunto de rotinas (procedimentos) que oferecem serviços aos usuários do sistema e suas aplicações, bem como a outras rotinas do próprio sistema. Esse conjunto de rotinas é chamado núcleo do sistema ou kernel (cérebro).

Existem certas instruções que não podem ser colocadas diretamente à disposição das aplicações, pois a sua utilização indevida ocasionaria sérios problemas à integridade do sistema.

As instruções que têm o poder de comprometer o sistema são conhecidas como instruções privilegiadas (modo kernel), enquanto as instruções não-privilegiadas são as que não oferecem perigo ao sistema.

Registrador da UCP, que indica o modo de acesso corrente.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com