TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais

Pesquisas Acadêmicas: Sistemas Operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2015  •  1.537 Palavras (7 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 7

Os Sistemas Operacionais, ou OS ou ainda software de sistema é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema, além de fornecer uma interface entre o computador e o usuário. É o primeiro programa que a máquina executa no momento em que é ligada. O sistema operacional reveza sua execução com outros programas, como se estivesse vigiando, controlando e orquestrando todo o processo computacional.

Segundo alguns autores (Silberschatz et al, 2005; Stallings, 2004; Tanenbaum, 1999), existem dois modos distintos de conceituar um sistema operacional:

Visão top-down: É uma abstração do Hadware, fazendo papel intermediário entre o software e os componentes físicos do computador

Visão Bottom-up: é um gerenciador de recursos, que controla quais aplicações podem ser executadas, quando devem ser executadas e quais recursos podem ser utilizados.

A diferença entre sistemas operacionais proprietário e sistemas operacionais livres

Sistemas operacionais proprietário, são aqueles cuja uma empresa conceitua, projeta desenvolve e vende, protegidos por patentes cujo seus códigos fontes não são abertos. São exemplos de sistemas proprietários todos os Windows [microsoft] e os IOS [apple].

Sistemas operacionais Livres:

São aqueles desenvolvidos por uma comunidade ou até mesmo por uma empresa, mas que tem seus códigos fontes abertos [open source] a qualquer usuário que podem ser modificados, aperfeiçoados e distribuídos livremente. São exemplos de sistemas livres, Linux como Ubuntu [Canonical] Suse [Novel] Mint [desenvolvido pela comunidade] e os sistemas BSD e UNIX, e ainda Androide para dispositivos móveis.

Em todo o mundo são utilizados tantos os sistemas proprietários quanto os sistemas livres. Alguns dos sistemas mais utilizados são:

Windows – é uma popular família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, é um produto comercial, com preços diferenciados para cada uma de suas versões. É o sistema operacional mais utilizado em computadores pessoais no mundo.

A versão mais atual do Windows para desktops é o Windows 7, lançado em 2009 e para servidores é o Windows Server 2008 R2.

MacOS – É um sistema operacional proprietário baseado no kernel Unix titulado OpenDarwin, desenvolvido, fabricado e vendido pela empresa americana Apple, destinado exclusivamente aos computadores da linha Macintosh e que combina a experiência adquirida com a tradicional GUI desenvolvida para as versões anteriores do Mac OS com um estável e comprovado núcleo. A última versão do Mac OS X possui certificação UNIX.

Assim, o Mac OS X, lançado inicialmente pela Apple Computer em 2001, é uma combinação do Darwin (um núcleo derivado do micronúcleo Mach) com uma renovada GUI chamada Aqua. As primeiras versões do Mach (não-micronúcleo) foram derivadas do BSD.

Ubuntu – É um sistema operacional de código aberto construído em núcleo Linux, sendo o sistema operativo de código aberto mais popular do mundo. É patrocinado pela Canonical Ltd.

A proposta do Ubuntu é oferecer um sistema operativo que qualquer pessoa possa utilizar sem dificuldades, independentemente de nacionalidade, nível de conhecimento ou limitações físicas. O sistema deve ser constituído totalmente de software gratuito e livre, além de isenta de qualquer taxa. Já vem com Navegador Mozilla Firefox, BrOffice, aplicativos multimídia e Messenger compatíveis com os já conhecidos.

Debian - é simultaneamente o nome de uma distribuição não comercial livre (gratuita e de código fonte aberto) de GNU/Linux (amplamente utilizada) e de um grupo de voluntários que o mantêm à volta do mundo. Uma vez que o Debian se baseia fortemente no projecto GNU, é usualmente chamado Debian GNU/Linux. O Debian é especialmente conhecido pelo seu sistema de gestão de pacotes, chamado APT, que permite: atualizações relativamente fáceis a partir de versões realmente antigas; instalações quase sem esforço de novos pacotes e remoções limpas dos pacotes antigos. Atualmente o Debian Stable se encontra na versão 6.0, codinome "Squeeze". O Debian Stable procura sempre manter os pacotes mais estáveis, assim, ele mantém o Gnome 2.30 e o KDE 4.4 por padrão. O grande fato de ele conter pacotes mais antigos, garantindo a estabilidade, é o grande foco para servidores.

BSD (Berkeley Software Distribution) - é um Sistema Operacional UNIX desenvolvido pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, durante os anos 70 e 80. Atualmente, o BSD não é um único Sistema Operacional mas sim uma larga família derivada do original.

BeOS - Sistema operacional de Código Fechado, multitarefa desenvolvido pela Be Incorporated. O foco do seu desenvolvimento, desde o início, foi em aplicações multimídia sendo escrito com o desempenho em mente que possibilitasse alta performance como o SMP (uso de mais de um processador quando disponível), micronúcleo, multithreading, sistema de arquivos de 64 bits e jornalado, arquitetura cliente-servidor, interface gráfica modularizada e programação orientada a objetos. O BeOS não é baseado em UNIX, nem Windows - é um sistema único e distinto que surgiu como alternativa para produção de trabalhos que envolvem criação.

Haiku - conhecido anteriormente como OpenBeOS, é um projeto que está reconstruindo o sistema operacional BeOS a partir do zero, com uma licença de uso de código aberto. O projeto conta com a ajuda de programadores que participaram do desenvolvimento do BeOS original no esforço de fazer do Haiku um novo BeOS, otimizado para os tempos atuais.

Os Sistemas mais utilizados em smartphones e tablets

Mac OSX – iPhones - O sistema operacional que permite aos iPhones e iPads rodarem é o sistema Mac OS X modificado, e que é chamado de iPhone. Este foi o primeiro sistema operacional criado para celulares que oferece suporte para as tecnologias de toque múltiplas, aptas à multimídia (vídeos, imagens e músicas). Para navegar, acessar as funções ou telefonar basta você arrastar seu dedo pela interface gráfica. Para abrir um aplicativo basta dar um pequeno toque sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com