TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais

Artigo: Sistemas Operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 2

1) Aponte as desvantagens de se manter uma lista de processos bloqueados de acordo com a prioridade de cada processo.

R.: A desvantagem é a espera. Dependendo do processo ele, talvez, nem seja executado.

2) Suponha que, durante a execução de um processo, seja feita uma solicitação de leitura do disco. Nesse caso, quais são os estados que o processo percorre até retomar o processador, após ser atendido na requisição feita? Se achar mais fácil, você pode ilustrar os passos, mas lembre-se de deixar as explicações registradas.

R.: Quando um processo está sendo executado (p1) e é solicitado outro recurso (p2), o qual o processador não está disponível naquele momento, ele ocupa o estado de bloqueado (p2) e fica na fila até que o processador seja liberado. Uma vez liberado o processador, o processo que estava na fila (p2) passa a ocupar o processador e o processo que estava em execução (p1) entra em estado de pronto (p1), aguardando na fila até que o escalonador o escolha para ocupar a CPU novamente, ou seja, volte para o estado de execução (p1).

3) Dado um sistema que roda processos interativos de diversos usuários, qual deveria ser o valor do quantum para esse sistema? Justifique sua resposta, fundamentando-se na teoria estudada.

R.: Se o quantum for muito grande, poderá degradar o tempo de resposta, ou seja, o tempo necessário para concluir uma tarefa será muito grande. Se for muito pequeno, diminui a eficiência da CPU, que terá uma sobrecarga de processamento para realizar o chaveamento de recursos entre processos. Assim, um quantum deve ser longo o suficiente para atender aos processos interativos de forma eficaz, mas o ideal mesmo seria um balanceamento de acordo com a carga dos processos, mas isso não é fácil de ser ge¬renciado. Essa é maior dificuldade desse algoritmo. (Round Robin (RR) – Alternância Circular)

4) Além das vantagens na utilização de processos-filhos, quais seriam os riscos? Justifique.

R.: A vantagem é que uma aplicação pode ser dividida em partes que trabalham concorrentemente. Esse recurso evita que o usuário tenha que esperar um processo terminar para que sua requisição seja processada, contudo, conforme aumenta a utilização de subprocessos, há um desperdício do tempo gasto para a criação e eliminação desses subprocessos. Outra desvantagem é que esta hierarquia faz com que todos os processos filhos de um processo pai sejam destruídos caso o processo pai deixe de existir.

5) Considerando a tabela a seguir, escolha a alternativa que indica a sequência correta na seleção dos processos em função do tempo de CPU, utilizando o escalonamento FIFO.

a) 3, 6, 8.

b) 6, 9, 3.

c) 9, 6, 3.

d) 8, 3, 6.

e) 9, 3, 6. (X)

6) Considerando a tabela a seguir, escolha a alternativa que indica corretamente a sequência de execução dos processos em função do tempo de CPU, utilizando o escalonamento SPF. Considere que todos os processos chegaram juntos ao processador.

a) 9,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com