TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais

Pesquisas Acadêmicas: Sistemas Operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  1.588 Palavras (7 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO FEDERAL DE GOIAS

FERNANDO FABRICIO DIAS

FERRAMENTAS DO WINDOWS E LINUX

URUAÇU

2014

WINDOWS

Analisar um volume de disco

Como a desfragmentação de um volume de disco pode exigir muito tempo (depende do tamanho do volume, do número de arquivos, da porcentagem de fragmentação e da disponibilidade de recursos do sistema), você deve analisar os volumes antes de desfragmentá-los, para decidir se vale a pena despender o tempo necessário para executar o processo de desfragmentação.

Para verificar se há arquivos e pastas fragmentados em um volume:

Clique em Iniciar, aponte para Todos os programas, para Acessórios, para Ferramentas do sistema e clique em Desfragmentador de disco.

Clique no volume que você deseja analisar.

Clique em Analisar para iniciar a análise.

Examine os resultados da análise quando ela estiver concluída clicando em Exibir relatório.

Desfragmentar um volume de disco

Desfragmentação de disco é o processo de consolidação de dados fragmentados em um volume (como um disco rígido ou um dispositivo de armazenamento) para que ele funcione de forma mais eficiente.

A fragmentação ocorre em um volume ao longo do tempo à medida que você salva, altera ou exclui arquivos. As alterações que você salva em um arquivo geralmente são armazenadas em um local do volume diferente do arquivo original. Isso não muda o local em que o arquivo aparece no Windows — apenas o local em que os pedaços de informações que compõem o arquivo são armazenados no volume em si. Com o tempo, tanto o arquivo quanto o volume em si se tornam fragmentados, e o computador fica mais lento por ter que procurar em locais diferentes para abrir um único arquivo.

O Desfragmentador de Disco é uma ferramenta que reorganiza os dados no volume e reúne dados fragmentados para que o computador trabalhe de forma mais eficiente. Nesta versão do Windows, o Desfragmentador de Disco é executado por agendamento para que você não tenha que se lembrar de executá-lo, embora ainda seja possível executá-lo manualmente ou alterar o agendamento usado.

Particionadores

1-Clique no botão Iniciar e em Painel de controle

2-Clique em Sistema e Segurança.

3-Clique em Ferramentas administrativas.

4-Clique duas vezes em Gerenciamento do computador. Caso uma senha de administrador ou uma confirmação seja solicitada, digite a senha ou clique em Continuar.

5- Clique em Gerenciamento de disco em Armazenamento. A lista de partições será exibida.

6- Clique com o botão direito no disco rígido que será compactado e clique em DiminuirVolume.

7- Clique em Diminuir.

8- O volume será compactado e o espaço não alocado será criado.

LINUX

Análise de Disco

Sistemas Unix possem ferramentas de monitoramento de subsistemas do Sistema Operacional (dependendo do sabor a sintaxe pode variar). Baseando-se em Solaris (opcoes bem mais restritas que em Linux), apresentarei as mais populares, seguidas de um resumo funcional de como podem ser utilizadas para amostrar atividades do sistema, possibilitando a quantização e detecção de pontos de latência.

Ps (Process Status)

ps é uma das ferramentas que lista todos os processos presentes no Sistema Operacional com informações sobre CPU, parâmetros passados na inicialização do processo, uso de memória, etc.

Através desse comando é possível verificar, por exemplo, o número de processos filhos criados pelo servidor (ou não) para atender múltiplas requisições simultâneas (diferentemente do que acontece no Solaris, onde as threads são ocultadas no processo pai). O ps pode-se detectar também serviços desnecessários que estejam sendo executados pelo sistema e que devem ser desabilitados

Top (top CPU process)

O top é utilizado para determinar em real-time processos que estão consumindo mais recursos num determinado momento. Assemelha-se bastante a um ps "auto-refreshing". Uma informação bastante interessante fornecida pelo top é o load average (carga média) que indica a média de utilização por processos já finalizados, onde um número elevado indica deficiência de capacidade da CPU.

Entre os parametros mais usados, -stime prove a capacidade de alterar o reflesh de tela, -ofield recebe um campo para ordenação da amostragem, -Uusername torna restrita a amostragem apenas ao usuario especifico.

Podemos também optar pela não visualização de processos ociosos (idle) via a flag -I, e caso algum teste específico sugira a alteração da prioridade de um processo, poderemos altera-lo via top pressionando r em modo interativo.

Vmstat / iostat / netstat

vmstat provê um resumo das atividades de várias funções do sistema incluindo utilização de swap/paginação, cache, interrupções de dispositivos do sistema, etc., armazenados desde o processo de boot/carga do sistema.

Sar ( System Activity Reporter)

O sar provê informações semelhantes ao vmstat/iostat/netstat (esses com algumas particularidades), embora seja mais completo e flexível. Ocupa aproximadamente 750Kb de RAM, com uso aproximado de CPU em torno de 0,25% causando um relativo pequeno impacto no sistema. Entre as informações fornecidas pelo sar destacam-se:

Paginação: exibe freqüência de paginação em KB/s de dados lidos e gravados (-w, -p)

Buffer: uso, reinicialização e atividade do buffer (-b)

Fila: atividade e uso da fila de processos (-q)

CPU: exibe informações sobre relação uso da CPU por usuário x sistema (-u)

Memória: exibe como a memória está sendo utilizada (-g ou -k via kernel allocation)

Geral: coleta geral de todas informações providas via sar (-A)

O agendamento e coleta de dados podem ser armazenados num formato binário compacto, para a coleta durante um longo período, onde amostras serão captadas em momentos críticos do sistema em intervalos regulares de tempo.

Armazendados em /usr/lib/sa/, sadc, sa1 e sa2 estão diretamente envolvidos na coleta automatica de dados do sistema.

Sadc coleta dados do sistema e salva em formato binário (no diretório /var/adm/sa), sendo 1 arquivo para cada período de 24h, nomeados pela convenção sadd, onde dd corresponde a data corrente.

As ferramentas mencionadas utilizadas em conjunto, formam um excelente arsenal para analise e tunning de qualquer SO. Ajustes mais finos e personalizacoes podem ser efetuadas com pequenas mudancas em scripts ou encontrando o parametro ideal para amostrar sua necessidade.

Partições

Dividir o disco rígido em diversas partes não é exclusividade de quem possui mais de um sistema operacional instalado. Muitas pessoas criam partições distintas para o SO e os arquivos. Isso facilita bastante na hora de formatar a máquina, pois não é preciso fazer backup das informações. Você só precisa apagar o conteúdo presente na metade em que está o sistema.

Quem já está acostumado a formatar máquinas e particionar discos, tem uma ideia de quantos gigabytes são necessários para o Ubuntu rodar sem problemas. Mas para as pessoas que não fazem isso com muita frequência, é comum acontecer de alocarem muito espaço para o SO e deixarem pouco para os arquivos.

Ainda bem que existem programas que permitem redimensionar as partições criadas ou adicionar novas divisões ao disco. Uma dessas aplicações é o GParted.

GPartes

1) Na tela inicial do GParted, clique sobre o menu drop-down, localizado no canto direito, a fim de selecionar o disco rígido desejado.

2) As partições presentes no HD selecionado serão mostradas na tela. Identifique aquela que você deseja redimensionar e dê um clique sobre ela.

3) Para que uma partição possa ser modificada, ela deve ser desmontada. Para isso, basta clicar sobre o botão “Eject”, exibido ao lado de cada volume, no gerenciador de arquivos.

4) Agora, clique com o botão direito do mouse sobre a parte desejada e selecione a opção “Resize/Remove”.

5) O jeito mais fácil de redimensionar a partição é clicando sobre as setas pretas mostradas nos cantos da tela e arrastando o mouse até que o valor em “New size (MiB)” seja o pretendido. Se preferir, você também pode digitar o tamanho almejado nos campos exibidos na tela.

6) Ao final do processo, clique no botão “Resize/Move”.

7) As mudanças realizadas no disco não são aplicadas de imediato. É preciso clicar sobre o último ícone presente na barra de ferramentas do programa para que as ações sejam confirmadas.

Vale lembrar que, para aumentar a capacidade de armazenamento de uma partição, é preciso ter espaço livre no disco rígido. Você pode utilizar o processo descrito acima para diminuir o tamanho de uma parte do HD e aumentar outra.

Diversas mensagens de aviso do GParted são exibidas à medida em que as modificações realizadas são, de fato, aplicadas ao disco rígido. Uma vez que a ação seja executada, não é possível desfazê-la. Por isso, tenha certeza de que você está fazendo tudo certo.

Lembre-se de sempre fazer um backup de seus arquivos antes de mexer nas partições de um HD. Assim, caso alguma coisa não saia como o planejado, você não perde seus documentos, fotos, músicas e vídeos.

O particionador do YaST

Todas as partições existentes ou sugeridas em todos os discos rígidos conectados são exibidas na lista de Armazenamento Disponível na caixa de diálogo Particionador Técnico do YaST. Discos rígidos inteiros são listados como dispositivos sem números, como /dev/sda (ou /dev/dasda). As partições são listadas como partes desses dispositivos, como /dev/sda1 (ou /dev/dasda1, respectivamente). O tamanho, tipo, status da criptografia, sistema de arquivos e ponto de montagem dos discos rígidos e suas partições também são exibidos. O ponto de montagem descreve onde a partição aparece na árvore do sistema de arquivos do Linux.

Várias telas funcionais estão disponíveis na Visão do Sistema à esquerda. Use essas telas para coletar informações sobre as configurações de armazenamento existentes, para configurar funções como RAID, Gerenciamento de Volumes, Arquivos Crypt ou para ver sistemas de arquivos com recursos adicionais, como BTRFS, NFS ou TMPFS.

Se a caixa de diálogo de especialista for executada durante a instalação, os espaços livres no disco rígido também serão listados e selecionados automaticamente. Para proporcionar mais espaço em disco ao SUSE® Linux Enterprise Server, libere o espaço necessário de baixo para cima na lista (iniciando na última partição de um disco rígido em direção à primeira). Por exemplo, se você tiver três partições, não poderá usar a segunda exclusivamente para o SUSE Linux Enterprise Server e manter a terceira e a primeira para outros sistemas operacionais.

...

Baixar como  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »