TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais

Monografias: Sistemas Operacionais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/7/2013  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade 1

1. Faça uma breve pesquisa sobre os gerenciadores de máquinas virtuais usados atualmente nas empresas e cite as vantagens e desvantagens de utilizar a virtualização.

O termo máquina virtual foi descrito na década de 1960 utilizando um termo de sistema operacional: uma abstração de software que enxerga um sistema físico (máquina real). Com o passar dos anos, o termo englobou um grande número de abstrações – por exemplo, Java Virtual Machine – JVM que não virtualiza um sistema real. Máquinas virtuais são extremamente úteis no dia a dia, pois permitem ao usuário rodar outros sistemas operacionais dentro de uma janela, tendo acesso a todos os softwares que precisa.

Vantagens

• Facilita o aperfeiçoamento e testes de novos sistemas operacionais;

• Possibilita a comparação de vários sistemas operacionais utilizando o mesmo equipamento;

• Executa diferentes sistemas operacionais sobre o mesmo hardware, simultaneamente;

• Simula alterações e falhas no hardware para testes ou reconfiguração de um sistema operacional, provendo confiabilidade e escalabilidade para as aplicações;

• Diminuição de custos com hardware;

• Facilidades no gerenciamento, migração e replicação de computadores; aplicações ou sistemas operacionais;

• Confiança e disponibilidade: A falha de um software não prejudica os demais serviços.

Desvantagens

• Gerenciamento: Os ambientes virtuais necessitam ser, monitorados, configurados e salvos . Existem produtos que fornecem essas soluções, mas esse é o campo no qual estão os maiores investimentos na área de virtualização, justamente por se tratar de um dos maiores contratempos na implementação da virtualização.

• Desempenho: Atualmente, não existem métodos consolidados para medir o desempenho de ambientes virtualizados. No entanto, a introdução de uma camada extra de software entre o sistema operacional e o hardware, o VMM ou hypervisor, gera um custo de processamento superior ao que se teria sem a virtualização. Outro ponto importante de ressaltar é que não se sabe exatamente quantas máquinas virtuais podem ser executadas por processador, sem que haja o prejuízo da qualidade de serviço.

Segurança

Embora a máquina necessite do sistema real para sua inicialização, trabalha de maneira independente como se fosse outro computador, isto requer também um sistema de segurança independente, ou seja, a ocorrência de infecção por vírus na máquina virtual não afeta a máquina real.

2. Os primeiros computadores utilizavam um sistema operacional desenvolvido especificamente para a sua arquitetura. O UNIX foi um dos primeiros sistemas desenvolvidos para funcionar em qualquer máquina, não importando sua arquitetura. Faça uma pesquisa sobre os primeiros sistemas operacionais desenvolvidos antes do UNIX, bem como as máquinas onde operavam.

O conceito de sistema operacional apareceu durante a segunda geração da computação moderna (1955 - 1965), através da programação em Batch. Assim, vários comandos já poderiam ser executados em sequência através de cartões perfurados, eliminando parte do trabalho do operador de terminal. Normalmente, um programa era composto por um conjunto de cartões inseridos pelo usuário do sistema, na ordem correta.

Em meados da década de 60, os primeiros sistemas operacionais foram desenvolvidos conforme a evolução da tecnologia da época. Contudo, cada máquina possuía seu próprio SO específico, o que implicava na incompatibilidade de mainframes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com