TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais

Casos: Sistemas Operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 3

1- Batch

Batch ou arquivo de lote é um arquivo de computador utilizado para automatizar tarefas. É regularmente confundido com o modo de processamento de dados no qual são processados em grupos, ou lotes, por meio de uma rotina agendada. O batch neste caso, nada mais é que um conjunto de comandos rodados sequencialmente.

Criado para o MS-DOS, o batch foi utilizado para preparar o sistema operacional à execução de outros programas.

Batch é interpretado pelo CMD, por isso traz um problema que é o não reconhecimento de caracteres especiais como os acentos, por exemplo, e, por isso, foram criados outros interpretadores para a linguagem, embora não sejam oficiais.

2- Sistemas de Tempo Compartilhado

Tempo Compartilhado, também denominado multitasking é uma extensão lógica da multiprogramação.

Basicamente, consiste em alternar entre diferentes processos de forma que o usuário tenha a percepção que todos os processos estão sendo executados simultaneamente, permitindo a interação com múltiplos processos em execução. Esta percepção é dada pela velocidade em que as trocas de tempos de execução em CPU ocorrem, sendo tão frequentes que se tornam não perceptíveis do ponto de vista do usuário.

3- Sistemas Paralelos

Tais sistemas tem mais de um processador em comunicação ativa, compartilhando o barramento, o clock e às vezes, a memória e os dispositivos periféricos. Esses sistemas são chamados sistemas fortemente acoplados. Uma vantagem é a maior produção.

Aumentando o número de processadores, esperar-se realizar mais trabalho em menos tempo. Quando vários processadores cooperam em uma tarefa, determinada quantidade de esforço é necessária para manter todas as partes trabalhando corretamente. Esse esforço, mais a disputa por recursos compartilhados, diminui o ganho esperado dos recursos adicionais.

4- Sistemas de Tempo Real

Um sistema de tempo real é usado quando existem requisitos rígidos de tempo não operação de um processador ou no fluxo de dados; assim, ele geralmente é usado como um dispositivo de controle em uma operação dedicada. E existem dois tipos de sistemas de tempo real, o sistema de tempo real crítico e o sistema de tempo real não-crítico.

No crítico garante que as tarefas críticas sejam executadas a tempo. Essa meta requer que todos os atrasos no sistema sejam limitados, desde a recuperação de dados armazenados até o tempo que o sistema operacional precisa para terminar qualquer solicitação realizada.

Já no sistema de tempo real não-crítico, uma tarefa crítica de tempo real recebe prioridade sobre as demais tarefas e retém essa prioridade até ser concluída. O tempo real não-crítico é uma meta alcançável que pode ser combinada com outros tipos de sistemas. No entanto, esses sistemas têm utilidade mais limitada do que os sistemas de tempo real críticos.

5- Sistemas Distribuídos

As redes de computadores usadas nesses tipos de aplicações consistem em uma coleção de processadores que não compartilham memória ou clock. Em vez disso, cada processador tem sua própria memória local. Os processadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com